back to top
18.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

Dois de cada três estudantes em SP têm sintomas de depressão e ansiedade

Estudante com dificuldade de concentração. Foto: Reprodução/pexels

Pesquisa avalia preocupação dos pais quanto aos efeitos da pandemia no desenvolvimento dos filhos estudantes.

Por Lilia Barros

A pandemia teve um impacto significativo na saúde mental das crianças e dos jovens. Um mapeamento, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, apontou um dado preocupante: dois de cada três estudantes da rede estadual relataram sintomas de depressão e ansiedade.

O estudo contou com a participação de 642 mil alunos no âmbito do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual e avaliou a evolução do desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto da pandemia.

Crianças estão tendo crises de ansiedade por reencontrar amigos presencialmente. No grupo avaliado, um em cada três afirmou ter dificuldades para conseguir se concentrar no que é proposto em sala de aula, outros 18,8% relataram se sentir totalmente esgotados e sob pressão, enquanto 18,1% disseram perder totalmente o sono por conta das preocupações e 13,6% afirmaram a perda de confiança em si.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Secretaria de Educação, o estudo revelou um cenário preocupante de dois grupos ligados mais diretamente ao aprendizado: autogestão — que envolve foco, determinação, organização, persistência e responsabilidade —, e amabilidade, que contempla empatia, respeito e confiança. “São duas competências fundamentais à aprendizagem e ao clima escolar, pois estão relacionadas à capacidade do estudante em ser persistente, determinado e também mais propenso a um convívio social harmonioso”, comenta Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado.

Com informações Crescer.org

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -