Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade do cristão colocar em prática o seu amor ao próximo
Por Cristiano Stefenoni
Doar sangue é mais do que um gesto de cidadania. É um ato de amor ao próximo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas! E o crente poderá seguir a ordem de Jesus em ajudar a quem precisa nesta quarta-feira (14), quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data coincide com a campanha nacional “Junho Vermelho” para incentivar a doação.
“Precisamos fazer o bem sem olhar a quem. Cristo na cruz do calvário doou seu sangue por nós, para a remissão dos nossos pecados para sermos salvos. Deus nos deu a Sua vida e nós devemos doar nossa para o próximo. Por isso nós incentivamos aos cristãos a doarem sangue, a exemplo de Cristo, para salvar o próximo”, incentiva o pastor e evangelista Paulo Prazeres.
O teólogo Lourenço Stelio Rega também fala da responsabilidade e da importância do cristão em doar sangue. “Não há como substituir o sangue. Então, se a pessoa pode doá-lo, ela deve fazê-lo. Galátas 6 diz que devemos fazer o bem a todos e isso inclui a doação de sangue”, afirma Stelio.
Campanha
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) realizará a campanha “Gotas de Esperança” que visa motivar as pessoas a irem doar sangue, que incluem desde palestras sobre o assunto até panfletagem nos semáforos da Avenida Maruípe, em Vitória, próximo ao Hemoes.
Aqui no Espírito Santo a recente epidemia de dengue aumentou as transfusões e a demanda de sangue. O Hemocentro coordenador, em Vitória, por exemplo, recebe diariamente cerca de 69 doadores. Contudo, para que haja um estoque satisfatório para distribuição em sua rede para os hospitais estaduais, públicos e filantrópicos, faz-se necessário a doação diária de, aproximadamente, 120 pessoas.
Quem pode doar
Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação de sangue seja realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização. Mais informações sobre quem doar estão no site do Hemocentro.
Como fazer
Pessoas que desejam ser voluntárias na doação de sangue passam por triagem para avaliar sua condição física e verificar se estão aptas a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto. Para saber os endereços clique aqui.
Mais informações: www.hemoes.es.gov.br

