21.9 C
Vitória
segunda-feira, 20 setembro 2021

Ed René Kivitz: lições para um casamento de sucesso

“O casal deve seguir sua jornada com os olhos fixos no céu, recebendo a sabedoria que vem do alto”

Por Marlon Max

A vida em casal é um plano de Deus para a humanidade e a perpetuação da família. Mesmo assim, muitos casais que enfrentam adversidades que, hora ou outra, fazem surgir dúvidas a respeito do caminho que os dois escolheram. De acordo com o teólogo e pastor da Igreja Batista de Água Branca, o segredo para um relacionamento saudável e duradouro está em entender a vontade de Deus para a família.

Ed René Kivitz elabora que a vida a dois é semelhante ao que está exposto no livro de provérbios 30:18,19. “Há três coisas que me deixam maravilhado, ou melhor, quatro coisas que não entendo: como a águia plana no céu, como a serpente rasteja sobre a rocha, como a embarcação navega no mar, e como o homem ama a mulher”. De acordo com o pastor, a passagem bíblica deixa três lições para o matrimônio.

A águia, a serpente e o navio

A primeira é sobre como se comportam águias se comportam. “A águia tem apenas um ninho, e assim deve ser o homem que forma uma família com sua esposa. Nesse contexto, ambos devem cultivar a exclusividade e a fidelidade para que o caminho seja bem-sucedido”, explica. Muitos casamentos vivem momentos de provações por não compreender o significado da aliança.

casal
Foto: reprodução/unsplash

A segunda lição, aponta Kivitz, é sobre o comportamento da serpente “que rasteja sobre a rocha”, como diz no texto de Provérbios. Seguir em frente, em meio a adversidade sem deixar os problemas paralisar o projeto eterno do casal.

“A serpente segue seu caminho sem deixar rastros. Um homem e uma mulher devem conviver sem deixar para trás os resíduos que comprometem o caminho comum e por isso devem praticar o perdão. Nenhum casamento sobrevive ao acúmulo de lixo emocional e espiritual”, diz o pastor.

A terceira lição que Kivitz apresenta esclarece como é possível se guiar em tempos ruins. O casamento é semelhante a um navio no mar. Ambos precisam de uma direção, de estabilidade e não foram feitos para viver estagnados. Para o pastor Ed René, ter uma forma de se guiar pelos mares, dá segurança ao navio e da mesma forma acontece com o casamento.

“O navio ao cruzar os mares se guiam pelas estrelas, da mesma forma o casal deve seguir sua jornada com os olhos fixos no céu, recebendo a sabedoria que vem do alto”, esclarece e acrescenta que “a longevidade do casamento se baseia na submissão de ambos a uma luz comum”, conclui.

A vida de um casal será sempre rodeada por mistérios e diversas possibilidades. Kivitz, entretanto, garante que o compromisso de fidelidade e exclusividade, a disposição de começar de novo a cada manhã e a total dependência de Deus, podem ser pistas para discernir os rumos da vida conjugal com sucesso.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se