25 C
Vitória
segunda-feira, 30 novembro 2020

Seja bem-vindo! Entre pela porta digital da sua igreja

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Plataformas, aplicativos e redes, uma vez criados como um complemento para reuniões presenciais, tornaram-se o principal ponto de conexão de milhões.

O que aconteceu a partir do último fim de semana foi sem precedentes. Cristãos adoravam, oravam e compartilhavam as Escrituras de maneira online. Com o COVID-19 existem precauções em relação as reuniões da igreja ao redor do mundo.

Igrejas de todas as tradições aproveitaram a tecnologia e se reuniram no YouTube, Facebook Live e Zoom. A Church Online, é uma plataforma gratuita que adiciona recursos específicos da igreja a um vídeo, para que os congregantes possam participar de discussões de sermões e os líderes possam se conectar com pessoas que precisam de oração.

Desenvolvido há 14 anos, os idealizadores imaginaram que isso ajudaria igrejas com conhecimento técnico a levar suas mensagens para uma nova multidão. E permitiria que os serviços continuassem após desastres naturais como tornados e furacões, fornecendo um caminho para os cristãos se reunir em lugares onde suas atividades são restritas.

“Mas não previmos um tempo em que em nosso país quase todas as portas de igrejas estão fechadas. Isso era impensável”, disse Bobby Gruenewald, idealizador da plataforma. “É como se houvesse uma arca sendo construída e não sabíamos que choveria.”

Os recursos digitais das igrejas fornecem acesso para aqueles que estão doentes ou viajando, reunindo aqueles que preferem adorar em um “campus online”. Entretanto, eles são uma tábua de salvação, seja para adoração, dízimo, pequenos grupos ou oração.

Bíblia on-line 

Mais de 1,4 milhão de orações foram criadas desde que o aplicativo da Bible Gateway lançou uma nova função de oração no início de março. O texto de Filipenses 4: 6–7,”Não se preocupe com nada…” ficou entre os cinco primeiros versos mais lidos.

Da mesma forma, pesquisas sobre ansiedade, esperança, e medo tem se multiplicado. Entretanto, no último domingo, o aplicativo empatou com o maior número de compartilhamentos em um único dia, atingindo um recorde estabelecido na última Páscoa.

Além disso, pesquisas do Salmo 91, triplicou e se tornou a passagem mais pesquisada no site. O texto de 2 Crônicas 7:14 aumentaram nove vezes na última semana. “Se meu povo, chamado por meu nome, se humilhar, orar, buscar meu rosto e se desviar de seus maus caminhos, ouvirei do céu, e Perdoarei o pecado deles e curarei sua terra.”

A Church Online está se preparando para outro fim de semana recorde. E espera apoiar muitas outras congregações daqui para frente. “Obviamente, como seguidores de Jesus, não vamos ficar em desespero ou medo, mas há emoções naturalmente humanas que vêm com o isolamento”, disse Gruenewald.

“Nós apenas teremos que trabalhar muito, muito duro com as ferramentas digitais que temos e dentro dos protocolos de segurança certos para descobrir como podemos ter o contato certo com as pessoas”, completou ele.

“Milhares de Igrejas” 

Milhares de igrejas estão oferecendo serviços digitais pela primeira vez, enquanto outras estão expandindo as ofertas existentes. A congregação, a Casa De Dios, na Guatemala, viu a participação chegar a 141 mil pessoas ao vivo no domingo.

As mega-igrejas nos EUA também relataram números surpreendentes. A Igreja de Joel Osteen, em Lakewood, atraiu 4,51 milhões de espectadores, mais do que quando Kanye West o visitou no ano passado. O Zoom recusou-se a fornecer números específicos de uso, mas relatou que o sistema de videoconferência registrou um “grande aumento” de usuários em meio ao surto, começando na Ásia e na Europa.

Os ministérios que adotaram há muito tempo as dimensões digitais da igreja também vêm se esforçando para oferecer recursos às congregações que de repente precisam delas. Assim, desde equipamentos e estúdios para gravar sermões até configurações gratuitas, já que igrejas fechadas não terão a chance passar o prato.

Enquanto ninguém está comemorando as circunstâncias do surto, para os que adotam cedo, é “divertido ver pessoas que reclamam do uso da tecnologia da igreja finalmente apoiando o uso da tecnologia da igreja”, twittou Mike Weston, capelão em Nova York.

Além disso, as igrejas que adotam substituições on-line em suas reuniões pessoais têm a oportunidade de modelar uma resposta para os milhões de congregantes que participam.

*Da Redação, com informações do Christianity Today.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dia do Evangélico – Espiritualidade e Fé

Os evangélicos já representam cerca de um terço da população do Brasil. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Missão Pantanal: Levando a palavra e fazendo discípulos

Em Mato Grosso do Sul, um grupo de jovens missionários lutam para manter uma igreja no ameio do Pantanal, para espalhar o evangelho e discipular pessoas que moram muito distante da civilização. Saiba mais!

Mercado solidário para ajudar famílias no RS

Uma igreja evangélica em Santa Cruz do Sul criou um mercado solidário e coloca doações em prateleiras, em vez de simplesmente repassá-las dentro de caixas.

Apagão no Amapá; cristãos levam socorro à população

Cristãos da Agência Humanitária Adventista fazem doações à população afetada por apagão no Amapá. Saiba mais!

2ª onda covid-19 na Europa; Novas restrições para igrejas

Número de mortes na Europa volta a aumentar com a 2ª onda de covid-19. Países adotam novas restrições de circulação de pessoas. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!