28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Todo empreendedor é um gerador de trabalho

Foto: Arquivo pessoal

Há 12 anos, o empresário cristão Wagner Silva criou um negócio de sucesso no ES e entendeu o seu papel no reino: “Somos apenas mordomos, administrando o que o Senhor entregou em nossas mãos”, declarou

É cada vez maior o número de pessoas cristãs que tem se dedicado integralmente para a obra do Senhor. E muitos usam seus negócios a favor do reino. É o caso de Wagner Silva, 39 anos, que aos 19, sentiu um chamado de Deus para ser um empresário a serviço do reino.

“Estudei o mercado e busquei algo que pudesse ter um grande crescimento nos anos seguintes. Entrei em um ramo onde nunca tinha atuado, encontrei um nicho que não estava sendo explorado e me especializei nisso”, contou. A partir daí fundou a empresa no ramo de construção e manutenção de ferrovias, que cresceu e se expandiu para todo o Brasil.

A empresa de Wagner está no mercado do ES há 12 anos e fazendo sucesso. E o mais importante é que ela atua dando suporte para missionários que atual na igreja perseguida no oriente médio. “Também damos apoio a negócios em países do oriente médio que servem para manter os vistos de trabalho dos missionários e são um plataforma para alcance de pessoas, como escolas de línguas, cafés e restaurantes”, explicou o empresário.

Nesta entrevista exclusiva à comunhão ele aborda sobre a prosperidade do cristão, como ser um mordomo de Cristo, que é um dos assuntos abordados na palestra do empresário, na  sétima edição do Congresso Empreendedores do Reino, que será realizada entre os dias 22 a 24 de agosto, em Vitória (ES). E fala também do sucesso financeiro de um negócio, que tenha Cristo no comando de tudo. Confira!

- Continua após a publicidade -

A Bíblia fala que nós crentes devemos ser mordomos de Cristo. O que é e como ser um verdadeiro mordomo de Deus?

Ser um mordomo é entender e praticar o que a bíblia nos ensina.  Salmos 24.1 nos diz: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Devemos entender que tudo que existe pertence ao Senhor, nem mesmo o corpo que temos nos pertence (1 Co 6.19). Somos apenas mordomos, administrando o que o Senhor entregou em nossas mãos.

Segundo a Bíblia, Salomão foi considerado um homem com muitas riquezas e de grande sucesso. Qual o segredo da prosperidade financeira?

Todo empreendedor é um gerador de trabalho
Foto: Arquivo pessoal

O segredo é ter os olhos e ouvidos direcionados para Deus e não para o dinheiro. Veja como a Bíblia relata isso em Dt 8.18. Salomão foi muito rico, assim como Abraão, Isaque, Jacó, José, Jó e tantos outros.

Mas nenhum deles amava o dinheiro mais do que a Deus. Além disso, o Senhor sempre foi o centro de suas vidas.

Em Jeremias 9:23-24 diz: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Deus é o centro de tudo, então devemos buscá-lo em primeiro lugar e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.

Como se dá a construção de um sucesso financeiro de acordo com as Escrituras Sagradas?

Todo sucesso só acontece após grande esforço, dedicação e trabalho, mas a Bíblia nos mostra o caminho que devemos seguir. O primeiro deles é que Deus é o princípio de tudo:  Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Pv 16.3). Segundo, é preciso planejamento: Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Lc 14.28. Em terceiro, generosidade: Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retém o que deveriam dar, e caem na pobreza Pv 11.24. Em quarto, prudência: O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa Pv 14.15. E por último, honestidade: O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais Pv 13.11.

Quais os pilares importantes de um empreendedor cristão em seu negócio? Planejar o investimento é importante? Por que?

