Sociedade Bíblica do Brasil imprimiu 200 milhões de Bíblias; marca foi celebrada em um culto de Ação de Graças em Barueri, São Paulo
Por Victor Rodrigues
A Sociedade Bíblica do Brasil celebrou em novembro um resultado jamais visto no mundo. O número já é considerado um recorde pelo presidente da Instituição cristã, Erní Seibert, que reconhece que imprimir 200 milhões de Bíblias em um período de 29 anos, é um feito nunca antes realizado na história do planeta. O culto de Ação de Graças foi realizado em Tamboré, Barueri, São Paulo em 07 de novembro.
“Alcançar uma marca como essa é algo que não conseguimos dimensionar. Quando a gráfica foi construída e planejada fazíamos a impressão de um milhão de Bíblias por ano. Mas ninguém sonhava que chegaríamos a esse número de 200 milhões, marca que havia sido alcançada somente pela China, mas ainda sim, fizemos em menos tempo que eles”, afirmou o presidente, Erní Seibert.
Em 29 anos cerca 70% da produção de Bíblias da SBB foi destinada ao Brasil e os outros 30% foram para mais de 100 países, cumprindo o chamado missionário da instituição. Inaugurada em 1995 a SBB produziu Bíblias em 87 línguas, exportadas para 122 países.
“Não existe no mundo outra gráfica que trabalhe só com Bíblias e que tenha alcançado esse volume de produção. Reforço que ultrapassamos a China fazendo 200 milhões de Bíblias em menos tempo”, destacou Seibert.
Erní mencionou que no Culto de Ação de Graças realizado em 07 de novembro, em Barueri, São Paulo, representantes de diferentes Sociedades Bíblicas do mundo estiveram presentes na celebração. Sociedades dos países da Coreia do Sul, Japão, China, África do Sul, Estados Unidos, México, América Central e Caribe, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Colômbia, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Peru, em um total de 22 países representados.
O secretário-geral da Sociedade Bíblica da África do Sul, Dirk Gevers, que é o atual secretário-geral das sociedades bíblicas do mundo, marcou presença. De acordo com Erní, ele prestigiou o evento pois demonstra a relevância da SBB às Sociedades Bíblicas do Mundo.
Edição da Bíblia comemorativa
Para reforçar o marco histórico, a SBB lançou uma Bíblia comemorativa. A “Bíblia Interlinear dos 200 milhões” inclui as traduções Nova Almeida e Atualizada (NAA) e a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH). A obra também carrega a Bíblia Hebraica Stuttgartensia e o Novo Testamento Grego (quinta edição revisada).
Resultado de quase duas décadas de trabalho da SBB, a obra oferece aos leitores de língua portuguesa acesso direto aos textos originais, incluindo o hebraico, aramaico e o grego, facilitando a compreensão por meio de traduções fiéis da Palavra de Deus.
“O que nós quisemos mostrar com essa Bíblia é que reunimos o original da Bíblia em Hebraico e Grego, em apenas um volume. Junto dessas exposições interlineares há duas traduções, uma na NTLH e outra na NAA”, afirmou Seibert.
Em conclusão, Erní expressou que a demanda por Bíblias continua crescendo no mundo. Ele constatou que o futuro da Sociedade Bíblica do Brasil é continuar expandindo a produção de Bíblia nos próximos anos.