25 C
Vitória
sábado, 6 março 2021

O drama da volta pra casa: brasileiros em Portugal

Mais de 200 brasileiros estão presos sem poder sair de Portugal. “Só queríamos voltar para o nosso país”, disse um dos brasileiros

Por Priscilla Cerqueira 

Com o fechamento das fronteiras terrestres e aéreas entre vários países em meio a pandemia de coronavírus, muitos brasileiros não conseguem voltar para casa. Em Lisboa, Portugal, alguns chegam a ficar acampados em frente ao Aeroporto e até contam com a ajuda da população para se alimentarem e protegerem do frio.

No país, mais de 200 brasileiros estão presos sem poder sair de Portugal. É que todos os voos entre Portugal e Brasil estão cancelados até o fim do estado de emergência.
Nenhum voo é possível.

“Estamos com passagem comprada, prontos para viajar, mas presos em Portugal, pois não liberam que os voos saiam daqui. A cada dia, a situação fica mais complicada. Só queríamos voltar para o nosso país”, declarou Fillipe, que é da Igreja Evangélica batista de Vitória (ES) à Comunhão.

Pastor João Melo, que mora em Portugal, afirmou que está ajudando uma família de brasileiros também. “Mas a situação é inversa, o esposo veio e agora a esposa e o filho aguardam no Brasil a possibilidade de virem”, disse. “Os meus pais também tinham passagem comprada para fevereiro e foi cancelada”, completou.

Suporte emocional

João Melo disse que tem dado todo o suporte emocional e espiritual para as pessoas nesta situação, já que “não tem sido fácil para a família. Estão arrasados e emocionalmente fragilizados. Graças a Deus que o marido arrumou um novo emprego e conseguimos doar os móveis da casa”, explica.

Segundo o pastor, o desafio tem sido grande e ainda mais agravado pelo lockdown. Mas já foi possível plantar uma nova igreja em janeiro. “Deus tem sido misericordioso e feito muitos milagres. Estamos com 26 pessoas a congregar (virtualmente), sendo quase todos portugueses, e esta família brasileira qie está sendo acolhida agora também”, contou.

brasileiros_Portugal
Brasileiros que aguardam voltar para casa. Foto: Alexander Nemenov/ AFP

O que diz o governo brasileiro

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que concluiu negociação com Portugal para a realização de um voo comercial extraordinário entre Lisboa e Guarulhos (SP) para o dia 26 de fevereiro.

Segundo o Itamaraty, por se tratar de uma operação privada, os interessados em embarcar no voo de 26 de fevereiro devem tratar diretamente com a companhia aérea TAP, que será a responsável pelo transporte dos passageiros, para a marcação ou aproveitamento de bilhetes aéreos.

Em função do estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal devido à pandemia de covid-19, somente poderão ingressar no aeroporto, passageiros com bilhetes confirmados pela empresa aérea.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Arrependa-se, Brasília”, pede evangelista Phillip Blair

Em uma pregação na Praça dos três poderes, em Brasília (DF), o evangelista americano, Phillip Blair exortou o país para que se arrependa e volte para Jesus.

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

Iraque: Visita do Papa levanta questões sobre a Igreja Perseguida

Em visita inédita ao país, o Papa Francisco irá a igrejas atacadas pelo Estado Islâmico. Saiba mais!

“Sou o Teu Altar”, com Bekah Costa e Paulo Cesar Baruk

De composição de Anderson Freire, canção de Bekah Costa é um lançamento da MK Music. Saiba mais!

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!