23.8 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Ed René Kivitz: lições para um casamento de sucesso

Ed René Kivitz (1)
Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Ed René Kivitz é pastor titular da Igreja Batista Água Branca em São Paulo. Foto: reprodução/facebook

“O casal deve seguir sua jornada com os olhos fixos no céu, recebendo a sabedoria que vem do alto”

Por Marlon Max

A vida em casal é um plano de Deus para a humanidade e a perpetuação da família. Mesmo assim, muitos casais que enfrentam adversidades que, hora ou outra, fazem surgir dúvidas a respeito do caminho que os dois escolheram. De acordo com o teólogo e pastor da Igreja Batista de Água Branca, o segredo para um relacionamento saudável e duradouro está em entender a vontade de Deus para a família.

Ed René Kivitz elabora que a vida a dois é semelhante ao que está exposto no livro de provérbios 30:18,19. “Há três coisas que me deixam maravilhado, ou melhor, quatro coisas que não entendo: como a águia plana no céu, como a serpente rasteja sobre a rocha, como a embarcação navega no mar, e como o homem ama a mulher”. De acordo com o pastor, a passagem bíblica deixa três lições para o matrimônio.

A águia, a serpente e o navio

A primeira é sobre como se comportam águias se comportam. “A águia tem apenas um ninho, e assim deve ser o homem que forma uma família com sua esposa. Nesse contexto, ambos devem cultivar a exclusividade e a fidelidade para que o caminho seja bem-sucedido”, explica. Muitos casamentos vivem momentos de provações por não compreender o significado da aliança.

- Continua após a publicidade -
casal
Foto: reprodução/unsplash

A segunda lição, aponta Kivitz, é sobre o comportamento da serpente “que rasteja sobre a rocha”, como diz no texto de Provérbios. Seguir em frente, em meio a adversidade sem deixar os problemas paralisar o projeto eterno do casal.

“A serpente segue seu caminho sem deixar rastros. Um homem e uma mulher devem conviver sem deixar para trás os resíduos que comprometem o caminho comum e por isso devem praticar o perdão. Nenhum casamento sobrevive ao acúmulo de lixo emocional e espiritual”, diz o pastor.

A terceira lição que Kivitz apresenta esclarece como é possível se guiar em tempos ruins. O casamento é semelhante a um navio no mar. Ambos precisam de uma direção, de estabilidade e não foram feitos para viver estagnados. Para o pastor Ed René, ter uma forma de se guiar pelos mares, dá segurança ao navio e da mesma forma acontece com o casamento.

“O navio ao cruzar os mares se guiam pelas estrelas, da mesma forma o casal deve seguir sua jornada com os olhos fixos no céu, recebendo a sabedoria que vem do alto”, esclarece e acrescenta que “a longevidade do casamento se baseia na submissão de ambos a uma luz comum”, conclui.

A vida de um casal será sempre rodeada por mistérios e diversas possibilidades. Kivitz, entretanto, garante que o compromisso de fidelidade e exclusividade, a disposição de começar de novo a cada manhã e a total dependência de Deus, podem ser pistas para discernir os rumos da vida conjugal com sucesso.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -