25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Enem: motivação e comunhão na reta final

São quase 4 milhões de candidatos inscritos para os testes e, desse total, 58% têm entre 17 e 20 anos de idade. Foto: Freepik

A menos de 100 dias para as provas, é importante redobrar as orações e focar em estratégias para diminuir o cansaço e a ansiedade.

Por Cristiano Stefenoni

A menos de 100 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 5 e 12 de novembro de 2023 em todo o país, é normal bater o cansaço e a ansiedade.

São quase 4 milhões de candidatos inscritos para os testes e, desse total, 58% têm entre 17 e 20 anos de idade, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E há muitos jovens evangélicos que estão nesse grupo.

Nessas horas, é importante focar em algumas estratégias para manter o foco e não deixar o desânimo pôr tudo a perder, mas jamais abrir mão da vida espiritual.

- Continua após a publicidade -

“O Enem acaba influenciando a pessoa emocionalmente e espiritualmente, não tem como negar. O peso e a cobrança acabam dobrando nessa reta final e é um pensamento corriqueiro achar que toda nossa vida depende de um só resultado. Nesse momento nada melhor do que meditarmos em coisas imutáveis da Palavra de Deus”, afirma o pastor e professor acadêmico, Geraldo Moyses Gazolli Junior, mestre em Ciências da Religião e doutorando em Teologia.

O pastor cita o Salmos 37:4 para falar da importância de não abrir mão da comunhão com Deus nessa reta final dos estudos.

“‘Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará’. Buscar a vontade de Deus nesse período é fundamental para entender o seu objetivo nesse mundo. Em momento algum deixe de fazer essa busca em oração e conhecimento de Deus”, orienta o pastor.

Ele completa dizendo que, além de sono e exercício físico, oração também tem muito poder para acalmar o coração nesse momento tenso. “Pessoas espiritualmente maduras tendem a lidar com desafios de forma mais assertiva”, afirma.

7 passos para ficar motivado para o Enem

Leia o edital
A recomendação é para o candidato ler atentamente todos os tópicos para criar uma estratégia de reforço nos estudos. Deve prestar atenção ao formato da prova, ao número de questões e ao tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação e não deixar de ler a grade de conteúdo.

Não desanime!
O preparo para o Enem é como uma maratona que se iniciou no começo do ano. No meio do caminho, cansaço e outros obstáculos emocionais podem surgir. O importante é não desistir. Lembre-se de que altos e baixos são comuns. É importante avaliar se está diminuindo a intensidade do cansaço e, nesse caso, ficar atento aos limites do seu corpo e da sua mente.

Evite fazer comparação
Cada um deve fazer a sua parte, respeitando o seu ritmo e entendendo que o processo não é perfeito. É importante ter o hábito de estudar todo dia, com organização e empenho, mas não criar expectativas e metas como, por exemplo, querer fazer todas as tarefas ou tirar uma determinada nota no simulado. O autoconhecimento é fundamental para entender os pontos fortes, as questões a melhorar e os limites.

Participe das aulas e faça simulados
É importante estar presente e atento ao conteúdo ministrado em sala de aula para obter um bom desempenho. Os simulados permitem aos alunos exercitar o aprendizado.

Outro ponto essencial é a correção desses simulados. Além disso, é importante investir tempo na realização de atividades e exercícios que contemplem formatos de enunciados diversos.

Comece a revisão um mês antes da prova
Uma sugestão é fazer a revisão dos tópicos estudados um mês antes do Enem. Isso pode variar de aluno para aluno, mas a sugestão é que o estudante refaça exercícios, leia suas anotações, reveja simulados e até provas anteriores.

Uma maneira interessante de fixar os estudos é por meio da criação de resumos. Acompanhar videoaulas na internet e participar de simulados ao longo do ano também são maneiras valiosas.

Cuide do emocional
Com o Enem se aproximando, é natural que a pressão do momento seja ainda maior. Conversar com os amigos e com profissionais pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo momentos de lazer de forma regular.

Os momentos de descontração devem estar presentes na sua vida. Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pense positivo para reduzir a ansiedade. Passe o dia com as pessoas de quem gosta e tenha uma boa noite de sono.

Fonte: Poliedro

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -