26.8 C
Vitória
segunda-feira, 6 julho, 2020

Inédito! O protestantismo no Brasil em enciclopédia

Mais lidas

Coronavírus deixa 73 países em risco de escassez de remédios para HIV

A incapacidade dos fornecedores de entregarem os antirretrovirais dentro do prazo e a paralisação dos serviços de transportes terrestre e aéreo estão entre as causas

Estudantes com Fies podem suspender parcelas no BB a partir de hoje

A manifestação pode ser feita pelo app BB. Saiba mais! 

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Artigos da lei foram republicados no Diário Oficial de hoje. Saiba mais! 

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais!

A Enciclopédia é uma coletânea inédita no país, que mostra a trajetória histórica, eventos e personalidades relacionadas às instituições de origem evangélica. O lançamento da obra será dia 31 de janeiro, em São Paulo

O que você sabe sobre a história do protestantismo no Brasil? Quais eventos marcantes e personalidades? Essas e outras perguntas serão respondias em um material inédito que será lançado no Brasil dia 31 de janeiro. Trata-se do Dicionário enciclopédico de instituições Protestantes do Brasil.

O Dicionário, que é da editora Mackenzie, reúne a trajetória histórica, eventos e personalidades marcantes relacionadas às instituições de origem evangélica no Brasil. Considerada inédita, o livro permite compreender a influência destas organizações no processo de formação da sociedade brasileira.

“Esta obra ressalta a importante presença e influência do protestantismo no Brasil, em especial na educação. Os autores oferecem um conteúdo abrangente, que nos permite conhecer e compreender melhor a implantação e influência destas instituições e do protestantismo ao longo dos séculos. Além do mais, boa parte da forma mentis do povo brasileiro deve-se muito à influência modeladora destas instituições”, explicou a doutora Lídice Meyer, organizadora do projeto,

Idealização

O material demorou quatro anos para ficar pronto, desde a pesquisa, elaboração, correções e produção final. A ideia do Dicionário histórico das instituições protestantes surgiu em 2015. Era uma lacuna de mercado.

As instituições protestantes não dispunham de um material atualizado, crítico e rigoroso, que oferecesse uma visão global e evolutiva destas organizações. E pela quantidade de denominações existentes no país, muitas não possuíam uma história publicada.

Enciclopédia_1-800x500Em fevereiro de 2016, foi-se criado o Núcleo de Estudos do Protestantismo. Trata-se de um grupo de pesquisadores e estudiosos no tema que se reuniram para elaborar o dicionário.

Os textos ficaram prontos em 2018 e encaminhado a editora. “Sentia falta de uma publicação específica sobre o protestantismo no Brasil.

Então, compartilhei a ideia da enciclopédia com outros professores experientes em pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

E não houve dúvida da importância e necessidade de uma obra de tal espectro. Esse grupo foi o embrião para a elaboração do dicionário-enciclopédico”, destacou antropóloga.

Elaboração 

A enciclopédia foi escrita por 90 historiadores, reitores e diretores institucionais do Brasil e de outros países. Os textos publicados referem-se a 10 igrejas. São Anglicanas, Assembleia de Deus, Batistas, Congregacionais, Congregação Cristã do Brasil, Interdenominacionais, Luteranas, menonitas, Metodistas e Presbiterianas.

Cada texto contém informações sobre nome, data de fundação, local, figuras históricas, implantação e crescimento, atividades, produções, organização hierárquica, enquadramento institucional, crônicas, relatórios, diários, atas e bibliotecas, meios de sustentação siglas e publicações.Todos são ilustrados com fotos.

As instituições são organizadas em ordem alfabética, que facilitam a consulta. “Cada autor teve liberdade de conduzir o texto de acordo com suas preferências literárias ou formação acadêmica. Interessante é que alguns deixam transparecer sua paixão pela Instituição a qual pertencem. E também seu grande compromisso com a obra cristã”, contou Lídice.

Enciclopédia_1-800x500
Colégio Batista Brasileiro. Foto: Divulgação Enciclopédia

Este é o primeiro volume do Dicionário Enciclopédico. Mas a intenção é lançar futuramente o volume 2. “Nessa proposta, os pesquisadores se voltariam à produção para tratar das instituições socioculturais. Porém ainda não temos data para isso”, adiantou Lídice.

Outras publicações

Após o lançamento, o Dicionário Enciclopédico vai estar disponível para compra através da loja on-line da Editora Mackenzie. E em livrarias físicas em todo o país.

Além do Dicionário Enciclopédico, também serão lançadas no mesmo dia, outras duas publicações. São os livros “Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard” e “Cartas de Princípios: 2000-2019”. Todos fazem parte das comemorações dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Lançamento de livros:
Data: 31 de janeiro
Horário: 11h30
Local: Auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, São Paulo (SP)
Entrada Gratuita
leia mais

Enciclopédia bíblica ilustrada
12 maneiras de se comprometer com o ano da Bíblia

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Expoevangélica 2020 é adiada para dezembro

Neste ano, a Expoevangélica celebra 15 anos e pretende realizar uma grande festa em Fortaleza (CE).

Plugue-se

Kanye West anuncia nova música de trabalho com temática gospel

Em um vídeo curto Kanye West divulgou detalhes da melodia da canção "Wash Us In The Blood" (Lava-nos no Sangue)

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Juliano Son canta “Nada mudou”, do EP Tudo Novo

Canção é o quinto e último single do projeto musical Tudo Novo, de Juliano Son

Kemuel e o fenômeno da música “Algo Novo”

Com quase cinco milhões de vies no Youtube, "Algo Novo", tem impactado a vida de muita gente e diversos testemunhos de cura