24.2 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Elas pelo mundo: protagonismo das mulheres em missões

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

Lançado em maio pela Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira, o Elas pelo Mundo fortalece a liderança feminina em projetos missionários pelo mundo

Fortalecer a liderança feminina em projetos missionários ao redor do mundo. Esse é o principal objetivo do programa Elas Pelo Mundo, da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira (CBB). Programa foi lançado em maio, no Congresso Proclamai, que foi transmitido pelo canal da JMM no Youtube.

Segundo a JMM, o Elas Pelo Mundo parte da constatação da força missionária feminina, se configurando em uma plataforma para dar voz às missionárias. E dá visibilidade a trabalhos inspiradores de mulheres comuns, por meio de depoimentos, entrevistas, mesa redonda entre outras estratégias.

Para a Junta de Missões Mundiais, o programa também traz um despertamento para a obra missionária nas igrejas. A idealizadora do Elas Pelo Mundo, Analzira Nascimento, dá mais detalhes sobre o programa. Confira na entrevista!

Qual o lugar das mulheres na história do movimento missionário e o papel delas em missões hoje?

Analzira Nascimento – Desde os tempos bíblicos, as mulheres já exerciam um papel de liderança, mas por questões culturais, geralmente, eram colocadas como figuras secundárias. Podemos observar isso em toda a história do movimento missionário e na atualidade. Embora sejam maioria, muitas vezes, elas são invisibilizadas por uma sociedade patriarcal que impõe um protagonismo masculino, relegando as mulheres a uma posição subalterna. Hoje, muitas mulheres têm estado em destaque pelos trabalhos sérios e de grande relevância, realizados no âmbito missionário mundial.

elas_pelo-mundo
Foto: Reprodução

Por trás da iniciativa de criar um programa que dê visibilidade ao protagonismo missionário feminino existe uma denúncia ao patriarcado e ao machismo no meio missionário?

A Junta de Missões Mundiais tem mais mulheres do que homens em seu quadro de missionários. Embora a intenção primeira do projeto não seja uma reparação histórica, penso que a iniciativa vai fomentar uma cultura de valorização e empoderamento da mulher. A ideia é, também, estimular um espírito empreendedor nas mulheres através da identificação com as entrevistadas.

Há ações do projeto já definidas para acontecer? 

Os programas serão temáticos e quinzenais. O próximo já está gravado e aborda a grave situação de fome prevista no mundo pós-covid, fazendo uma transversalidade com três projetos coordenados por mulheres inspiradoras. Por enquanto, o evento só acontece pelas redes sociais. Nossos planos, após isolamento social, é oferecer esta programação e seus conteúdos em igrejas e congressos e os anfitriões oferecem a estrutura.

Quem quiser ter acesso ou mais informações sobre como participar ou implementar o programa, o que precisa fazer?

Acompanhar nossas redes sociais (Instagram e Facebook). Estamos organizando novas participações femininas globais e implementando quadros mais criativos dentro da programação. Temos uma pauta de 23 temas para os próximos programas, entre eles: Desafios para a Missão em um Mundo Pós-Covid, Mulher invisível, Igreja Digital e a Missão, e por aí vai. Mas o nosso público alvo não é só o feminino. Os homens interessados em fazer parte do que Deus está fazendo no mundo pode se envolver!

*Extraído de Ultimato, e adaptada por Comunhão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Líder da Missão Praia da Costa, Pastor Simonton Araújo, está na UTI

Pastor Simonton Araújo dirige a Missão Praia da Costa, em Vila Velha (ES), há 24 anos: "Seja feita a vontade do PAI!", escreveu

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Salles: questões ambientais ocorre onde não há prosperidade

"O governo federal dá suporte aos Estados, fiscaliza em caráter primário as áreas federais, mas não as propriedades privadas", disse o ministro

Irmão caminhoneiro: “Se 10% deles lerem a Bíblia pra nós já é um ganho”

Membros da igreja presbiteriana de Araguaína, em Tocantins, com o apoio da PM abordaram caminhoneiros nas estradas para entregar kits com álcool em gel, máscaras e panfletos. Confira!

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!