25.5 C
Vitória
quinta-feira, 18 agosto 2022

Douglas Gonçalves aconselha como pregar para a nova geração

Pastor Douglas Gonçalves, líder do ministério Jesus Copy. Foto: Reprodução / YouTube Jesus Copy.

O líder do ministério Jesus Copy traz dicas importantes para aqueles que trabalham com jovens em sua igreja local e em outros lugares 

Por Victor Rodrigues 

Em uma série de três episódios o pastor Douglas Gonçalves, líder do ministério Jesus Copy, expôs o tema: como pregar para nova geração?

Nesta quinta-feira (04) foi o último vídeo da sequência. Ele relatou sobre a importância da comunicação da Palavra de Deus de maneira eficaz para os mais jovens.  

Logo, confira um resumo dos temas abordados nos dois primeiros vídeos do Jesus Copy: “os sete erros na hora de pregar” e o “principal alvo da pregação”. 

Sete erros na hora de pregar 

Durante o primeiro vídeo da série, ele deu sete conselhos para aqueles que querem se comunicar melhor com a nova geração. Confira! 

Ler o esboço todo: não é ideal ler a mensagem para todos, afinal esse conteúdo não está dentro de você. A nova geração quer pessoas que queimam por aquilo que carregam. Por isso, memorize seu esboço para que isso internalize em você.

Falar de vários assuntos na mesma pregação: estão falando de uma geração que tem menos foco, por isso precisamos escolher um assunto para falar e focar bem nele.

Ficar se diminuindo na hora de pregar: chegue com confiança, pois é a Palavra de Deus que será pregada e ela é poderosa. E lembre-se, é Deus que vai falar através da sua vida.

Ter cuidado com as repetições: cortar o vício de linguagens é importante, porque pode comprometer o ensino. Portanto, use formas diferentes para falar de assuntos que são mais parecidos.

Falar sem convicção: quando estamos falando da Palavra de Deus e você está preparado, fale com convicção. Essa é a diferença de pregar, pois a pregação está ligada com proclamar a Palavra Deus.

Se preocupar demais com as críticas: não preocupe demasiadamente com o que vão pensar de você, pois você foi chamado por Deus para pregar para essa geração e proclamar o evangelho.

Não ignorar completamente as críticas: as críticas também são importantes para que possamos melhorar. Elas não podem nos travar, mas também não podem ser ignoradas, porque as pessoas que estão nos ouvindo podem nos ajudar a crescer.

Alvo da pregação 

No segundo dia da série, o pastor afirmou que o principal objetivo de propagar a mensagem do Evangelho é a transformação de pessoas. Entenda! 

A partir do momento que tivemos uma experiência profunda com Deus e que mudou nossa vida, agora nosso papel é revelar Jesus e amar as pessoas a nossa volta para que elas também sejam transformadas.

Há duas formas para acontecer essa mudança: não estar preocupado em ser inteligente, mas ser claro. E também não se preocupar com tudo que você sabe, mas a quantidade de informação que vai trazer transformação. 

Do mesmo modo, há três pilares que vão transformar o alvo da pregação: provar o ponto para o cérebro da pessoa. Logo, mostre que aquele ponto está correto com a Palavra de Deus.

Outro ponto é inspirar o coração da pessoa: conte ilustrações para ela se ver ali e seu coração seja tocado.

Além disso, instrua suas mãos: dê instruções claras para que aquela pessoa saiba o que fazer. 

Nessa última live da série, apresentada nesta quinta-feira (04) o pastor ensinou como estruturar um esboço de pregação. Assista! 

Assiste a última live – conselhos

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se