21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Argentina e Guatemala têm novos presidentes

Alberto Fernández foi eleito presidente da Argentina ao lado de Cristina Kirchner como vice. Foto: Reprodução

Atual presidente argentino reconheceu derrota frente a Alberto Fernández, que tem Cristina Kirchner como vice. Na Gutemala, político conservador derrotou a ex-primeira-dama Sandra Torres com quase 60% dos votos

Argentina e Guatemala protagonizaram novo momento político. Os dois países elegeram nesse domingo (11) seus chefes de executivo. O candidato de oposição à presidência da Argentina, Alberto Fernández, venceu com larga vantagem as eleições primárias para a presidência do país, impondo uma dura derrota ao atual presidente, Mauricio Macri.

Com 99,37% das urnas apuradas, Alberto Fernández, que tem Cristina Kirchner como vice, teve 47,66% dos votos, e Macri 32,08%. Roberto Lavagna aparece em 3º lugar com 8,23% dos votos.

Macri reconheceu um desempenho abaixo do esperado. “Tivemos uma eleição ruim e isso nos obriga, a partir de amanhã, a redobrar nossos esforços. Dói que não tenhamos todo o apoio que esperávamos”, disse.

Ao vencer as eleições, Fernández, que é o representante da ‘Frente de Todos’, disse querer criar uma “nova Argentina”. “Nós não vamos restaurar um regime, vamos criar uma nova Argentina, que termine com este tempo de mentiras e que dê aos argentinos um horizonte melhor para o futuro. O conceito de vingança, divisão e qualquer outra coisa acabou. Nunca fomos loucos governando. Vamos arrumar os problemas que outros geraram”, afirmou.

Guatemala
Argentina e Guatemala têm novos presidentes
Foto: Jose Cabezas/ REUTERS

Na Guatemala, o conservador Alejandro Giammattei venceu a ex-primeira-dama Sandra Torres no segundo turno das eleições para presidente no país. Ele será o sucessor de Jimmy Morales.

Mais de 8 milhões de guatemaltecos estavam aptos a votar para escolher quem comandará o país nos próximos quatro anos. Giammattei assumirá o cargo no dia 14 de janeiro, quando Morales deixa o poder.

O Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala ainda precisa oficializar os resultados para que Giammattei e seu companheiro de chapa, Guillermo Castillo, sejam confirmados como novos presidente e vice-presidente do país.

- Continua após a publicidade -

A participação ficou em 50%, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral, um número baixo para os padrões do país e apesar dos pedidos dos dois candidatos para que a população fosse às urnas para votar.

A votação ocorreu com tranquilidade, sem o registro de incidentes.

*Com informações das agências


Leia mais

Apelo! Presidente argentino convoca igrejas para cordo
Cristãos ajudam afetados pelo Vulcão de Fogo na Guatemala

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -