Estabelecimento cristão promove culto em celebração à luz de Deus, oferecendo uma alternativa ao Halloween para fortalecer a identidade cristã entre os alunos
Por Patrícia Esteves
Nada de bruxas, fantasmas ou seres assustadores… O Centro Educacional Mattos Cordeiro (CEMACO), em São João de Meriti/RJ, promoveu quatro cultos com turmas de diferentes faixas etárias na última quinta-feira (31). A ação, voltada para conscientização sobre a luz de Cristo em contraste com o Halloween, teve como tema “Deus é luz e Nele não há trevas”.
O evento teve como reflexão o versículo de 1 João 1:5, que diz “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma”, o fato foi descrito pela diretora Ana Cristina de Mattos Soares Cordeiro, de 60 anos, como um posicionamento cristão.
“Surgiu da necessidade de nos afirmarmos como escola cristã, promovendo os princípios da Palavra de Deus. Nesse dia, buscamos oferecer uma alternativa que fortaleça a identidade cristã, celebrando a luz, a verdade e a vida”, disse. Ela explicou que o objetivo era proporcionar aos alunos uma visão clara dos ensinamentos bíblicos.
A programação incluiu todos os segmentos da escola: educação infantil, fundamental 1 e fundamental 2, com alunos de 4 a 15 anos. Cada etapa teve uma abordagem adaptada, com momentos de louvor e reflexões sobre a importância da luz de Deus. Para as turmas mais avançadas, o ministro Lucas Emídio trouxe uma mensagem aos alunos do 6º ao 9º ano; a capelã Eva Maria direcionou o ensino para os alunos do 2º ao 5º ano, enquanto a professora Rejane ministrou às turmas de Educação Infantil e 1º ano.
“Foi um momento significativo, pois relembramos que nossas atitudes refletem se estamos na luz ou em trevas. Cristo é a verdade que nos ilumina”, expressa a aluna Flávia Vilela, do 6º ano.
A professora Andreza Oliveira compartilhou sua preocupação com a influência da cultura do Halloween sobre as crianças: “Hoje, ensinar a Verdade é um desafio diante da tecnologia e permissividade. De forma sutil, esses conteúdos estão invadindo as mentes dos nossos pequeninos, e o coração deles tem sido contaminado”.
Ela reforçou o compromisso da escola em proteger e instruir os alunos na fé cristã. “O diabo deseja acabar com essa geração. Como escola, estamos nos colocando na brecha, criando condições para que conheçam a Verdade.”
“Como escola confessional, nosso ensino é fundamentado na Palavra de Deus. Ensinar valores cristãos prepara nossos alunos para uma vida íntegra, com princípios que os ajudam a tomar decisões éticas”, afirmou Ana Cristina reiterando a importância da Bíblia como guia.
Ver essa foto no Instagram