22.3 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

É hora de empresas se reinventarem e darem a volta por cima

Leia também

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Com criatividade a atitude, empresários lucram mesmo na crise

Exemplos de pequenos negócios que têm conseguido se reinventar para encarar a crise causada pelo coronavírus, inspiram a persistir e não desistir. Sem deixar-se desanimar pelo mau momento, alguns empresários buscam novas possibilidades para manter o negócio de pé. Um dos bons exemplos é o caso de Alexandra Bertolo Avancini, que transformou sua empresa de etiquetas numa fábrica de máscaras. A empresa está produzindo de 15 a 18 mil máscaras por dia, e tem expectativa de produzir 30 mil ao dia até a próxima semana.

Proprietária da Visual Etiquetas, Alexandra conta que a empresa não estava preparada para a crise e viu-se num impasse: demitir ou não. “Não queríamos gerar o desemprego e nem reduzir o valor do pagamento de nossos colaboradores. Graças à mobilização de toda a nossa equipe e da minha família, conseguimos fazer o remanejamento de funções e desenvolvemos rapidamente o nosso novo produto, as máscaras. Conseguimos, também, adaptar os nossos equipamentos de produção de etiquetas para a produção de máscaras”, diz.

A Visual Etiquetas transformou sua empresa numa fábrica de máscaras

Para ela, o segredo foi encontrar uma solução rápida para o problema. “Estávamos fazendo o curso Líder Coach, do Sebrae, e aproveitamos demais o apoio que nos foi dado. Montamos e-commerce, entramos no Mercado Livre e articulamos vendas no Whatsapp. Não focamos somente nas grandes vendas, precisamos também suprir a nossa comunidade, que é Colatina. Fazemos entregas na cidade para muitas pessoas que não podem sair de casa. Não é sobre lucrar, mas sobre proporcionar soluções viáveis para todos e também fornecer um produto que tem se mostrado essencial para a sociedade dos dias atuais”, afirma.

Geraldo Antônio Ramos, proprietário das lojas de confecção XY, também viu no comércio de máscaras uma saída para manter seu fluxo de caixa. “Com pais idosos e necessitando de cuidados, precisamos de máscaras de proteção. As máscaras rapidamente esgotaram das prateleiras, e foi aí que enxerguei uma oportunidade para o meu negócio. Trabalhamos com confecção de roupas femininas e priorizamos o design e o conforto. Levamos o nosso conceito para a produção de máscaras de qualidade. Vi o molde na internet e adaptei para um design anatomicamente mais confortável”, revela.

Adapte-se

“A empresa não pode desistir e desanimar diante da situação difícil. É preciso colocar a mente para trabalhar com novas possibilidades. O contato com o cliente é muito importante nesse momento, porque as pessoas estão dispostas a ajudar umas às outras, as pessoas estão sensíveis. As pessoas querem contribuir para que a economia se mantenha”, salienta a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.

A analista incentiva que os micro e pequenos empreendedores analisem a estrutura que possuem e avaliem se é possível adaptar para algum outro fim. “Nesse momento provisório você pode se adequar. Flexibilidade é importante. Faça parceria com outra empresa para entregarem juntos, pense em como alcançar novos clientes e atender novas necessidades. A gente não pode é desistir!”.

De portas fechadas, Rosiene dos Santos Sousa, proprietária da creche Arca de Noé, em Vila Velha, vem conseguindo driblar a crise provocada pelo novo coronavírus. O foco tem sido priorizar as crianças e as famílias. “No início, nos reunimos com toda a equipe da creche e traçamos estratégicas para dar o melhor suporte possível às crianças e suas famílias. Foram montados grupos de Whatsapp para cada turma. As professoras interagem por vídeo, videoaula, videochamada e ainda disponibilizam atividades para serem feitas pelas crianças. Caso algum familiar prefira, também pode marcar horário para retirar as atividades no nosso espaço físico. Temos sido bastante elogiadas pelos pais pela forma que estamos interagindo com nossos alunos”.

Rosiene também procurou os pais para negociar. “Nos reunimos com a equipe financeira e avaliamos que poderíamos dar um desconto de 40% na mensalidade. A maioria aceitou e outros conversamos pessoalmente para entender a situação. Estamos à disposição dos familiares e estamos com ótimas expectativas para o futuro do nosso trabalho”, afirma.

Por Onde Começar

O Espírito Santo tem hoje um total de 392.305 empresas ativas, sendo 252.217 Microempreendedores Individuais (MEI) e 140.088 Micro e Pequenos Empreendedores (ME/EPP). Um levantamento do Sebrae mostra que cerca de 150 mil pessoas ainda trabalham por contra própria, mas na informalidade, como vendedores ambulantes, no comércio varejista com ponto fixo, ou oferecendo serviços de porta a porta. Empregos formais somam 405.642 ME/EPP e mais 50 mil. Ao todo 857.859 pessoas são ocupadas nos Pequenos Negócios.

Nesse momento de crise para o setor, o Sebrae está empenhado em continuar ajudando os pequenos negócios para minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus. Foi intensificada a abordagem de atendimento remoto e criada a plataforma de apoio do portal “Por Onde Começar” (http://sebrae-porondecomecar.com.br). A plataforma tem como objetivo apoiar empresários de micro e pequenas empresas e toda a sociedade a enfrentar este momento com união e soluções: conteúdo, cursos e soluções gratuitamente.

Ao acessar o portal, o empreendedor tem a sua disposição os canais de interação Fale com o Sebrae, que funciona das 8h às 18h; e seu novo Whatsapp Business, que pode ser acessado via http://abre.ai/whatsappsebraees, das 8h às 18h. Na plataforma o empreendedor também encontra cursos gratuitos de EAD e vídeos com dicas práticas para enfrentar as situações de crise.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise

China e Cuba nos Direitos Humanos da ONU?

Apesar da perseguição religiosa, China e Cuba entram no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Saiba mais!

Assista “Vou voar”, com Priscilla Alcântara

Música é a canção-tema da animação “A Caminho da Lua”, que estreou na Netflix dia 23 de outubro.

Brasil contra o aborto e a favor da família

Brasil e outros 32 países assinaram a Declaração internacional contra o aborto e a favor da família tradicional. Saiba mais!

Mais um acordo de paz: agora com Israel e Sudão

É o terceiro acordo de paz com Israel, mediado pelos EUA este ano. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson