28.8 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

Empreendedor do reino: chamado de Cristo

Foto: arquivo pessoal

Para o empresário Dag Gabler: “o chamado de Cristo envolve 100% da vida de cada um assim se estamos pregando, curando ou vendendo e comprando, estamos manifestando o Reino de Deus”.

Hoje, o mundo dos negócios pode ser um lugar muito intimidante para um empresário cristão. E têm chegado a um ponto muito competitivo. Porém, há uma série de oportunidades para esse público. Na verdade, há um mercado grande em potencial!

O pastor e empresário Dag Henrique Gabler, 58 anos apostou nesse nicho de mercado e deu certo. Ele atua há quase 40 anos no ramo de reciclagem de papel e plástico, em Vila Velha (ES). Para ele, ser empreendedor do reino é um chamado de Cristo, mas para isso ser uma realidade, “a condução dos negócios só fara sentido se for de acordo com os princípios das escrituras”.

Dag vai ministrar palestra com o tema “A única coisa”, na  sétima edição do Congresso Empreendedores do Reino, que será realizada entre os dias 22 a 24 de agosto, em Vitória (ES). Confira!

Comunhão – Qual a relação entre fé e finanças do reino de acordo com a Bíblia?

- Continua após a publicidade -

Dag Gabler – A Bíblia refere-se ao assunto finanças/ dinheiro, mais de 2300 vezes, então a relação é total. Jesus ensina que quem não sabe lidar com as riquezas da terra não terá as riquezas verdadeiras (Lc 16:20). Então uma fé autêntica com certeza envolverá os aspectos financeiros da vida dos fiéis e de seus empreendimentos. A maneira como administramos nossas finanças refletem claramente os nossos valores e princípios. E é uma excelente forma de testemunharmos de nossa fé.

E nos empreendimentos, o que é preciso ter em mente para que o negócio seja de sucesso?

Empreendedor do reino: chamado de Cristo
Foto: arquivo pessoal

Todo empreendimento é feito por pessoas e para pessoas: os empreendedores, os clientes, os fornecedores, os colaboradores diretos e indiretos. Não podemos nunca perder de vista todos esses relacionamentos se quisermos obter sucesso em nossos empreendimentos.

Penso que a melhor maneira de se iniciar algo é observar uma necessidade e prover soluções para satisfazê-la. As pessoas sempre estarão dispostas a pagar por algo que supra as suas necessidades. É imperativo que sempre partamos do mercado para o produto, de nada adianta oferecermos algo que não seja percebido como uma necessidade pelos consumidores.

A Bíblia é um manual de fé, prática e empreendedorismo também. Independente do ramo, é importante que o empresário cristão esteja com seu negócio focado 100% nos ensinamentos das escrituras sagradas?

Para um “empreendedor do reino” a condução dos negócios só fará sentido se for de acordo com os princípios das escrituras. Na verdade o negócio em sí é considerado um chamado. Uma vocação a ser cumprida. Ser um empreendedor ou ter um negócio é um chamado tão santo quanto ser pastor ou missionário em “tempo integral”. Na verdade o chamado de Cristo é algo que envolve 100% da vida de cada um assim se estamos pregando, curando ou vendendo e comprando, estamos manifestando o Reino de Deus.

Qual a única coisa que pode trazer resultados extraordinários para a vida espiritual do empreendedor cristão e em seus negócios? Por que?

Um comprometimento total com Jesus Cristo. Entendermos que fomos chamados para sermos sacerdotes e exercemos esse sacerdócio em nosso chamado como empreendedores em tempo integral, isso certamente trará resultados extraordinários à vida do empreendedor e aos seus negócios. Essa compreensão eliminará da vida do Cristão a dicotomia “sagrado x profano” e tirará uma grande angústia de sua vida. Ele saberá que conduzir os negócios à maneira de Deus é o propósito de sua vida e isso trará identidade e propósito a sua vida.

Como fomentar os princípios e valores cristãos nas relações profissionais?

Uma vez que compreendido o seu propósito, tudo o que fizer irá fomentar isso. Por exemplo a forma de tratar seus colaboradores, a lisura nos tratos, o respeito às leis, o comprometimento com a comunidade onde está inserido, respeito à natureza, sustentabilidade econômica, fidelidade nos tratos, etc…

Qual a sua experiência com o empreendedorismo do reino? E como usa isso pra contribuir no meio cristão?

Empreendedor do reino: chamado de Cristo
Foto: Arquivo pessoal

Ao iniciar minha vida profissional já havia sido encontrado por Cristo e buscava serví-lo da melhor maneira. Assim buscava refletir em minhas ações os princípios do Reino de Deus. Com o passar do tempo fomos assumindo cada vez mais uma identidade e comprometimento com os princípios e valores do Reino. Tenho usado isso para dar oportunidades de trabalho a pessoas, disponibilizar recursos para o avanço do evangelho, instruir outros empreendedores sobre assuntos diversos, consultorias, aconselhamento, abertura de novos empreendimentos, encorajando pessoas a prosseguir nos negócios, outras vezes auxiliando a fechar negócios ruins, avaliação de viabilidade, teeinamento…

É possível ter uma vida de prosperidade sendo um empreendedor que tem sua conduta pautada nos princípios cristãos? Como?

Sim, é possível. Embora o mundo esteja corrompido, todos gostam de serem tratados com respeito, honestidade. No momento em que os clientes perceberem os valores da empresa, certamente se voltarão a ela. Não é fácil, mas vale à pena.

Qual conselho daria para um cristão que quer se tornar um empreendedor que contribua para o reino de Deus? Como começar do zero?

Busque em Deus se é isso que deve fazer. Busque conselhos. Aprenda o máximo antes de investir. Evite investir no que não conhece. Faça um bom plano.

7º CONGRESSO EMPREENDEDORES DO REINO

Data: 22 a 24 de agosto
Inscrições aqui
Local: Centro Católico de Estudos – CECATE
Endereço: Avenida João Batista Parra, 525, Praia do Suá, Vitória (ES)


LEIA MAIS

Sair da inércia é o grande desafio para a inovação
Todo empreendedor é um gerador de trabalho
A Bíblia é um manual de empreendedorismo
Fábio Hertel sobre marcas do coração

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -