23.4 C
Vitória
quinta-feira, 22 outubro 2020

Epidemias de verão: a igreja no combate ao mosquito

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

“A igreja de Cristo está em todo o lugar, seu engajamento é essencial para acabar com os casos de dengue, começando pelo nosso bairro”

Dias quentes e chuvas constantes são a combinação perfeita para o surgimento de epidemias, é por isso que em todo verão o alerta se faz necessário. Não se pode descuidar. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, os números vêm caindo, mas ainda há muito que se fazer.

Só nas três primeiras semanas de 2018, foram registrados 9.399 casos prováveis de dengue no país, contra os 16.860 registrados no mesmo período de 2017. As vítimas pela febre da Chikungunya foram 1.505, contra 5.135 pessoas no ano passado, além de um óbito confirmado e dois em investigação. Já o vírus Zika, atingiu 131 pessoas em janeiro contra 1.640 casos registrados no mesmo período de 2017.

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) da Serra, município mais populoso do Espírito Santo, fez uma alerta sobre a água acumulada nos vasos de plantas, bandejas de ar-condicionado e geladeiras, que podem passar despercebidos.

A cidade conta ainda com a mobilização de templos, como da igreja Assembleia de Deus Nova Vida, no Bairro de Fátima, que, segundo o pastor auxiliar, Alex Silva, dá o exemplo ao seu rol de membros tirando o lixo em todo o final dos cultos e mantém o quintal sempre bem cuidado. “Enquanto líderes, precisamos aproveitar a oportunidade de conscientizar os membros da comunidade que, por conseguinte, levarão esses princípios para as suas residências e vizinhos. A igreja de Cristo está em todo o lugar, seu engajamento é essencial para acabar com os casos de dengue começando pelo nosso bairro”.

Pastor Alex Silva

Para o pastor, que é servidor público, as epidemias não podem ser vistas como demandas exclusivas do Poder Público. “A igreja não pode se esquecer da sua missão social e de serviço à comunidade, é importante incluir esse tipo de discussão até nas salas das crianças, de forma didática. Todos devem ajudar a acabar com esse problema que pode atingir a qualquer um”, explica o líder.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, a região Centro-Oeste do país apresentou o maior índice de casos confirmados das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Por lá, a Associação da Igreja Batista, juntamente com o Conselho Regional de Pastores Evangélicos Corumbá (Coreme), no Mato Grosso do Sul, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para auxiliarem em mutirões e ações educativas nos bairros.

Segundo o vereador mediador das entidades religiosas com a prefeitura, Manoel Rodrigues, a ideia é unir forças para que o objetivo maior, que é a prevenção, seja atingido. “Fizemos esse elo entre a Secretaria de Saúde e as igrejas evangélicas. Queremos mostrar que o lixo acumulado na rua pode aumentar a proliferação da dengue. Diminuindo esse lixo e conscientizando as pessoas para não mantê-lo durante este ano, vamos diminuir os casos de epidemias no município”, afirmou o parlamentar.

COMO A IGREJA PODE AJUDAR?
  • Ministério Infantil: trabalhe o tema com as crianças;
  • Líderes: criem desafios incentivando os membros da igreja;
  • Membro: conscientize seus vizinhos e familiares;
  • Jovens: Mobilizem grupos de limpeza pelo bairro;
  • Lideranças: criem parcerias com o Poder Público.

OS NÚMEROS EM 2018

Casos prováveis de dengue
2017 – 16.860
2018 – 9.399

Número de casos prováveis de febre de Chikungunya
2017 – 5.135
2018 – 1.505
Óbitos:
1 – confirmado
2 – em investigação

Número de casos prováveis de febre pelo vírus Zika
2017 – 1.640
2018 – 131

Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde – Brasil
Referência dos dados: 31/12/2017 a 20/01/2018


 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Protesto: Igrejas incendiadas no Chile; Veja vídeo!

Quando a cúpula da pequena igreja da Assunção pegou fogo, após o desabamento da estrutura, vários manifestantes comemoraram. Saiba mais!

Diretor corporativo do Flamengo, Billy Pinheiro, no Conexão de hoje

O tema do programa Conexão Empreendedora de hoje será "Os princípios do Reino de Deus sobre finanças". Saiba mais!

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Esquecemos o céu?

Líderes, pastores e pregadores estão silenciando os púlpitos com a mensagem sobre o céu. Por que nas igrejas se fala tão pouco sobre a eternidade? Para onde caminhamos?

Orando e louvando a Deus no aeroporto dos EUA

O Aeroporto Midway de Chicago entrou em erupção, um grupo de cristãos começou a adorar enquanto os passageiros esperavam para embarcar no avião. Saiba mais!

Músico cristão Sean Feucht, relata milagre: “Obrigado, Jesus”

Em uma de suas viagens para apresentações musicais nos EUA, o músico cristão, Sean Feucht fez um relato de um milagre de um homem com escoliose de nascença e que foi curado após oração.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!