26.6 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

enciclopédia_advenvista
Foto: Centro de pesquisas

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Um trabalho de fôlego e muita pesquisa vai permitir o acesso a milhares de dados sobre quem são os adventistas ao redor do mundo. A nova Enciclopédia dos Adventistas poderá ser consultada, neste primeiro momento em inglês, a partir deste dia 1º de julho, e totalmente digital.

Versões em português, espanhol e outros idiomas deverão ser lançadas, mas ainda sem previsão específica de data. Já se passaram quase 25 anos após a segunda edição revisada da Enciclopédia, e mais de meio século depois da primeira publicação.

A ideia é que o conteúdo organizado reflita o crescimento da Igreja nos últimos 50 anos e as consequentes mudanças. O trabalho é realizado sob a coordenação do doutor David Trim, diretor do Escritório de Arquivos, Estatística e Pesquisa da sede mundial adventista. Antes da doutora Dragoslava, o projeto começou a ser conduzido por Benajmin Baker.

Dragoslava Santrac, que liderou a organização do material nos últimos anos, possui um doutorado em Antigo Testamento e um mestrado em Línguas Bíblicas e Antigo Testamento pela Universidade Andrews.

- Continua após a publicidade -

Ela leciona estudos bíblicos no Seminário Teológico de Belgrado (Sérvia) e na Universidade do Sul do Caribe (Trinidad), e atualmente atua como professora adjunta de religião na Universidade Adventista de Washington, nos Estados Unidos.

Mais de dois mil artigos

Segundo a editora, a Enciclopédia é o primeiro trabalho de referência on-line da Igreja Adventista. O material reúne mais de 2.100 artigos sobre missionários adventistas, evangelistas, instituições, eventos e crenças, mais de 3.500 fotografias e uma crescente coleção de vídeos.

Novos artigos e fotografias serão adicionados à enciclopédia nas próximas semanas e meses. “O trabalho realizado foi baseado na experiência de centenas de autores e editores em todo o mundo. Esta Enciclopédia é uma ótima ferramenta, não apenas para aqueles que buscam aprender mais sobre a Igreja Adventista, mas, também, para aqueles que procuram testemunhar para outras pessoas”, comenta ela.

Futura versão impressa

A ideia é que haja, no futuro, uma versão impressa da Enciclopédia. Os leitores, nesta edição digital, poderão pesquisar artigos por Divisão da Igreja, país ou por assunto. Existem artigos sobre a história das sedes administrativas adventistas, instituições como hospitais, escolas, centros médicos, editoras, projetos missionários, crenças adventistas, bem como materiais a respeito da história do trabalho adventista em diferentes países do mundo.

“O que considero particularmente significativo é que esta Enciclopédia fornece artigos sobre pessoas, instituições e eventos locais. Há mais na história adventista do que a América do Norte do século XIX. Deus abençoou tremendamente Sua Igreja e vemos Seu cuidado providencial na história mais recente, nas histórias da Igreja na América do Sul e em outras regiões ao redor do mundo”, pontua Dragoslava.

“Acredito que as pessoas vão gostar de aprender sobre os povos nativos que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da igreja em seu país ou cidade e que construíram os hospitais e escolas que talvez frequentassem”, ressalta a pesquisadora.

Equipe sul-americana

Para a coleta e organização dos dados na América do Sul foi estabelecida uma equipe comandada pelo pastor Adolfo Suárez. Ele é reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Salt). Como editores-assistentes ele contou com os doutores Daniel Plenc, Gluder Quispe, Renato Stencel e Carlos Flávio Teixeira, estudantes acadêmicos de Teologia, além do apoio e consultoria do vice-presidente da sede sul-americana adventista, pastor Bruno Raso.

No contexto sul-americano, o pastor Adolfo Suárez ressalta que o projeto foi viabilizado graças ao apoio e visão de administradores da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, além das instituições de ensino superior e demais escritórios administrativas como Uniões, Associações e Missões.

Segundo o editor-assistente, doutor Carlos Flávio, o grupo já trabalha no projeto desde o início de 2016. Na sua avaliação, “o conteúdo proporcionará ao público adventista e não adventista informações históricas relevantes”.

O trabalho foi minucioso em busca de precisão dos dados. Envolveu cuidadosa pesquisa de informações, formulação de artigos, revisão de redação, edição, tradução ao inglês, revisão de tradução, checagem final e finalmente o envio do material para avaliação dos editores na sede mundial adventista, responsáveis pela finalização.

O pastor Renato Stencel, diretor do Centro de Pesquisas Ellen White, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, coordenou especificamente a parte de biografias. Ele reconhece a necessidade desta atualização do material sobre os pioneiros em nível continental.

“Entendo que é muito importante esta tarefa, pois vai levar ao conhecimento dos membros a vida e a história, e a experiência ministerial de centenas de personagens que escreveram várias páginas de capítulos da história do adventismo no Brasil e América do Sul”, ressalta.

Somente o trabalho com as biografias envolveu 49 alunos dos cursos de Teologia, História, Tradutor e Intérprete, Letras e Jornalismo, além de quatro profissionais formados. Para acessar a enciclopédia, visite encyclopedia.adventist.org

*Com informações de Notícias Adventistas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -