23.6 C
Vitória
segunda-feira, 19 outubro 2020

Mais de 360 teólogos debatem escatologia adventista

Leia também

Ocupação de UTI no Estado de SP é a mais baixa da pandemia

"Estamos no controle da pandemia, mas a vacina é e será a única maneira de retornarmos ao normal", completou o secretário Gorinchteyn

Bolsonaro volta a dizer que vacina contra covid-19 não será obrigatória

Na última sexta-feira, 16, o Presidente já havia sinalizado que o governo não iria obrigar a população a se vacinar

Mundo chega a mais de 40 milhões de contaminações por covid-19

O aumento do número de infecções pode ser explicado em parte pela elevação do número de testes de diagnóstico em alguns países

Teólogos, professores universitários e administradores Adventistas do Sétimo Dia se reuniram durante a quarta Conferência Bíblica Internacional, em Roma na Itália.

A Conferência Bíblica Internacional ocorre intervalo de alguns anos. O evento busca explorar um tema escolhido, associado a estudos teológicos, através da apresentação de dissertações, painéis de discussão e rede profissional. A reunião foi encerrada nesta quinta-feira (21) em Roma, na Itália, com mais de 360 participantes.

Em Roma, o tema escolhido é escatologia, uma palavra que significa literalmente “o ensino das últimas coisas” e descreve o estudo dos eventos dos últimos dias e temas afins. A escolha do local, associada ao tema, é significativa, explica Elias Brasil de Souza, diretor do BRI.

O evento é organizado pelo Instituto de Pesquisa Bíblica (BRI, sigla em inglês), que existe para “promover o estudo e a prática da teologia e do estilo de vida adventista, conforme entendidos pela igreja mundial, fornecendo materiais teológicos baseados em pesquisa e facilitando o diálogo na comunidade teológica adventista.”

Roma

Representando o poder secular e religioso, Roma desempenha papel significativo na narrativa profética. “Houve um propósito para nos reunirmos exatamente aqui para participar de uma conferência sobre escatologia”, escreveu Brasil de Souza no folder do programa do evento.

Como parte das observações introdutórias, Ted Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista, saudou os estudiosos, compartilhando seu profundo interesse pelo tema. “O que me move, anima e me faz seguir avançando para o alvo é a breve vinda de Jesus”, destaca Wilson. “Creio que este será um período extraordinário, focando em um tópico extraordinário.”

O que é escatologia adventista?

Ángel Rodríguez, ex-diretor do BRI, forneceu informações sobre a confluência da teologia e escatologia adventistas, em geral. Rodríguez proveu uma análise de sete partes da escatologia adventista, enfatizando o papel central da Bíblia. “Visto que o plano divino foi preservado nas Escrituras como o depositário da revelação especial de Deus, as Escrituras são nossa única fonte canônica de informação sobre a escatologia apocalíptica”, explicou Rodríguez. “Qualquer discussão adventista sobre a escatologia deve ser fundamentada e fluir do texto bíblico.”

A escatologia adventista é centrada em Cristo e enfatiza o poder salvador da cruz, bem como a “mediação [de Cristo] no santuário celestial e Sua volta em glória”. Entre os desafios atuais à escatologia adventista, o teólogo destaca o amor divino e o extermínio dos ímpios, a aparente demora da Segunda Vinda e a relação cada vez mais desafiadora entre ciência e escatologia.

*Com informações da Adventista.Org

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Conferência discute a reconstrução da sociedade na pós-pandemia

Conferência é realizada pelo Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI). O tema desta edição será "Reconstrução com integridade e relevância". Saiba mais!

Guarda-roupa solidário em Blumenau

Iniciativa, realizada por adventistas de Blumenau, em Santa Catarina, distribui e recebe doações para ajudar famílias menos favorecidas da região

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Mensagens de esperança à jornalistas

Crianças enviaram cartinhas com mensagens de esperança à jornalistas que estão na luta diária para levar informações para a sociedade mesmo diante da pandemia do novo coronavírus.

Fé sem ruído

“Põe em ordem tua casa, porque morrerás, e não viverás.” Isaías 38:1 Só Deus pode gerar vida no coração do homem. Desprovida de interferência de...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!

Dia da Bíblia 2020 será focado nos jovens

Dia da Bíblia esse ano propõe que todos os cristãos, principalmente os jovens, se engajem com a Palavra de Deus. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!