23.8 C
Vitória
segunda-feira, 6 dezembro 2021

Esclerose Múltipla: histórias de superação de quem tem a doença

Documentário no Youtube aborda sobre a Esclerose Múltipla, que é incurável. Os múltiplos aprendizados de quem tem a doença foi tratada em “O Diário de Lidwina”

Por Priscilla Cerqueira

O que você sabe sobre Esclerose Múltipla? Trata-se de uma doença desconhecida e sem cura. Nesse domingo, 30, foi celebrado o Dia mundial da Esclerose Múltipla. Um documentário produzido no Brasil, chamado de “O diário de Lidwina”, traz depoimentos de especialistas no assunto e de pessoas que convivem com o problema

A intenção é expandir conhecimento, visibilidade, compreensão e solidariedade perante os portadores da Esclerose Múltipla, uma doença do sistema nervoso central, de difícil diagnóstico e no estágio da ciência atual.

A partir da história de uma jovem holandesa do século XIV, Lidwina Van Schiedam, que foi um dos primeiros casos de Esclerose Múltipla da história da medicina, filme mostra o cotidiano de brasileiros portadores da doença e sua busca por tratamento e qualidade de vida.

É possível mudar sua vida para melhor depois do diagnóstico de uma doença grave? Através de depoimentos de pacientes que tem a doença, essa e outras respostas são respondidas.

Através de depoimentos de pacientes, familiares e especialistas da saúde, veremos aprendizados sobre a superação de sequelas e limites, atos de valorização da vida e da investigação científica.

Documentário

Filme está disponível no Youtube. Participam do documentário médicos e especialistas da área, assim como a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla e pacientes.

São abordados temas como a gestão pública do acesso de medicamentos de alto custo, a relação das pessoas com o divino e a espiritualidade, as armadilhas psicológicas e a adaptação às sequelas da doença, a profunda gratidão à vida quando se enfrenta doença grave, os tratamentos mais modernos disponíveis e a humanização dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Assista “O Diário de Lidwina”

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se