24.9 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro 2020

O doce gosto da derrota

Leia também

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Na Cúpula da Biodiversidade, Bolsonaro cita ‘cobiça internacional’ por Amazônia

Em agosto de 2020, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectou 1.499 km² de desmatamento na Amazônia Legal

Salles reage a promessa de Biden de enviar US$ 20 bi para combater desmatamento

O ministro afirmou que o valor informado por Biden é 40 vezes maior que o Fundo Amazônia

Quem não gosta de vencer? Ou, falando de outra forma, ninguém gosta de perder. Não importa se é rico ou se é pobre, negro ou branco, doutor ou iletrado, a derrota é um sentimento que iguala todos os seres humanos e abala qualquer tipo de alma vivente.

Além disso, atinge todo o nosso ser: corpo, alma e espírito ficam derrubados, acabados, desanimados. Mas, se essa é a realidade, porque não aceitamos ser vencidos, pelo menos, de vez em quando? Por que não nos conformamos quando elas batem à nossa porta? Afinal de contas, dizem que boa parte das nossas derrotas são pedagógicas e ensinam uma boa lição.

Acontece que vivemos em um mundo altamente competitivo em que cada vitória para um corresponde a uma derrota para o outro. Ninguém dá um refresco, ninguém alivia, temos que “matar vários leões” todos os dias. Muitas dessas lutas são totalmente desleais. O apóstolo Paulo nos adverte para essa situação quando diz que “os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio” (1 Co 9: 24). Só em ler isso, muitos crentes desanimam. Mas Paulo completa: se a luta é grande, “correi de tal maneira que o alcanceis”. Em outras palavras, não deixe nada desanimá-lo, sabe por quê? Independentemente das nossas vitórias ou derrotas, em Cristo “somos mais que vencedores”, pois nada pode nos separar do amor de Deus.

Por mais tristes que sejam (e são), as derrotas serão deixadas para trás quando chegarmos à eternidade. Essas perdas amargam nossa vida, mas elas não têm a palavra final e não podem nos impedir de alcançar o nosso objetivo e o lugar para o qual fomos destinados.

Pr. José Ernesto Conti


A matéria acima é uma republicação da Revista Comunhão. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Preso por engano: “Pedi a Deus e a justiça foi feita”

Após 55 dias preso por engano, acusado de um assalto em Niterói (RJ), o jovem Danilo Felix, foi solto e afirmou que Deus respondeu suas orações para que a justiça fosse feita. Saiba mais!

Live: Dia das crianças com a turma do 3 Palavrinhas

A live do maior canal infantil cristão do Brasil, o "3 Palavrinhas” será realizada em comemoração ao Dia das Crianças. Saiba mais!

Congresso brasileiro de missões 2020

Congresso, que é realizado a cada três anos, é o evento missionário mais representativo da igreja evangélica no Brasil. Saiba mais!

China: Espancamento e prisão de cristãos; Veja vídeo!

Cada vez mais intensa a perseguição religiosa na China, um grupo de policiais invadiu uma igreja durante um culto, espancou pastor e prendeu mais de 50 cristãos. Saiba mais!

“40 dias – Milagre da Vida”: dia 15 nos cinemas do Brasil

Baseado em fatos reais, longa traz uma mensagem pró-vida e denuncia a indústria do aborto. Saiba mais!

Kleber Lucas homenageia MG em música

Clipe oficial da música "Minas", que faz parte do novo EP de Kleber Lucas, "Mosaico Volume 2"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Deive Leonardo e esposa em lives sobre relacionamento do casal

As transmissões ao vivo se iniciam nesta segunda-feira, 28, às 22h. O objetivo é ajudar casais. Saiba mais!

Congresso Alef 2020: igreja e cidade; vocação e missão

quer refletir sobre os desafios da cidade para a missão Entre os dias 15 e 17 de outubro será realizado o Congresso Alef para pastores...

Live a favor da igreja perseguida neste sábado, 26, às 19h

O cantor Paulo César Baruk recebe Rebeca Nemer, Eyshila, Davi Lago, Rachel Novaes e outros artistas para a live solidária "Seja um com eles", a favor da igreja perseguida.l Saiba mais

Confrajovem 2020 será online; Saiba mais!

O Confrajovem é um evento anual da Lagoinha Matriz que atrai jovens do mundo inteiro para adorar e buscar a Deus em uma só voz. Neste ano o evento será on-line. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Live: Dia das crianças com a turma do 3 Palavrinhas

A live do maior canal infantil cristão do Brasil, o "3 Palavrinhas” será realizada em comemoração ao Dia das Crianças. Saiba mais!

“40 dias – Milagre da Vida”: dia 15 nos cinemas do Brasil

Baseado em fatos reais, longa traz uma mensagem pró-vida e denuncia a indústria do aborto. Saiba mais!

Grammy Latino 2020: Veja os indicados ao prêmio

Aline Barros e Eli Soares foram indicados de novo, além de Daniela Araújo e pela primeira vez, o Ministério Mergulhar na categoria de Melhores Álbuns de Música Cristã em língua portuguesa no Grammy Latino 2020.

Nova versão de Branca de Neve destaca beleza interior

“Sapatos Vermelhos” é uma narrativa animada e moderna do famoso conto de fadas "Branca de Neve", que na sua nova versão, destaca sua beleza...