28.3 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

ES será o primeiro a implantar sistema eletrônico nas rotas do transporte escolar rural

Leia também

Doria lança programa para capacitação de motofretista

O governador paulista disse que o programa será financiado com recursos de multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP)

São Paulo registra 937 mil casos confirmados e 33.984 óbitos pela covid-19

O Estado registrou entre domingo (20) e os últimos sete dias variação positiva dos casos confirmados de 17,8% e dos óbitos de 7,4%,

Anda move ação cautelar para pedir que governo acabe com queimadas no Pantanal

Em meio à polêmicas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na semana passada que o Brasil "está de parabéns" na questão ambiental

Para melhorar a eficiência e o controle do transporte escolar rural no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está trazendo para o Estado um novo sistema eletrônico de gestão, por meio de um convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os estudos de melhorias e otimizações das rotas dos municípios capixabas já foram iniciados, por meio do georreferenciamento, que é o mapeamento geográfico das localidades.

Com a nova metodologia será feito o cálculo do custo do quilômetro rodado, onde passam a ser considerados o preço do combustível, o fator estrada, insumos, tributos, contribuições, taxas, salários, encargos, preço médio do veículo, capacidade de alunos a ser transportados, entre outros.

Uma nova portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 1º, estabelecendo as novas diretrizes do Programa de Transporte Escolar (PETE/ES) e também novos valores referência do quilômetro rodado por veículo.

De acordo com os especialistas da UFMG, Nilton Nunes e Marcelo Porto, que estão realizando os trabalhos de implantação do sistema no Espírito Santo, “o Brasil é o único país a implantar esse tipo de sistema”. “Começamos por Minas Gerais, onde foram implantados dois sistemas de gestão. Porém, lá não foram mapeadas todas as rotas, de todos os municípios que oferecem o transporte escolar rural. Apenas alguns municípios estão integrados no sistema. Aqui teremos todas as rotas mapeadas, de Norte a Sul do Estado”, destacou Nilton.

“Com os mapeamentos, teremos as características de todas as rotas. Vamos classificar as estradas, saberemos onde e como estão os veículos e quais os mais adequados para atender cada rota. Passaremos a conhecer melhor os locais e futuramente a Secretaria e os municípios passarão a ter uma central de operações, com todas as rotas otimizadas, o que facilitará e qualificará as contratações dos serviços”, explicou Marcelo Porto.

Sedu
“Estamos trabalhando com dois pilares: conforto e segurança. Proporcionar um melhor atendimento aos estudantes é fundamental nesse processo. Com o georreferenciamento, em alguns casos, até o tempo em que o estudante leva do trajeto casa e escola poderá até ser reduzido. Além disso, vamos monitorar a movimentação dos veículos e as rotas, garantindo um melhor serviço prestado”, exemplificou, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Em 2015, aproximadamente R$ 90 milhões foram investidos no transporte escolar rural, atendendo aproximadamente 60 mil estudantes, em 77 municípios capixabas. “Atualmente, são realizadas, por dia, 2.600 viagens em todo o Estado. A expectativa é de que se alcance uma economia de até 35% com a implantação do novo sistema, além de promover mais conforto e segurança para estudantes, com eficiência, qualidade e maior controle dos serviços oferecidos. Vamos colher os frutos da implantação desse novo sistema ainda em 2016. Todo o mapeamento será feito neste primeiro semestre e será construído com o apoio dos municípios. A partir do segundo semestre, conforme forem sendo finalizados os estudos, os municípios já passarão a utilizar o sistema”, destacou Haroldo Rocha.

Vale destacar que toda a metodologia de implantação do novo sistema eletrônico será disponibilizada por meio do site da Sedu, www.educacao.es.gov.br, e será encaminhada também aos municípios, ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado, dando mais transparência ao processo.

Sistema de Transporte Escolar
De acordo com a Lei Estadual nº 9.999, de 03 de abril de 2013, que institui o Programa Estadual do Transporte Escolar/ PETE, cabe à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) transferir recursos financeiros aos municípios, destinados a custear a oferta de transporte escolar aos alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede escolar pública estadual, residentes em área rural, como garantia de acesso à escola e de permanência no processo de escolarização até sua conclusão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Novo secretário-executivo do MEC é do ES

A pasta estava sem secretário-executivo desde que Maria Helena Guimarães pediu exoneração e deixou o cargo em meados de maio. O economista Haroldo Corrêa Rocha...

Começa hoje período de rematrícula nas escolas públicas

Os alunos matriculados na rede pública estadual interessados em realizar rematrícula para o próximo ano ou solicitar transferência para outra escola, devem ficar atentos...

Pr. Oliveira é homenageado pelo Governo

Escola Viva em Cobilândia, Vila Velha (ES), recebeu nome do pastor Oliveira de Araújo. Para homenagear o Pastor Oliveira de Araújo, importante liderança religiosa para...

Inscrições abertas para cursos técnicos nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (02) as inscrições para as 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados pela Secretaria de...

Sedu abre mais de mil vagas para cursos técnicos

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou nesta quinta-feira (25), a abertura de 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de...

Com ampliação, Patrulha Escolar atenderá região metropolitana da Grande Vitória

As escolas estaduais da região metropolitana da Grande Vitória vão contar com reforço na segurança. Foi assinado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!