22 C
Vitória
sexta-feira, 14 agosto, 2020

Emoções e doenças podem estar ligadas à saúde bucal

Leia também

Fumaça densa de incêndios florestais encobre o céu de Cuiabá

O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), estuda decretar situação de emergência.

Distribuição de máscaras a estudantes da rede estadual do Amazonas gera polêmica

A compra foi firmada no dia 4 entre Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM) com a empresa Nilcatex Têxtil Ltda, sediada no Mato Grosso do Sul

Bater ponto de trabalho a distância vira questão com pandemia

A Reforma Trabalhista de 2017 regulamenta o teletrabalho como uma prestação de serviços fora das dependências do empregador

No dia Mundial da Saúde Bucal um alerta para o cuidado com os dentes. Muitas doenças ou incômodos no corpo podem estar ligadas à boca

Dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data é um momento para reforçar a importância dos cuidados com os dentes para o bom funcionamento do organismo.

As más condições de higiene bucal podem causar doenças, principalmente relacionadas a problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer de boca e esôfago. Mas você sabia que a saúde bucal tem relação direta com o bom funcionamento do organismo?

Segundo especialistas, a grande maioria das doenças ou incômodos como dor na coluna, problemas respiratórios, estresse, pode estar ligada à boca, principalmente interligadas com os dentes.

“Cada dente está inter-relacionado com órgão ou sistema do corpo. É preciso entender que cada movimentação que é feita na boca vai ter um desdobramento de forma sistêmica nos órgãos e na parte psíquica, na própria estrutura emocional”, alerta Rose Meire Sousa, profissional em odontologia e Biocibernética Bucal.

Esses alertas vêm movimentando profissionais tanto da Odontologia quanto da Medicina para dar mais atenção à saúde bucal. Para traçar o diagnóstico adequado tudo começa com uma anamnese. “Vejo o que está funcionando e também o que não está e traço o planejamento do tratamento. A primeira proposta é fazer um resgate postural porque cada um de nós possuí uma postura original”, explica.

Através de um aparelho a especialista analisa a estrutura bucal e avalia de forma sistemática. Só então, desenha o aparelho para resgatar uma postura bucal. “Os aparelhos servem para resgatar essa postura e melhorar os aspectos físicos e os problemas: digestivos, problemas de coluna, problema respiratório, disfunção da articulação temporomandibular (ATM)”.

Os dentes e as inter-relações emocionais 

A especialista Biocibernética Rose Meire pontua que a posição de cada dente corresponde a uma parte emocional ou psíquica. Ou seja, cada dente caracteriza uma emoção, como por exemplo os incisivos centrais (os dois dentes da frente) estão ligados ao comportamento, a personalidade, já os caninos estão ligados à autodefesa.


Leia mais

Os sinais da gengivite

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

2ª Jornada virtual de estudos em direito e religião

O tema da jornada virtual será Cristãos e o poder: equilíbrio possível? Evento virtual será realizado entre os dias 17 a 21 de agosto

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Plugue-se

Arianne: carreira, essência e propósito

Arianne, que tem 11 anos de carreira, ficou ainda mais conhecida no Brasil pelo projeto "Como contavam nossos pais", que resgata clássicos da música cristã 

Quarteto Gileade alcança 100 mil inscritos no Youtube

O prêmio do YouTube foi conquistado no mês de abril e, atualmente, o canal Quarteto Gileade conta com 125 mil inscritos

Em testemunho de fé, ex miss-universo, Dayana Mendoza se batiza

Dayana Mendoza revelou que encontrou em Jesus as respostas que precisava para sua vida

Baltazar, o atacante brasileiro “artilheiro de Deus”

Conhecido como Baltazar, o "artilheiro de Deus", foi destaque na década de 80, atuando pelo Grêmio de Porto Alegre e hoje, aos 61 anos é pastor e empresário. Conheça essa história!