24.2 C
Vitória
terça-feira, 2 março 2021

Seja bem-vindo! Entre pela porta digital da sua igreja

Plataformas, aplicativos e redes, uma vez criados como um complemento para reuniões presenciais, tornaram-se o principal ponto de conexão de milhões.

O que aconteceu a partir do último fim de semana foi sem precedentes. Cristãos adoravam, oravam e compartilhavam as Escrituras de maneira online. Com o COVID-19 existem precauções em relação as reuniões da igreja ao redor do mundo.

Igrejas de todas as tradições aproveitaram a tecnologia e se reuniram no YouTube, Facebook Live e Zoom. A Church Online, é uma plataforma gratuita que adiciona recursos específicos da igreja a um vídeo, para que os congregantes possam participar de discussões de sermões e os líderes possam se conectar com pessoas que precisam de oração.

Desenvolvido há 14 anos, os idealizadores imaginaram que isso ajudaria igrejas com conhecimento técnico a levar suas mensagens para uma nova multidão. E permitiria que os serviços continuassem após desastres naturais como tornados e furacões, fornecendo um caminho para os cristãos se reunir em lugares onde suas atividades são restritas.

“Mas não previmos um tempo em que em nosso país quase todas as portas de igrejas estão fechadas. Isso era impensável”, disse Bobby Gruenewald, idealizador da plataforma. “É como se houvesse uma arca sendo construída e não sabíamos que choveria.”

Os recursos digitais das igrejas fornecem acesso para aqueles que estão doentes ou viajando, reunindo aqueles que preferem adorar em um “campus online”. Entretanto, eles são uma tábua de salvação, seja para adoração, dízimo, pequenos grupos ou oração.

Bíblia on-line 

Mais de 1,4 milhão de orações foram criadas desde que o aplicativo da Bible Gateway lançou uma nova função de oração no início de março. O texto de Filipenses 4: 6–7,”Não se preocupe com nada…” ficou entre os cinco primeiros versos mais lidos.

Da mesma forma, pesquisas sobre ansiedade, esperança, e medo tem se multiplicado. Entretanto, no último domingo, o aplicativo empatou com o maior número de compartilhamentos em um único dia, atingindo um recorde estabelecido na última Páscoa.

Além disso, pesquisas do Salmo 91, triplicou e se tornou a passagem mais pesquisada no site. O texto de 2 Crônicas 7:14 aumentaram nove vezes na última semana. “Se meu povo, chamado por meu nome, se humilhar, orar, buscar meu rosto e se desviar de seus maus caminhos, ouvirei do céu, e Perdoarei o pecado deles e curarei sua terra.”

A Church Online está se preparando para outro fim de semana recorde. E espera apoiar muitas outras congregações daqui para frente. “Obviamente, como seguidores de Jesus, não vamos ficar em desespero ou medo, mas há emoções naturalmente humanas que vêm com o isolamento”, disse Gruenewald.

“Nós apenas teremos que trabalhar muito, muito duro com as ferramentas digitais que temos e dentro dos protocolos de segurança certos para descobrir como podemos ter o contato certo com as pessoas”, completou ele.

“Milhares de Igrejas” 

Milhares de igrejas estão oferecendo serviços digitais pela primeira vez, enquanto outras estão expandindo as ofertas existentes. A congregação, a Casa De Dios, na Guatemala, viu a participação chegar a 141 mil pessoas ao vivo no domingo.

As mega-igrejas nos EUA também relataram números surpreendentes. A Igreja de Joel Osteen, em Lakewood, atraiu 4,51 milhões de espectadores, mais do que quando Kanye West o visitou no ano passado. O Zoom recusou-se a fornecer números específicos de uso, mas relatou que o sistema de videoconferência registrou um “grande aumento” de usuários em meio ao surto, começando na Ásia e na Europa.

Os ministérios que adotaram há muito tempo as dimensões digitais da igreja também vêm se esforçando para oferecer recursos às congregações que de repente precisam delas. Assim, desde equipamentos e estúdios para gravar sermões até configurações gratuitas, já que igrejas fechadas não terão a chance passar o prato.

Enquanto ninguém está comemorando as circunstâncias do surto, para os que adotam cedo, é “divertido ver pessoas que reclamam do uso da tecnologia da igreja finalmente apoiando o uso da tecnologia da igreja”, twittou Mike Weston, capelão em Nova York.

Além disso, as igrejas que adotam substituições on-line em suas reuniões pessoais têm a oportunidade de modelar uma resposta para os milhões de congregantes que participam.

*Da Redação, com informações do Christianity Today.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Crentes que decepcionam

Não convertidos olham para dentro da igreja em busca da razão de ser um evangélico.

Mulher: como tornar sua vida menos estressante?

A mulher de hoje é mãe, esposa, serva, profissional, provedora do lar. Como aliviar a rotina delas? Confira a matéria!

Testemunho: O jovem que transformou a prisão em igreja

Chris Wilson, um jovem, filho de pastor, que foi condenado a 88 anos pelo crime de outra pessoa, que resolveu transformar a prisão em igreja. Confira essa história!

A igreja a serviço da recuperação de vidas

Um dos passos para acabar com o avanço do número de usuários de drogas é a igreja se envolver no trabalho das casas de recuperação. Saiba mais!

Corrente de oração em Hospital de Itu (SP)

A Aliança de Ministros Evangélicos de Itu (SP) realizou uma corrente de oração na Santa Casa, em favor de paciente e profissionais de saúde. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!