28.3 C
Vitória
terça-feira, 19 janeiro 2021

Elas pelo mundo: protagonismo das mulheres em missões

Lançado em maio pela Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira, o Elas pelo Mundo fortalece a liderança feminina em projetos missionários pelo mundo

Fortalecer a liderança feminina em projetos missionários ao redor do mundo. Esse é o principal objetivo do programa Elas Pelo Mundo, da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira (CBB). Programa foi lançado em maio, no Congresso Proclamai, que foi transmitido pelo canal da JMM no Youtube.

Segundo a JMM, o Elas Pelo Mundo parte da constatação da força missionária feminina, se configurando em uma plataforma para dar voz às missionárias. E dá visibilidade a trabalhos inspiradores de mulheres comuns, por meio de depoimentos, entrevistas, mesa redonda entre outras estratégias.

Para a Junta de Missões Mundiais, o programa também traz um despertamento para a obra missionária nas igrejas. A idealizadora do Elas Pelo Mundo, Analzira Nascimento, dá mais detalhes sobre o programa. Confira na entrevista!

Qual o lugar das mulheres na história do movimento missionário e o papel delas em missões hoje?

Analzira Nascimento – Desde os tempos bíblicos, as mulheres já exerciam um papel de liderança, mas por questões culturais, geralmente, eram colocadas como figuras secundárias. Podemos observar isso em toda a história do movimento missionário e na atualidade. Embora sejam maioria, muitas vezes, elas são invisibilizadas por uma sociedade patriarcal que impõe um protagonismo masculino, relegando as mulheres a uma posição subalterna. Hoje, muitas mulheres têm estado em destaque pelos trabalhos sérios e de grande relevância, realizados no âmbito missionário mundial.

elas_pelo-mundo
Foto: Reprodução

Por trás da iniciativa de criar um programa que dê visibilidade ao protagonismo missionário feminino existe uma denúncia ao patriarcado e ao machismo no meio missionário?

A Junta de Missões Mundiais tem mais mulheres do que homens em seu quadro de missionários. Embora a intenção primeira do projeto não seja uma reparação histórica, penso que a iniciativa vai fomentar uma cultura de valorização e empoderamento da mulher. A ideia é, também, estimular um espírito empreendedor nas mulheres através da identificação com as entrevistadas.

Há ações do projeto já definidas para acontecer? 

Os programas serão temáticos e quinzenais. O próximo já está gravado e aborda a grave situação de fome prevista no mundo pós-covid, fazendo uma transversalidade com três projetos coordenados por mulheres inspiradoras. Por enquanto, o evento só acontece pelas redes sociais. Nossos planos, após isolamento social, é oferecer esta programação e seus conteúdos em igrejas e congressos e os anfitriões oferecem a estrutura.

Quem quiser ter acesso ou mais informações sobre como participar ou implementar o programa, o que precisa fazer?

Acompanhar nossas redes sociais (Instagram e Facebook). Estamos organizando novas participações femininas globais e implementando quadros mais criativos dentro da programação. Temos uma pauta de 23 temas para os próximos programas, entre eles: Desafios para a Missão em um Mundo Pós-Covid, Mulher invisível, Igreja Digital e a Missão, e por aí vai. Mas o nosso público alvo não é só o feminino. Os homens interessados em fazer parte do que Deus está fazendo no mundo pode se envolver!

*Extraído de Ultimato, e adaptada por Comunhão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Suspenso o inquérito contra desembargador que humilhou guardas em Santos

Diz que direito de defesa foi violado. Caso aconteceu em Santos (SP). Eduardo Siqueira humilhou guarda e se recusou a usar máscara na orla

Missões Nacionais abençoando o Amazonas

A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas. Saiba mais!

“Haja luz”, nova canção de Luciano Camargo

O louvor, que já está disponível em todas as plataformas digitais, vem como uma comemoração da vida do artista e um anseio para o ano novo. Ouça a canção!

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

Mourão: Forças Armadas indisciplinadas comprometem democracia

Vice-presidente Mourão disse que, no Brasil, Forças Armadas são comprometidas com as suas missões. Saiba mais!

Mortalidade de cristãos aumenta em 60% em 2020

Número de cristãos mortos no mundo aumenta no último ano. Entenda a perseguição violenta enfrentada por cristãos em todo o mundo. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social