22.3 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

É assim que dura…

Leia também

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

O ministro afirmou que a decisão sobre data para reabrir escolas não é do MEC, mas de Estados e municípios

Bolsonaro volta a estimular Renda Brasil

O governo também não quis deixar um vácuo aberto para os congressistas, que já têm projetos para reforçar o Bolsa Família

STF define julgamento de garantia a negros

A medida assinada por Lewandowski, em caráter liminar, determina apenas a repartição dos recursos e do tempo da propaganda de forma proporcional entre concorrentes brancos e negros

O assunto começou na saída para o almoço, quando eu falava que tenho que andar na linha com a Norma, que embora seja de aparência calma também sabe me trazer na rédea curta. Acabei contando que, na noite anterior, a “jantinha” foi servida na bandeja e entregue na cama, tudo isso para aplacar a esposa. Foi aí que a Tia Cidinha, como é carinhosamente chamada a funcionária mais carismática da Universidade da Família, nos disse com sua simplicidade interiorana: “Com o Bene (seu marido), é assim também. Quando ele vê que estou nervosa, leva cafezinho na cama pra mim. É assim que dura. Já vamos para 40 anos de casados”. O sotaque dela é aquele típico do interior paulista, muito carregado mesmo, e com todas as conjugações coloquiais possíveis. Todos os presentes riram, mas eu saí pensativo e inspirado a escrever a este artigo.

O que faz um casamento durar? Não há resposta simples. Não existe uma regra de três que solucione tal equação. Livros de autoajuda não cobrem todas as variáveis.

A conversa com a Cidinha, que não durou dois minutos, despertou-me para uma atitude que se torna cada dia mais rara, mais desprezada, não pela ausência de importância ou efetividade, mas porque agora ela é démodé: A simples decisão de não impor a sua visão do certo ou do errado, mas decidir que manter o relacionamento é mais importante do que tentar convencer o outro de seu erro.

Como disse anteriormente, não existe fórmula única ou simples para fazer um casamento durar. A questão é que as pessoas já não estão a fim de levar cafezinho na bandeja para o marido ou para a esposa por quem foi contrariado. Distanciamos quando deveríamos buscar um meio qualquer de aproximação. Calamos quando a palavra deveria ser lançada para reafirmar amor e interesse. Deixamos a mente divagar pela ofensa, ruminando fatos anteriores somente com o propósito de ratificar o sentimento presente de tristeza e frustração, o que por sua vez produzirá ainda mais dor e desconfiança. Ao invés disso deveríamos renovar a nossa mente, pensando no que o Evangelho nos recomenda no momento da ofensa ou da frustração, nos esforçando ao máximo para fazer o que o Senhor nos exemplificou enquanto trazia a bacia entre os pés e a toalha na mão.

Na verdade, sem saber o quanto ela e o marido estão cheio da sabedoria de Deus, a Tia Cidinha forneceu uma grande pista do que fazer para um casamento durar: Cada vez que um marido passa por cima de seus sentimentos e faz algo para agradar sua esposa, ele está seguindo o exemplo de Cristo, que se sacrificou em favor da Igreja.  Cada vez que uma esposa encurta a distância, rompe o silêncio ou decide servir seu esposo, ela encarna o Evangelho da Cruz, perdendo para ganhar, morrendo para viver, crendo na recompensa que virá.

É assim que um casamento dura uma vida inteira…

Dinart Barradas é diretor nacional do Growing Families International e há mais de 20 anos atua na estruturação e na restauração de famílias

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Xangri-Lá (RS): Leitura da bíblia obrigatória em escolas

Lei aprovada pela Câmara de vereadores de Xangri-Lá (RS) defende leitura da Bíblia em escolas para 'tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta' Saiba mais!

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

Assista o clipe “Olha eu aqui”, de Ton Carfi

Depois da versão ao vivo de "Olha eu aqui", Ton Carfi lança a versão original com videoclipe. Assista!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

“Compostagem” é o novo EP do rapper Felipe Vilela

O projeto conta com três faixas, entre elas a canção “Reluzir”, que traz a participação de Eli Soares O rapper Felipe Vilela acaba de apresentar...

Espiritualidade saudável e a qualidade de vida no mundo pós-moderno

"Formação Espiritual" reúne reflexões de teólogos e alerta para os perigos do ativismo, da pressa e do esfriamento das relações humanas e da fé.