27.3 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

As palmeiras, o templo e as nações

O que Jesus queria nos ensinar quando entrou em Jerusalém montado num jumento aos gritos de hosana?

Imediatamente após a chegada de Jesus em Jerusalém em meio a ramos de palmeiras, Mateus, Marcos e Lucas registram que sua próxima parada é limpar o Templo. O que a clareira do Templo tem a ver com os ramos das mãos e o desfile de antes? Por último e mais importante, o que esses dois eventos têm a nos dizer quando nos preparamos para celebrar a ressurreição de Jesus nas igrejas divididas por raça e classe?

O Templo e os ramos falam com uma voz comum. Eles revelam a visão de Deus para a paz entre as etnias e nossa reconciliação sob o reinado universal de Jesus. Para ouvir essa voz comum, devemos prestar muita atenção às Escrituras que Jesus usa para interpretar suas ações naquele fatídico nos dois primeiros dias da Semana Santa.

Além da humildade

O Domingo de Ramos começa com Jesus nos arredores de Jerusalém instruindo seus discípulos a lhe trazer um jumento para cavalgar na cidade. Os escritores do evangelho deixam claro que esse gesto real é uma representação dramática de Zacarias 9: 9. A seção citada nos Evangelhos diz: “Não tenha medo, Filha de Sião; Vê, o teu rei está vindo, sentado no jumentinho”(João 12:15).

Nesta leitura das ações de Jesus, o Domingo de Ramos revela sua humildade. Ele não é como os outros reis que entram em cidades em cima de cavalos de guerra em comemoração à vitória sangrenta cercada por aqueles que a sociedade considera dignos. Ele é o rei humilde que salva morrendo pelos pecados do mundo. O cuidado de Jesus com os humildes é fonte de consolo para as pessoas oprimidas. O Messias se torna a base de um senso restaurado de dignidade em uma cultura que muitas vezes negou sua personalidade. Essa interpretação do Domingo de Ramos tem muito a elogiá-lo, e não tenho intenção de desvendá-lo. No entanto, quero destacar um tema que muitas vezes é ignorado.

A primeira regra para entender as citações do Antigo Testamento no Novo Testamento é voltar ao contexto original e ver como isso informa o uso do Velho Testamento no Novo Testamento. Quando voltamos e vemos o contexto mais amplo de Zacarias 9: 9, observamos um foco na reconciliação das nações.

Alegra-te muito, Filha de Sião! Grita, Filha de Jerusalém! Veja, seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado em um burro, em um jumentinho, o potro de um jumento. Eu tirarei os carros de Efraim e os cavalos de guerra de Jerusalém, e o arco da batalha será quebrado. Ele proclamará a paz às nações. Seu domínio se estenderá de mar a mar e do rio até os confins da terra. (Zc 9: 9-10)

De acordo com Zacarias, a vinda do Messias sinalizará o fim da guerra em Israel. As armas são guardadas! Em vez de palavras de violência, o Messias falará palavras de paz às nações. Dito de maneira diferente, de acordo com Zacarias 9:9-10, a vinda do Messias não envolve a destruição das nações, mas a extensão da bênção às nações.

As palavras “de mar a mar e do rio até os confins da terra” em Zacarias 9:10 são extraídas do Salmo 72: 8. O Salmo 72 diz que as promessas abraâmicas de bênção às nações serão cumpridas através do governo justo, justo e internacional do Rei davídico: “Que o seu nome durar para sempre; pode continuar enquanto o sol. Então todas as nações serão abençoadas por ele, e eles o chamarão abençoado ”(Sl 72:17).

A escolha de Jesus de Zacarias 9:9-10, então, diz que sua vinda significa que o plano de Deus de trazer bênçãos às nações ocorrerá em e através de seu reinado. Este reinado será conhecido pela paz entre judeus e gentios e bênçãos para todos. O Domingo de Ramos não é apenas sobre humildade; também sobre o reino expansivo do Filho.

Portanto, lembremo-nos do Domingo de Ramos corretamente conscientes de que Deus chamou os povos divididos da Terra (negros, brancos, latinos, asiáticos) para a paz e a reconciliação. Isso não é anacronismo. Esta é a aplicação das boas novas em Cristo à realidade da vida em nossos dias. Devemos desejar nos reconciliar com nosso irmão ou perder um aspecto crucial do que o Domingo de Ramos ensina.


Esau McCaulley. Com informações do Christiany Today

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

Achado em Israel! Pedra com dedicatória a Jesus

A pedra com dedicatória a Jesus é de 1.500 anos e tem os dizeres grafados: ‘Cristo nasceu de Maria’. Saiba mais!

Quando Jesus ainda era um embrião

Reflexões sobre fé e ciência! A bióloga Ruth Bancewicz, faz uma análise dos primeiros três meses de vida de Jesus, enquanto ainda estava no útero. Saiba mais!

Representação do rosto de Jesus por Leonardo da Vinci

Uma especialista em arte acredita que a representação do rosto de Jesus por Da Vinci seria o verdadeiro "Salvator Mundi". Saiba mais!

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!