27.4 C
Vitória
segunda-feira, 8 março 2021

Em 2020, brasileiros vão eleger prefeitos e vereadores

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo no dia 25 do mesmo mês em 2020

A partir desse (1) de janeiro de 2020, eleitores, partidos e candidatos estão atentos ao calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais. Este ano serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Pelo calendário eleitoral aprovado pela Corte, as pessoas envolvidas no pleito devem respeitar regras e prazos para garantir a realização da votação. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

A partir desse primeiro dia de janeiro, as empresas responsáveis por pesquisas de opinião estão obrigadas a registrar-se no TSE. Na mesma data, qualquer órgão da administração pública fica proibido de distribuir benefícios, bens ou valores, exceto no caso de calamidade pública.

Além disso, em ano de eleição os órgãos públicos também não podem aumentar gastos com publicidade acima da média dos últimos três anos.

FUNDO ESPECIAL 

Em abril, o TSE vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

Conforme o orçamento da União para o ano que vem, R$ 2 bilhões estão previstos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). No dia 16 de junho, a Corte deve divulgar o valor corrigido do fundo, criado pelo Congresso.

Os partidos deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. No entanto somente em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos.

Além disso a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno.

A partir do dia 19 de setembro, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em flagrante. A legislação eleitoral também proíbe a prisão de eleitores nos dias próximos ao pleito. Entretanto, no dia 29, eleitores também só podem ser presos em flagrante.

A diplomação dos prefeitos e vices, além dos vereadores eleitos, deve ocorrer até 19 de dezembro de 2020. Nas eleições municipais de 2016, 144 milhões de eleitores estavam aptos a votar. No pleito, foram registradas 496 mil candidaturas para os cargos disputados.

Da redação, com informações da Revista Exame


LEIA MAIS 

Eleições na Índia – Resultado pode afetar cristãos 
Como deve ser o voto cristão? 
Eleições 2018: Religião X Política? 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Natal (RN): Projeto de lei pode tornar igrejas e templos essenciais

Texto foi aprovado pela Câmara municipal de Natal (RN), em regime de urgência, e será enviado para sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB). Saiba mais!

Pazuello orienta prefeitos a não reterem vacinas até aplicação da 2ª dose

A nova orientação passaria a valer a partir do dia 23 deste mês Por Mateus Vargas (AE) Pressionado pelo ritmo lento de vacinação para covid-19, o...

Goiânia: igreja pode ser considerado serviço essencial

Projeto de Lei está nas mãos do Prefeito da cidade que pode sancionar ou vetá-lo. Saiba mais!

Comunhão sem aglomeração

Como cristãos precisamos olhar 2020 como um ano difícil quando Deus continuou comandando a história. E se Deus está no comando, precisamos confiar em Seu governo.

Recorde! 2020 foi o ano com mais mortes no Brasil

No total, 1,4 milhão de pessoas morreram no último ano, o que representou um aumento de 8,6% se comparado a 2019. Saiba mais!

Prefeitos reúnem-se com Pazuello para discutir vacinação

Apesar de não ter batido o martelo sobre uma data para o início da vacinação no País, na melhor hipótese, começa em 20 de janeiro

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record