23.3 C
Vitória
domingo, 14 abril 2024

Em novo livro, Hernandes Dias Lopes comenta “1 Samuel”

Hernandes comenta 1 Samuel em novo livro da série
Hernandes comenta 1 Samuel em novo livro da série "Comentários expositivos" (Foto: Reprodução)

Este livro apresenta o contexto histórico e os personagens de 1 Samuel, ideal para ajudar o cristão a aprofundar o conhecimento das Escrituras 

Por Carolina Leão

O pastor Hernandes Dias Lopes, um dos maiores pregadores do país, vai lançar mais um livro pela editora Hagnos, da série “Comentários Expositivos”, intitulado: “1 Samuel – Da teocracia à monarquia em Israel”. Nessa obra, ele expõe nos comentários os detalhes do livro bíblico de 1 Samuel. A publicação está disponível desde a última quinta-feira (6) para venda nas livrarias digitais e físicas.

Este livro ajuda o leitor a se aprofundar no conhecimento das Escrituras, apresenta um conhecimento histórico ao cristão a respeito do contexto bíblico, como também auxilia no estudo para ministrar pregações expositivas da Palavra de Deus.

Contextualização da abordagem

Capa do livro "1 Samuel' (Foto: divulgação)
Capa do livro “1 Samuel’ (Foto: divulgação)

1 Samuel registra a transição do período dos juízes para a era dos reis de Israel, isto é, da passagem da teocracia (o governo de Deus) para a monarquia (o governo de um rei humano). O livro inclui a carreira de Samuel como profeta, sacerdote e juiz; a trajetória de Saul, o rei que se afastou de Deus; e parte da vida de Davi, rei verdadeiramente teocrático, que fundou a dinastia de cuja descendência surgiria o Messias.

Esse livro não é, portanto, uma simples coleção biográfica e de histórias sobre religião e política em Israel durante a vida desses homens, mas é o registro de Deus agindo na História para preparar um povo para si, trazendo-lhe salvação por intermédio de seu último Rei ungido: Jesus Cristo.

- Continua após a publicidade -

Série “Comentários Expositivos”

Essa série é um macro-projeto de escrever comentários expositivos sobre todos os 66 livros da Bíblia. O primeiro lançado foi Apocalipse, em 2005. Até então, passados 18 anos, já foram publicados 48 livros publicados nessa série, incluindo todo o Novo Testamento, todos os conhecidos como “profetas menores” e, agora, faltam 18 livros do Antigo Testamento para completar toda a Bíblia.

Sobre o autor

Hernandes Dias Lopes é natural de Nova Venécia, ES, casado com Udemilta Pimentel Lopes e pai de Thiago e Mariana. Fez o curso de bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas (SP), de 1978 a 1981, e doutorado em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos, de 2000 a 2001. Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista entre os anos de 1982 e 1984. Desde 1985 é o pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (IPB). É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -