23.6 C
Vitória
quinta-feira, 22 outubro 2020

Emirados Árabes autoriza abertura de 17 igrejas cristãs

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

Abu Dhabi inicia processo de regularização de locais destinados a cultos não-muçulmanos

Cristãos vão passar a ter locais de culto no Emirados Árabes Unidos, país predominantemente muçulmano. A capital Abu Dhabi começou um importante processo de regularização e autorização para a abertura de igrejas não-muçulmanas.

As autoridades da região mais importante e mais extensa dos Emirados Árabes anunciaram o início de um processo legal pelo qual 19 locais de culto de minorias religiosas em seu território devem receber uma licença para funcionar legalmente.

De acordo com o diretor executivo do Departamento de Desenvolvimento Comunitário de Abu Dhabi, Sultan Al Daheri, 17 dessas comunidades religiosas são cristãs, uma é hindu e outra é Gurdwara Sikh.

“A tolerância, o respeito mútuo e a cooperação são fundamentais para uma nação que busca criar harmonia entre diversos setores da sociedade”, disse Al Daheri.

O diretor declarou ainda que “o departamento está trabalhando na estrutura que facilitará os requisitos para dar licenças de culto e organizar mecanismos para atender todas as religiões e seitas”.

Precaução

O diretor da Portas Abertas da Espanha, Ted Blake, fez declarações sobre a notícia depois de entrar em contato com fontes cristãs no Golfo Pérsico, que veem essa iniciativa com bons olhos.

“Esta é aparentemente uma iniciativa séria dos Emirados Árabes Unidos. Queremos confiar que suas intenções são boas e que o resultado dessa iniciativa é benéfico para os cristãos locais”, disse.

Segundo ele “[as autoridades] falaram com os cristãos locais para saber o que querem, para ouvi-los e conhecer suas preocupações e para ajudar em suas necessidades”. No entanto, “precaução” é necessária, diz Blake.

“Isso poderia ser nada mais que uma campanha para melhorar a imagem do país no mundo, dando uma imagem de um país aberto e tolerante, que por sua vez pode melhorar as relações comerciais com o exterior”, explica.

Minoria cristã

Segundo Joshua Project, 7,9% da população dos Emirados é constituída de cristãos, sendo apenas 1,3% evangélica. No entanto, o crescimento médio dos cristãos no país (5,5%) é superior à média mundial (2,6%).

De acordo com a Portas Abertas na Espanha, baseado em conversas com cristãos locais, “é necessário um tempo para ver como os lugares de adoração serão administrados”.

Os detalhes da legalização dos edifícios da igreja só serão tornados públicos à medida que forem implementados.

A legalização destes 19 locais de culto não muçulmanos ocorre poucas semanas depois do Parlamento austríaco ter chamado para encerrar o KAICID, o centro do diálogo interreligioso financiado pela Arábia Saudita, Áustria e Espanha.

Foi uma reação à notícia de uma nova execução de um líder político da oposição na Arábia Saudita.

Falando sobre a Arábia Saudita, Blake disse: “É uma contradição que um país que praticamente não permite nenhuma expressão religiosa a partir de sua liderança política financie um centro de diálogo religioso”.

*Com informações de Evangelical Focus.


leia mais

A presença da igreja na Arábia Saudita

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Netanyahu sobre os cristãos: “campeões da verdade”

Primeiro-ministro participou da 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã em Jerusalém. Saiba mais!

Campos Neto cita mudanças nas projeções de PIB em 2020, para retração menor

"A ideia é ter um crescimento sustentável, com menos participação do governo", ponderou o presidente do Banco Central

Blasfemar contra o Espírito Santo é imperdoável?

“Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mt. 12:31 e 32) Não existe “pecado imperdoável”,...

Campos Neto: choque fiscal explica parte da depreciação cambial dos emergentes

O presidente do BC também reafirmou que "a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado"

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Projeção do Focus para PIB de 2020 passa de -5,02% para -5,03%

No caso de 2021, a estimativa de crescimento da produção industrial seguiu em 4,53%, ante 5,50% de quatro semanas antes

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!