25.3 C
Vitória
terça-feira, 2 março 2021

Posso dar uma destinação social ao meu dízimo que não seja a igreja?

“O dízimo não é nosso. Ele é parte daquilo que Deus nos tem dado”

Desde a primeira menção ao dízimo, em Gn 14.20, texto em que o termo literal é “décima parte” e não “dízimo”, a prática de dedicar a Deus parte de nosso rendimento é uma ação de cunho comunitário e social.

A legislação mosaica é clara a esse respeito, assim como os demais textos do Antigo Testamento. Os dízimos deveriam ser entregues aos levitas para seu sustento (Nm 18.21, 24), visto que eram os responsáveis inicialmente pelo Tabernáculo e em seguida pelo Templo em Jerusalém. Por não possuírem terras para cultivar ou para criar gado para sua manutenção, era necessário que as demais tribos os sustentassem.

Os dízimos deveriam ser levados ao “lugar que o Senhor escolher” (Dt 14.23). É bom lembrar que geralmente o dízimo era dado em frutos da terra. Se o povo estivesse muito distante do Templo, deveria vender o equivalente aos dez por cento e entregar os valores aos sacerdotes (Dt 14.24-25). Os profetas confirmam a orientação mosaica exortando o povo a trazer “todos os dízimos à casa do Tesouro” (Ml 3.10).

O Novo Testamento, cuja ênfase está no recolhimento de ofertas, também destaca seu caráter comunitário e social. Paulo recolhe ofertas das igrejas da Galácia e da Macedônia em prol dos pobres da igreja de Jerusalém (Rm 15.25-26; 1 Co 16.1-4; 2 Co cps. 8-9). Os cristãos deveriam separar o dinheiro para entregá-lo a Paulo a fim de que socorresse os irmãos necessitados.

As colocações acima permitem algumas conclusões:

O dízimo não é nosso. Ele é parte daquilo que Deus nos tem dado. Nós somente devolvemos a ele. Portanto, não temos liberdade para administrar esses valores.

O dízimo deve ser entregue em nossas igrejas, naquelas comunidades em que estamos inseridos servindo a Deus. Esse é seu caráter comunitário. Cada um de nós representa uma parte de um todo que é arrecadado e que permite determinadas ações.

Por fim, há um compromisso com Deus por parte daqueles que administram os valores recolhidos. Esse é o caráter social do dízimo. Assim como ele supria levitas que não possuíam terras e cristãos necessitados durante o primeiro século d.C., hoje, igualmente, deve haver sensibilidade para que as necessidades daqueles que compõem a igreja sejam atendidas por meio dos dízimos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Crentes que decepcionam

Não convertidos olham para dentro da igreja em busca da razão de ser um evangélico.

Testemunho: O jovem que transformou a prisão em igreja

Chris Wilson, um jovem, filho de pastor, que foi condenado a 88 anos pelo crime de outra pessoa, que resolveu transformar a prisão em igreja. Confira essa história!

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

A igreja a serviço da recuperação de vidas

Um dos passos para acabar com o avanço do número de usuários de drogas é a igreja se envolver no trabalho das casas de recuperação. Saiba mais!

Corrente de oração em Hospital de Itu (SP)

A Aliança de Ministros Evangélicos de Itu (SP) realizou uma corrente de oração na Santa Casa, em favor de paciente e profissionais de saúde. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!