back to top
23.9 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

Em 2020, brasileiros vão eleger prefeitos e vereadores

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo no dia 25 do mesmo mês em 2020

A partir desse (1) de janeiro de 2020, eleitores, partidos e candidatos estão atentos ao calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais. Este ano serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Pelo calendário eleitoral aprovado pela Corte, as pessoas envolvidas no pleito devem respeitar regras e prazos para garantir a realização da votação. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

A partir desse primeiro dia de janeiro, as empresas responsáveis por pesquisas de opinião estão obrigadas a registrar-se no TSE. Na mesma data, qualquer órgão da administração pública fica proibido de distribuir benefícios, bens ou valores, exceto no caso de calamidade pública.

- Publicidade -

Além disso, em ano de eleição os órgãos públicos também não podem aumentar gastos com publicidade acima da média dos últimos três anos.

FUNDO ESPECIAL 

Em abril, o TSE vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

Conforme o orçamento da União para o ano que vem, R$ 2 bilhões estão previstos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). No dia 16 de junho, a Corte deve divulgar o valor corrigido do fundo, criado pelo Congresso.

Os partidos deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. No entanto somente em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos.

Além disso a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno.

A partir do dia 19 de setembro, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em flagrante. A legislação eleitoral também proíbe a prisão de eleitores nos dias próximos ao pleito. Entretanto, no dia 29, eleitores também só podem ser presos em flagrante.

A diplomação dos prefeitos e vices, além dos vereadores eleitos, deve ocorrer até 19 de dezembro de 2020. Nas eleições municipais de 2016, 144 milhões de eleitores estavam aptos a votar. No pleito, foram registradas 496 mil candidaturas para os cargos disputados.

Da redação, com informações da Revista Exame


LEIA MAIS 

Eleições na Índia – Resultado pode afetar cristãos 
Como deve ser o voto cristão? 
Eleições 2018: Religião X Política? 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -