17.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 maio, 2020

Conservador Sebastian Kurz vence eleição na Áustria

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Toffoli tem resultado negativo em novo exame para coronavírus

Toffoli fará novos exames para descartar 1 falso negativo. Ele foi internado no sábado (23) para realizar uma cirurgia de drenagem de abscesso

Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

Grupo se mobiliza para abrir rodas de discussões em busca de saídas e acompanhar a tramitação da Lei de Emergência Cultural no Congresso

Entenda as diferenças entre a caminhada e a corrida

Quem está fora de forma deve iniciar pela caminhada, mas não precisa obrigatoriamente seguir para a corrida com o passar do tempo.

Ministério da Saúde orienta construção de hospitais de campanha em último caso

O Ministério da Saúde divulgou as regras de financiamento para a construção de novos hospitais de campanha para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

O ex-chanceler conservador da Áustria, Sebastian Kurz, venceu as eleições por 37,2% dos votos. Pleito aconteceu neste domingo (29)

O Partido Popular, do atual primeiro-ministro Sebastian Kurz, venceu as eleições antecipadas na Áustria. Com 92,1% dos votos apurados, a centro-direita obteve 37,1% dos votos. Os social-democratas ficaram em segundo, com 21,7%, à frente da extrema-direita, que obteve 16%. Depois do colapso de 2017, o Partido Verde retorna ao parlamento, com 14% dos votos, enquanto os liberais conseguiram 7,8%.

Afetada eleitoralmente após um escândalo de corrupção que motivou as eleições antecipadas, a ultradireita está com um pé na oposição. “Nosso partido precisa de um reinício. Certamente não posso sugerir a continuação do caminho do governo, não à luz desse resultado”, anunciou o secretário-geral do partido de extrema-direita Fpoe, Harald Vilimsky.

Com a desistência da extrema-direita, que integrava o governo de Kurz até maio deste ano, o primeiro-ministro terá essencialmente duas opções. Uma ampla coalizão com os social-democratas, de centro-esquerda, ou uma maioria com os verdes. A coalizão entre a centro-direita e os verdes seria uma novidade em nível nacional. Mas já foi testada em governos regionais na Áustria.

Coalização

O Partido Verde ainda não definiu se formará uma coalizão com Sebastian Kurz. O secretário do partido ambientalista em Viena disse que a legenda conquistou “realizações históricas”. O líder nacional dos verdes, Werner Kogler, mencionou a responsabilidade do partido em relação à juventude, mas ainda não quis se expressar explicitamente sobre uma possível participação no governo.

Kurz também pode governar com a maior diferença (15,4%) entre o primeiro e o segundo partido na Áustria desde o pós-guerra. O primeiro-ministro admitiu ter ficado surpreso com a escala do sucesso eleitoral. “Ninguém pensou em tal resultado, mas você pode ter certeza de que usaremos a confiança com prudência que vocês nos deram”, disse.

Eleições anteriores

Em relação às eleições anteriores, a extrema-direita está em queda livre e perdeu dez pontos. Os populares ganharam 5,7 pontos. Apesar de terem garantido a segunda colocação, os social-democratas caíram 4,9 pontos em relação a 2017. Depois de um mandato fora do Parlamento, os verdes subiram mais de dez pontos. Os liberais subiram 2,1 pontos.

Segundo a televisão pública ORF, Kurz obterá 71 dos 183 assentos do Parlamento austríaco. Os social-democratas terão 41 cadeiras; a extrema-direita, 30; os verdes, 27, e os liberais, 14. Mesmo com queda em relação às eleições de 2017, a participação atingiu 76,6%. Há dois anos, 80% dos eleitores austríacos tinham ido às urnas.

*Com informações das agências

Leia mais

Netanyahu vai formar governo em Israel

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

Festival “VillaMix Em Casa Gospel”

O festival “VillaMix Em Casa Gospel” será dia 30 de maio, com transmissões no YouTube e Facebook. Ana Paula Valadão estão entre as atrações

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Em breve, primeiro single de Kemuel Worship Filhos: Lado B

“Algo Novo”, com participação especial de Lukas Agustinho, é o primeiro single do novo projeto de Kemuel 

Daniel Júnior canta “Deus cuida de mim”

Gerado em momento de dor, novo single de Daniel Junior está disponível nas plataformas de streaming, Ouça a canção!

Após saída do Ministério Zoe, Thamires Garcia em nova fase

Thamires Garcia anunciou sua saída do Ministério Zoe em janeiro para seguir carreira solo

Nasce uma estrela na música gospel: Gisa Garcia

Convertida à Cristo desde os 8, Gisa Garcia sempre ansiou em trocar o backvocal do funk pelo microfone principal, porém cantando louvores. E agora prepara seu primeiro EP na música gospel