25 C
Vitória
sábado, 23 janeiro 2021

ES é o único do Brasil a alcançar nota A

O Espírito Santo foi o único estado do país a alcançar nota máxima “A” do Tesouro Nacional no Boletim de Finanças. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (12). O boletim funciona como uma forma de ranking dos estados que mais bem cuidam das contas. A avaliação vai de “A” a “D”.

Na edição de 2017, o Estado também obteve nota A do Tesouro Nacional dividindo o topo do ranking com o Pará. Mas nesse ano, foi o único a alcançar a nota máxima. Em coletiva de imprensa nesta terça (13), o governador do ES, Paulo Hartung destacou que o Estado enfrentou a crise financeira que atingiu o Brasil nos últimos três anos resolvendo as prioridades.

“Nós sofremos o impacto do alto desemprego, fomos altamente atingidos com a crise do petróleo e gás, mas conseguimos pagar os fornecedores e funcionários sem fazer endividamento. Tivemos uma boa equipe para analisar questões e enfrentar os problemas. Montamos uma estratégia para acabar com as dívidas, fizemos cortes necessários e focamos na educação e na saúde”, explicou o governador.

O boletim do tesouro nacional mostrou que a situação fiscal dos estados é dramática. A maior parte deles está com os gastos fora de controle. Em todo o Brasil, 14 estados receberam notas C ou D. Ou seja, a situação fiscal é tão ruim que eles não tem condições para ter acesso a crédito, a financiamento da união.

O RJ com a pior nota D, está em estado de calamidade financeira desde junho de 2016. A situação do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Goiás é complicada. As notas A e B indicam uma boa situação fiscal. E nesse grupo que já é menor, só o ES tem nota A.

Ranking

Para compor o ranking dos estados, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) avaliou as contas públicas de 2017 com base em três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Esse último quesito informa que o caixa do Estado é suficiente para honrar as obrigações financeiras. Em todas elas o ES ganhou nota A.

“O Espírito Santo é o Estado brasileiro com os melhores resultados em capacidade de pagamento de sua dívida, capacidade de geração de poupança e capacidade de pagar suas obrigações financeiras com sua disponibilidade de caixa. Mais uma vez essa avaliação é resultado do nosso equilíbrio fiscal”, avaliou o secretário da Fazenda, Bruno Funchal.

A STN usa a nota obtida pelos estados como critério para obtenção de garantias da União para a contratação de novos empréstimos. Dessa forma, somente os estados que obtiverem notas finais A ou B poderão obter o aval do Governo Federal.

“É um selo de confiança. Nos dá o aval do Governo Federal para a obtenção de linhas de financiamento, com taxas de juros mais baixas, além de ser fator que orienta a atração de novos investimentos para o Estado”, explica.

Reflexos

O secretário destaca que a classificação do Tesouro Nacional reflete aquilo que os capixabas percebem no dia a dia.

“Sentimos esse resultado no nosso dia a dia, uma vez que o ES tem suas despesas controladas, paga em dia o salário dos servidores e os seus fornecedores e amplia a execução de investimentos com recursos próprios, além de deixar recursos em caixa para o próximo governo, enquanto estados vizinhos não conseguem pagar a folha em dia. Esse é um um legado dessa administração”.

Para o governador, o bom resultado é reflexo da organização. Ainda mais no momento de transição de governo.

“Vamos entregar o governo com as contas em dia e colocando o estado no topo do Brasil. Isso nos deixa feliz já que abre as portas para novos investimentos, que gera emprego e renda para os capixabas. Estamos estabilizados e temos uma imagem nacional positiva. É uma conquista para todos nós”, concluiu.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

PGR pede a governador do AM que endureça medidas de isolamento

Ofício cita o colapso do sistema hospitalar no Estado e a elevação das mortes, até por falta de oxigênio medicinal. Saiba mais!

Manaus: Mortes por covid-19 ultrapassam número de óbitos de 2020

Nessa sexta-feira, 22, a capital do Amazonas registrou outros 89 óbitos em decorrência da doença. Saiba mais!

Anvisa aprova lote de Coronavac do Butantan para uso emergencial

Por unanimidade, o órgão liberou o uso emergencial; solicitação se estende a 46 mi de doses já acordadas com o ministério. Saiba mais!

Dados disponíveis não indicam maior letalidade da variante do Reino Unido

A declaração, da epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkove, contraria o que disse nesta sexta, 22, o premiê britânico, Boris Johnson

Voluntários em testes começam a descobrir se tomaram placebo ou Coronavac

Quem participa da pesquisa é monitorado por um ano para verificar o alcance da imunidade produzida pelo imunizante. Saiba mais!

Dois fenômenos do gospel, Thalles Roberto e Fernandinho

“Daniel” é o mais novo single inédito de Thalles Roberto, que conta com a participação especial de Fernandinho  Dois grandes fenômenos da música gospel do...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social