20.6 C
Vitória
sexta-feira, 7 agosto, 2020

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

Leia também

Comércio demite 2,137 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado em junho

Com muitos trabalhadores fora da força em função da pandemia, número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% no período

Américas continuam a ser epicentro da pandemia da covid-19

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, insistiu na necessidade de adoção das medidas já conhecidas para controlar os contágios de covid-19

Embaixada brasileira foi atingida por explosões em Beirute

Apesar da destruição, o governo brasileiro informou que o impacto não causou danos estruturais ao prédio da embaixada brasileira Por Renata Tranches (AE) O Ministério das...

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Um trabalho de fôlego e muita pesquisa vai permitir o acesso a milhares de dados sobre quem são os adventistas ao redor do mundo. A nova Enciclopédia dos Adventistas poderá ser consultada, neste primeiro momento em inglês, a partir deste dia 1º de julho, e totalmente digital.

Versões em português, espanhol e outros idiomas deverão ser lançadas, mas ainda sem previsão específica de data. Já se passaram quase 25 anos após a segunda edição revisada da Enciclopédia, e mais de meio século depois da primeira publicação.

A ideia é que o conteúdo organizado reflita o crescimento da Igreja nos últimos 50 anos e as consequentes mudanças. O trabalho é realizado sob a coordenação do doutor David Trim, diretor do Escritório de Arquivos, Estatística e Pesquisa da sede mundial adventista. Antes da doutora Dragoslava, o projeto começou a ser conduzido por Benajmin Baker.

Dragoslava Santrac, que liderou a organização do material nos últimos anos, possui um doutorado em Antigo Testamento e um mestrado em Línguas Bíblicas e Antigo Testamento pela Universidade Andrews.

Ela leciona estudos bíblicos no Seminário Teológico de Belgrado (Sérvia) e na Universidade do Sul do Caribe (Trinidad), e atualmente atua como professora adjunta de religião na Universidade Adventista de Washington, nos Estados Unidos.

Mais de dois mil artigos

Segundo a editora, a Enciclopédia é o primeiro trabalho de referência on-line da Igreja Adventista. O material reúne mais de 2.100 artigos sobre missionários adventistas, evangelistas, instituições, eventos e crenças, mais de 3.500 fotografias e uma crescente coleção de vídeos.

Novos artigos e fotografias serão adicionados à enciclopédia nas próximas semanas e meses. “O trabalho realizado foi baseado na experiência de centenas de autores e editores em todo o mundo. Esta Enciclopédia é uma ótima ferramenta, não apenas para aqueles que buscam aprender mais sobre a Igreja Adventista, mas, também, para aqueles que procuram testemunhar para outras pessoas”, comenta ela.

Futura versão impressa

A ideia é que haja, no futuro, uma versão impressa da Enciclopédia. Os leitores, nesta edição digital, poderão pesquisar artigos por Divisão da Igreja, país ou por assunto. Existem artigos sobre a história das sedes administrativas adventistas, instituições como hospitais, escolas, centros médicos, editoras, projetos missionários, crenças adventistas, bem como materiais a respeito da história do trabalho adventista em diferentes países do mundo.

“O que considero particularmente significativo é que esta Enciclopédia fornece artigos sobre pessoas, instituições e eventos locais. Há mais na história adventista do que a América do Norte do século XIX. Deus abençoou tremendamente Sua Igreja e vemos Seu cuidado providencial na história mais recente, nas histórias da Igreja na América do Sul e em outras regiões ao redor do mundo”, pontua Dragoslava.

“Acredito que as pessoas vão gostar de aprender sobre os povos nativos que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da igreja em seu país ou cidade e que construíram os hospitais e escolas que talvez frequentassem”, ressalta a pesquisadora.

Equipe sul-americana

Para a coleta e organização dos dados na América do Sul foi estabelecida uma equipe comandada pelo pastor Adolfo Suárez. Ele é reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Salt). Como editores-assistentes ele contou com os doutores Daniel Plenc, Gluder Quispe, Renato Stencel e Carlos Flávio Teixeira, estudantes acadêmicos de Teologia, além do apoio e consultoria do vice-presidente da sede sul-americana adventista, pastor Bruno Raso.

No contexto sul-americano, o pastor Adolfo Suárez ressalta que o projeto foi viabilizado graças ao apoio e visão de administradores da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, além das instituições de ensino superior e demais escritórios administrativas como Uniões, Associações e Missões.

Segundo o editor-assistente, doutor Carlos Flávio, o grupo já trabalha no projeto desde o início de 2016. Na sua avaliação, “o conteúdo proporcionará ao público adventista e não adventista informações históricas relevantes”.

O trabalho foi minucioso em busca de precisão dos dados. Envolveu cuidadosa pesquisa de informações, formulação de artigos, revisão de redação, edição, tradução ao inglês, revisão de tradução, checagem final e finalmente o envio do material para avaliação dos editores na sede mundial adventista, responsáveis pela finalização.

O pastor Renato Stencel, diretor do Centro de Pesquisas Ellen White, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, coordenou especificamente a parte de biografias. Ele reconhece a necessidade desta atualização do material sobre os pioneiros em nível continental.

“Entendo que é muito importante esta tarefa, pois vai levar ao conhecimento dos membros a vida e a história, e a experiência ministerial de centenas de personagens que escreveram várias páginas de capítulos da história do adventismo no Brasil e América do Sul”, ressalta.

Somente o trabalho com as biografias envolveu 49 alunos dos cursos de Teologia, História, Tradutor e Intérprete, Letras e Jornalismo, além de quatro profissionais formados. Para acessar a enciclopédia, visite encyclopedia.adventist.org

*Com informações de Notícias Adventistas

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Plugue-se

“Recuperando a esperança” e fortalecendo a fé

Baseado em milhares de histórias verdadeiras, "Recuperando a esperança" é um forte lembrete de nunca é tarde demais para mudar e se transformar

Justin Bieber e esposa batizados: “momento especial”

Justin Bieber e esposa foram batizados e publicaram fotos do momento nas redes sociais

Doses diárias de sabedoria com devocional de Provérbios

O devocional de provérbios é um lançamento da gravadora Nova Fase, apresentado pelo pastor Alirio Misael

Mari Borges passa a integrar o time de artistas da Musile

Cantora mineira, que tem 11 anos de carreira, vem crescendo nas plataformas. Seu canal no Youtube ultrapassa os 600 mil inscritos