26.2 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Empreendedor: Negócio de Deus e “capital espiritual”

Mais lidas

Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje

Caixa paga terceiro lote do benefício. Saiba mais!

Queimadas na Amazônia será proibido por quatro meses

Sob pressão de empresários e fundos de pensão internacionais, governo Bolsonaro prepara decreto com moratória para queimadas legais

Correios lançam selos em homenagem a ações de combate à pandemia

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), são seis selos assinados pelo artista Alan Magalhães.

Celso de Mello arquiva notícia-crime contra Augusto Heleno

Ministro do Supremo disse ser obrigado a seguir parecer da PGR. Saiba mais!

“A medida que olhamos com amor para as necessidades humanas e nos colocamos a serviço das pessoas, estamos agindo como Cristo”, afirma o empresário cristão José Garcia Júnior.

Empreender tem sido a solução de muitos no mercado atual. E tem gente se aproveitando dessa oportunidade. “O empreendedor é aquele que olha para as necessidades e enxerga uma oportunidade de transformar aquela realidade”, argumenta o empresário cristão José Garcia Júnior.

E muitos cristãos tem buscado empreendedor para contribuir com o reino. Há quatro anos, Júnior integrou a Valorem, Associação de empreendedores Cristãos, como diretor executivo. E tem usado a empresa para ajudar outras pessoas que querem investir e expandir seus negócios.

Mas quais os perfis do empreendedor cristão e onde Deus o chamou para estar? Júnior vai ministrar palestra com essa temática na  sétima edição do Congresso Empreendedores do Reino, que será realizada entre os dias 22 a 24 de agosto, em Vitória (ES). O empresário fala desse e de outros assuntos na entrevista a seguir. Confira!

Quais os perfis do empreendedor cristão? E como saber para qual área Deus o chamou para estar?

Deus deu a cada um de nós dons e talentos. A alguns, Ele deu a habilidade de empreender, ou seja, de transformar realidades. Partindo do princípio que tudo o que fizermos devemos fazer para a glória de Deus, chegamos à conclusão que devemos também consagrar ao Senhor o nosso trabalho. Seja qual for a área de atuação, devemos fazer com dedicação, amor e excelência, como quem serve ao Senhor.

Qual o maior desafio do empreendedor cristão hoje no mercado?

Penso que o maior desafio é compreender o seu papel sacerdotal onde atua. Lidamos com um sistema moralmente falido, baseado na escassez, onde cada um busca o seu próprio interesse. Mas representamos outro sistema, onde somos mordomos de uma riqueza infinita, onde o maior é o que serve, onde o dar é melhor do que o receber. Somos chamados a expressar o Deus provedor na terra em meio ao caos da humanidade caída.

Quais as características de um empreendedor que age de acordo com os princípios cristãos e segundo o coração de Deus? Em que ele se diferencia dos demais?

A principal característica de um empreendedor do Reino é estar alinhado com o “Negócio de Deus”. A principal diferença é que ele usa o dinheiro e ama as pessoas enquanto outros amam o dinheiro e usam as pessoas para consegui-lo.

O empreendedorismo tem crescido muito no Brasil nos últimos anos após a crise devastadora que assolou o país. Quais as diferenças dos negócios cristãos no Brasil diante das demais nações no mundo?

Foto: Renato Cabrini

Cristão ou não, todo empreendedor enfrenta grandes desafios quando um país tem a corrupção em seu DNA e onde os tributos são abusivos.

O cristão tem um desafio ainda maior, pois não pode abrir mão de seus valores, encontrados na Palavra de Deus para driblar as dificuldades.

Por isso, precisam buscar o conhecimento e a excelência em tudo que fazem. Estes princípios e valores sendo praticados, resultam no que chamamos de “Capital Espiritual”. Quanto maior este capital, maior o diferencial e o destaque no mercado onde atua, pois o favor de Deus se manifesta sobrenaturalmente.

O que é contribuir com a expansão do reino de Deus na terra?

É ser um representante, um agente de Deus. É cooperar para que a “vontade de Deus seja feita na terra, assim como é no céu”. Isso começa com o agir de Deus dentro de nós, matando o nosso ego, nos esvaziando de nós mesmos para que o Espírito Santo ocupe o Seu lugar e assim possa nos usar como deseja.

Todos podem empreender? Como desenvolver isso para contribuir com o reino?

O empreendedor é aquele que olha para as necessidades e enxerga uma oportunidade de transformar aquela realidade. Alguns olham para as necessidades e ficam se lamentando ou tentando achar um culpado. O empreendedor, ao contrário, se vê como parte da solução. A medida que olhamos com amor para as necessidades humanas e nos colocamos a serviço das pessoas, estamos agindo como Cristo. Agindo como o corpo de Cristo na terra.

Ganhar almas e ajudar pessoas a se encaixarem no propósito de Deus faz parte do empreendedorismo?

Faz parte da vida de todo cristão. Todos fomos feitos sacerdotes reais. O sacerdote é aquele que busca a presença de Deus e depois leva esta presença aos que ainda não tem. Os empreendedores têm um grande privilégio de se relacionarem com várias pessoas em seu dia a dia, através dos negócios que realizam. Isso aumenta a sua responsabilidade de buscar a presença e a direção de Deus continuamente para que Deus use sua vida e os recursos colocados sob seus cuidados da maneira exata como deseja.

7º CONGRESSO EMPREENDEDORES DO REINO

Data: 22 a 24 de agosto
Inscrições aqui
Local: Centro Católico de Estudos – CECATE
Endereço: Avenida João Batista Parra, 525, Praia do Suá, Vitória (ES)


LEIA MAIS

Sair da inércia é o grande desafio para a inovação
Todo empreendedor é um gerador de trabalho
A Bíblia é um manual de empreendedorismo
Fábio Hertel sobre marcas do coração

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...

Tito e Gabriella e Casa Worship cantam “Máscaras”

Música já está disponível em todas as plataformas de streaming. Tito e Gabriella e Casa Worship gravaram a música ao vivo em Goiânia

“Bíblia de Estudo Swindoll”: mais compreensão e curiosidades

Além de facilitar a compreensão, a "Bíblia de Estudo Swindoll" traz curiosidades sobre o livro mais vendido do mundo