Doação de sangue e entrega de chá para conscientizar motoristas em Vitória

O Carnaval não é só folia. Em 2015, o feriado registrou 2.785 acidentes nas estradas brasileiras. No Espírito Santo, foram 105 e oito mortes. Os dados, divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, revelam um cenário grave, mas que pode ser evitado. Pensando nisso, um grupo de 30 jovens resolveu conscientizar alguns motoristas e ajudar às possíveis vítimas. O meio? Doação de sangue e camomila!

Neste sábado (6), por volta das 15h, os jovens irão ao Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) para doar sangue, entendendo a necessidade e importância da ação nesta época do ano. De acordo com o coordenador geral do Hemoes de Vitória, Clio Venturim, os períodos de feriado são os mais críticos. “É preciso manter os bancos em dia com todos os tipos de sangue, pois a hemorrede estadual abastece 51 serviços de saúde, entre hospitais e agências transfusionais no Estado”, explicou o diretor por meio de matéria divulgada no site do Hemoes.

Enquanto uns doam sangue para quem precisa, outros estarão num semáforo próximo ao hospital para tentar evitar as colisões. Eles vão entregar sachês de chá de camomila e pedir calma no trânsito. “O chá é uma forma criativa de dizer para os motoristas: ‘vá com calma e curta o feriado em paz’”, explicou um dos organizadores, Rael Andrade.

Ação de carnaval
Data: 6 de Fevereiro (Sábado)
Local: Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória
Horário: 15h
Ações: Doação de Sangue e Entrega de Chá de Camomila para motoristas