23.3 C
Vitória
domingo, 14 abril 2024

Encontre o pastor ideal e a igreja certa

A igreja ideal é pequena ou grande? Próxima ou distante de casa? Que tipo de pastor deve me liderar? O de muita unção ou o que prega bem? 

Por Lilia Barros

Encontrar a igreja com a liderança ‘certa’ tem sido o desafio para muitos cristãos. Muitos indicam a igreja mais próxima para os novos convertidos, a mais moderna para a juventude ou a que oferece muitas atividades para as famílias.

Há também quem priorize o conteúdo teológico do pastor, a unção que ele recebeu de Deus, o perfil mais manso ou rigoroso para lidar com tantas pessoas… Para não mudar com frequência e ficar “pulando” de igreja em igreja, é importante ter experiência com o cabeça da Igreja que é Cristo e ter em mente seu modo de pastorear e ensinar, como exemplo do que deve ser a Igreja e a liderança atual de uma comunidade cristã.

O pastor da Igreja Assembleia de Deus, no Rio de Janeiro, André Câmara, se baseou em dois textos bíblicos para dar o “caminho das pedras” para quem deseja encontrar uma igreja para frequentar e um pastor para liderar.

- Continua após a publicidade -

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (Jo 15:15)” e “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (Jo 14:12)”

“Meu conselho para escolher uma boa igreja e um bom pastor para cuidar de sua família é: não procure alguém que tenha apenas muita unção, procure alguém que tenha um grande coração”, inicia o pastor André Câmara.

Segundo ele, unção é a capacidade de receber, coração é a capacidade de ensinar. “Não é porque ele sabe receber e fazer, que ele está disposto a te ensinar. Existem muitas pessoas que têm grandes dons, mas o coração pequeno faz ele reter para si o que ele recebeu e não quer ver o crescimento de ninguém ao seu redor porque se sente ameaçado. Então, procure alguém que além de um grande dom tenha um grande coração.”

André Câmara esclarece os dois versículos que citou afirmando que Jesus Cristo “além de ser ungido, tinha um grande coração e fazia questão de compartilhar com seus discípulos tudo o que o Pai o revelou, chamando seus seguidores de amigos. E ainda prometeu que eles fariam coisas maiores do que ele fez durante seu ministério de três anos na terra. Esse é o modelo ideal de lider para seguirmos, aquele que compartilha, ensina e não guarda para si o que recebe de Deus.”

Igreja perfeita?

É comum ouvir dizer que “Se você encontrar uma igreja perfeita, não se torne membro dela, pois, se o fizer, ela deixará de ser perfeita”

As congregações locais são constituídas de seres humanos, salvos pela graça de Deus e, embora nenhuma igreja seja perfeita, as que se encontram mais próximas do ideal do Novo Testamento têm características parecidadas com a igreja de Tessalônica. Em pelo menos três ocasiões, Paulo dá graças pela maneira como ela respondeu a seu ministério (1 Ts 1:2; 2:13; 3:9). E Paulo declara sua certeza de que os tessalonicenses haviam sido escolhidos por Deus (1 Ts 1:4). 

Todos os chamados registrados na Bíblia indicam eleição divina: Deus chama um povo, separando-o deste mundo e para si. Sete vezes em João 17, Jesus refere-se aos cristãos como os que o Pai lhe deu (Jo 17:, 6, 9, 11, 12, 24). 

O pastor ideal e a igreja certa são aqueles que mais se aproximam dos ensinamentos de Jesus.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -