Empoderamento feminino que vem de Deus

“As mulheres representam um dos grupos que no curso da história vem buscando um lugar em todas as esferas sociais”

Muito se tem falado neste tempo sobre o empoderamento feminino. Costumo dizer que ao nos depararmos com conceituações em nossas vidas precisamos pensar a visão de mundo no contexto social que estamos inseridos e a visão bíblica para tal conceituação.

Em muitos aspectos, a visão bíblica caminha na contramão do sistema que rege nossa sociedade. Empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem.

Em se tratando de uma visão social, está voltada para grupos sociais que representam minorias e a necessidade de um posicionamento para uma maior visibilidade e luta por seus direitos. As mulheres representam um desses grupos que no curso da história vem buscando um lugar em todas as esferas sociais, ou seja, na política, na economia, entre outros.

Todo poder que existe na terra vem de Deus, que é a fonte de todo poder

À luz da visão bíblica, todo poder que existe na terra vem de Deus que é a fonte de todo poder. Quem o tem vai usá-lo bem ou mal. Um poder é sempre outorgado com um propósito.O parâmetro para o empoderamento feminino de acordo com a sociedade contemporânea, via de regra, são os homens. Profissões que só os homens assumiam agora nós podemos assumir, títulos que só eram alcançados por eles agora podemos alcançar e salários que só eram pagos a eles agora devem ser pagos a nos.

Jesus em sua jornada terrena declara que o Pai lhe deu todo poder no céu e na terra e passa a empoderar homens e mulheres sem distinção, que antes não tinham nenhuma visibilidade nem direitos. Fomos empoderados à posição de filhos de Deus porque cremos nele, cidadãos do reino dos céus. Como seus discípulos fomos empoderados a realizarmos as obras que ele realizou e obras maiores ainda.

Muitos leprosos, cegos, paralíticos foram por Ele empoderados através das curas que realizava. Por que estou falando de tudo isso para falar de empoderamento feminino que vem de Deus? Porque Jesus em termos de liberação de poder não fez distinção de feminino e masculino, mas de propósito de criação. Ele criou feminino e masculino, macho e fêmea com o mesmo valor, porém com propósitos diferentes.

Jesus traz de volta à mulher a sua posição de criação e a trata com igualdade de valor

Jesus encontra uma realidade cultural em que a mulher havia sido destituída em seu valor pelo simples fato de ser mulher. Ele, então, traz de volta à mulher a sua posição de criação e a trata com igualdade de valor, mas não tem como parâmetro de empoderamento o homem, mas o propósito para o qual ele a criou e a dotou de especificidades que a tornam feminina.

Mulher, tudo que Deus precisava dar para você viver todo seu potencial ele já te deu. Você pode muito mais do que acha que pode. Você tem muito mais do acha que tem. O maior poder do universo habita dentro de você.Uma mulher empoderada por Deus é uma mulher que entende o seu valor, reconhecendo sua identidade de filha, herdeira, cidadã do reino e que não abre mão de nenhuma de suas características que a tornam mulher, a beleza de sua feminilidade.

Você já foi recolocada à sua posição original, você já foi empoderada, acredite!

Keila Tristão é pastora batista e psicóloga.


leia mais

“Lançando sobre Ele toda a ansiedade”, mas como?

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!