28 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro 2021

Eleições EUA: quem vai vencer o duelo?

O duelo entre os dois candidatos nas eleições dos EUA será definida hoje, 3. “O Partido Republicano representa melhor os princípios do evangelho”, disse pastor Lécio Dornas, da Associação das Igrejas Batistas Brasileiras da América do Norte

Os Estados Unidos decidem nesta terça-feira, 03, se reelegem Donald Trump ou se conduzem Joe Biden à Casa Branca, nas eleições mais emblemáticas e imprevisíveis da história recente. Mais de 100 milhões de norte-americanos já votaram, o que representa 72% das pessoas que votaram no pleito de 2016. Quem vai vencer esse duelo?

Apesar de aparecer atrás nas pesquisas, Trump disse nesta terça que irá ganhar com uma margem maior que há quatro anos. Aliado do republicano, o presidente Jair Bolsonaro disse estar confiante da reeleição do mandatário dos EUA. No Brasil, o dólar recuou ante o real com a perspectiva de vitória de Biden.

“Vencer é fácil. Perder nunca é fácil, não para mim”, declarou Trump. Biden pede que americanos votem e “reconquistem a democracia”. Hillary Clinton convoca eleitores a saírem de casa para votar no democrata.

Pesquisas

Segundo pesquisa da CNBC/Change Research divulgada na segunda-feira, 2, Biden tem vantagem apertada em seis Estados-pêndulo, dentre eles os quatro citados por Trump.

Durante a entrevista, o presidente americano ainda afirmou que só irá declarar vitória, caso ganhe as eleições, quando forem encerradas as apurações em todos os Estados. Desta forma, Trump rejeitou a ideia de comemorar a possível reeleição com base em apurações parciais.

Tensão, apreensão e esperança

As eleições nos EUA vem no extremo de ambiguidades de tensão, apreensão, apreensão por um lado, mas de esperança por outro lado. Do ponto de vista das igrejas evangélicas em geral há uma visão esperançosa, já que o programa do Partido Republicano apresenta projetos relacionados aos princípios cristãos.

“Nem sempre as pessoas eleitas são as melhores quanto aos princípios dos valores do reino. Mas o programa do Partido Republicano representa melhor os nossos ideias como evangélicos”, explicou pastor Lécio Dornas, ex-presidente da Associação das Igrejas Batistas Brasileiras da América do Norte (AIBBAN).

Agora quanto as igrejas étnicas, focando os imigrantes que vivem no país, há muita apreensão. “Nesse momento, a política imigratória do Trump é austera e inibidora, restrintiva. Já o último candidato pelo Democrata teve uma política mais avançada nesse sentido”, ressaltou.

Então, há um suspense do que vai acontecer. “Levando-se em consideração a economia, o Trump é melhor, mas para a realidade imigratória, o Biden é o melhor. Mas levando-se em consideração, valores, princípios e crenças, que se harmonizam com o evangelho, independente do candidato, o programa do Partido republicano representa melhor, que é representado pelo Biden. E nós sempre optamos pelo voto num partido cujo programa se harmonize mais com os princípios do evangelho”, concluiu.

*Com informações das agências

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Suprema Corte autoriza acesso de promotores a registros financeiros de Trump

Donald Trump que tentava impedir que promotores de Nova York tivessem acesso a suas declarações de impostos e outros registros financeiros Por Dow Jones Newswires...

Franklin Graham sofre pedido de renúncia por apoiar Trump

Conhecido no mundo inteiro por ser uma referência no meio evangélico, pastor Franklin Grahan, agora sofre de uma possível perseguição. Entenda!

Carta de Bolsonaro a Biden foi ‘bastante construtiva’, diz embaixador dos EUA

O embaixador do país, Todd Chapman destacou as menções do presidente brasileiro à aproximação dos dois países. Saiba mais!

Relíquia: A Bíblia usada na posse de Joe Biden

Com doze centímetros de grossura, o livro sagrado pertence à família do novo presidente dos EUA há gerações e tem um significado especial. Saiba mais!

Trump e o Natal: “Damos graças a Deus”

Em pronunciamento na Casa Branca, o presidente Donald Trump falou: "No natal damos graças a Deus"

Biden anuncia novos nomes para cargos na Casa Branca

"Estou orgulhoso em anunciar novos membros da minha equipe sênior, que nos ajudará a reconstruir o país da melhor forma", disse Biden

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional