Um problema que pode ocorrer no inverno é a desidratação, já que nos dias frios é comum sentir menos sede e beber menos água
Por Gustavo Genelhu
O inverno ainda nem chegou oficialmente, mas os dias frios já fazem parte da nossa rotina. Apesar de ser o clima preferido de muita gente, é preciso tomar alguns cuidados nessa época do ano, especialmente com os idosos. Isso porque, com a queda da temperatura, a imunidade costuma diminuir, facilitando o aparecimento de diversas doenças.
Os idosos precisam de uma atenção especial nesse período para evitar os efeitos de algumas doenças que podem surgir ou se agravar. Nos dias frios, é mais comum o aparecimento ou agravamento de problemas como gripe, pneumonia, doenças reumáticas, além do risco de hipotermia, rachaduras na pele e até desidratação, devido à menor ingestão de água. Cuidados simples do dia a dia irão contribuir para manter a saúde e, assim, aproveitar a estação com bem-estar e disposição.
Veja também:
- Noivado, um chamado solene de Deus para a perfeita união
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Facebook
Uma dica para os dias frios é tomar banhos mais rápidos, de preferência no período da tarde, quando a temperatura está mais elevada. E não esquecer de hidratar a pele com produtos apropriados para evitar o ressecamento, rachaduras e até lesões.
Na estação do frio, é importante manter a rotina de atividades físicas, mas é preciso evitar locais abertos, principalmente nos dias em que as temperaturas estão muito baixas.
Vale lembrar também das vestimentas para aquecer o corpo. Vestir roupas mais quentes e usar acessórios, como meias, gorros e cachecóis, é importante para se manter quentinho.
Um problema que pode ocorrer no inverno é a desidratação, já que nos dias frios é comum sentir menos sede e, consequentemente, beber menos água. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação e tomar bastante água, mesmo sem sentir sede. Para não esquecer, mantenha sempre uma garrafinha de água fresca por perto.
O calendário vacinal também merece atenção e precisa estar em dia com todos os imunizantes indicados pelo médico. E ao apresentar quadros de dor de cabeça, febre ou resfriado, não ignore os sintomas e procure um médico. Não tome ou ministre medicamentos por conta própria.
A terceira idade traz consigo algumas fragilidades e limitações, mas com medidas cuidadosas é possível se adaptar e superar muitas dificuldades. Em qualquer estação, vale a pena estar atento à saúde e desfrutar da longevidade tão sonhada por todos.
Gustavo Genelhu é médico geriatra.
FIQUE DE OLHO:
“Ao apresentar quadros de dor de cabeça, febre ou resfriado, não ignore os sintomas e procure um médico”