Ressalto aqui cinco pilares essenciais que deve ter uma empresa do reino. O primeiro deles é o Vocacional. Todo empreendedor deve buscar em Deus a vocação e direcionamento do seu negócio. O segundo é o Intencional. A empresa deve ter a intenção de adorar a Deus em tudo o que faz. Ter intenção de salvar vidas e gerar transformação. Em terceiro lugar, é preciso que a empresa seja missionária, ou seja, devemos impactar nossos funcionários, clientes e fornecedores para isso. Em quarto, destaco o ‘Relacional’, já que o evangelho é assim. Jesus se relacionou com as pessoas e os negócios nos permitem um grande número de relacionamentos. O que devemos ter é a intenção de influenciar todo o nosso meio social. Por último destaco o ‘Operacional’. Devemos buscar os melhores métodos, a melhor gestão e o melhor resultado sempre: Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo (Cl 3.23-24). Outro ponto importante é entendermos que não existe meio secular ou sagrado. Tudo é sagrado. Não existem técnicas para cristãos e não cristãos. Devemos nos diferenciar pela nossa missão, pois ela deve ser adorar a Deus e fazê-lo conhecido através dos nossos negócios. Planejar os investimentos é imprescindível. Se tudo o que fazemos é pra Deus, temos que ter excelência. Conforme a parábola do administrador infiel devemos ser sábios ao aplicar os recursos que Deus nos confiou.

O Missionário escocês David Livingstone disse: “Não darei valor a qualquer coisa que possuam a não ser à luz do relacionamento com o reino de Deus”. O que significa isso para o cristão empreendedor?

O mais importante em nossas vidas é o nosso relacionamento com Deus. Independente do tamanho de nossas posses ou conquistas, devem ser avaliadas à luz da palavra e da grande influência exercida em levar pessoas a se tornarem discípulos de Jesus Cristo. Como é bom saber que nossos negócios e empresas podem servir ao Senhor!

A conexão de empreendedores do reino pode trazer transformação? Como?

Todo empreendedor é um gerador de trabalho
Foto: Arquivo pessoal

A conexão de empreendedores do reino pode sim gerar grande transformação social e intelectual. O trabalho foi criado por Deus bem antes do pecado. Vemos isso em Gn 2.15.

O trabalho é benção de Deus para o homem e não maldição por causa do pecado. Todo empreendedor é um “gerador de trabalho”.

Ora, porque não aproveitar o tempo que passamos com nossos funcionários, clientes e fornecedores para impactá-los? Através do trabalho podemos nos relacionar e pregar a palavra. Juntos podemos impactar levando conhecimento, trabalho e ação social para alcançar os eleitos de Deus.

Como ser a imagem de Deus na terra através do empreendedorismo?

Transformando os negócios numa plataforma para salvar vidas. Deus tem um propósito para nossos negócios que é maior do que o lucro e a satisfação do cliente. Quando digo isso, incluo todos os profissionais, inclusive aqueles que exercem um cargo formal de trabalho. Recentemente ouvi a história de um missionário que se preparou durante 10 anos para servir em um país no oriente médio. Após ter chegado no campo, permaneceu por lá durante 10 anos. Nesse tempo houve apenas uma conversão através do ministério desse missionário e glorificamos a Deus por isso, pois os céus se alegraram por essa alma. Mas fico pensando o tamanho do nosso campo missionário aqui. Quantos alunos passam nas mãos de um professor todo ano? Quantos clientes compram um cachorro quente no trailer por mês? quantos funcionários e fornecedores passam por nossas empresas? Veja o tamanho do nosso campo missionário. Temos milhares de pessoas para serem alcançadas através do que Deus colocou em nossas mãos. A empresa, independente do tamanho, é uma plataforma que alcança milhares de pessoas. Use isso para influenciar as pessoas, para que o nome de Deus seja conhecido em toda terra.

7º CONGRESSO EMPREENDEDORES DO REINO

Data: 22 a 24 de agosto
Inscrições aqui
Local: Centro Católico de Estudos – CECATE
Endereço: Avenida João Batista Parra, 525, Praia do Suá, Vitória (ES)


LEIA MAIS

A Bíblia é um manual de empreendedorismo
Fábio Hertel sobre marcas do coração
Os princípios cristãos nas relações profissionais

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -