21.9 C
Vitória
terça-feira, 21 setembro 2021

“Divertida Mente”: uma aventura no universo das emoções

A animação aborda o tema de maneira simples e didática, envolvendo adultos e crianças numa história dinâmica e emocionante

Por Patricia Scott 

“Divertida Mente” é uma animação que aborda a inteligência emocional de forma simples e didática. Ao retratar as emoções tão diretamente, o filme tornou-se referência no tema, capaz de inspirar famílias e educadores. Lançado em 2015, “Divertida Mente”, disponível no Disney+, é vencedor de 97 prêmios de cinema, incluindo um Oscar (Melhor Filme de Animação do Ano), um Golden Globe (Melhor Filme do Ano – Animação) e um BAFTA Awards (Melhor Filme Animado).

A história gira em torno das emoções de Riley, de apenas 11 anos, que ficam extremamente desalinhadas e agitadas quando a menina se muda para uma nova cidade com os pais. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida da pré-adolescente radicalmente. Por trás da dificuldade de adaptação, estão as emoções da garotinha, que são personagens tentando de tudo para que Riley se sinta feliz.

As emoções precisam percorrer as várias “ilhas” existentes nos pensamentos de Riley para que consigam retornar à sala de controle. No entanto, enquanto isso não acontece, a vida da garota muda radicalmente sempre permeada por muitas aventuras.

Em “Divertida Mente” fica claro que cada emoção é acionada com um propósito. A Alegria garante a felicidade de Riley, o Medo gera sua segurança, o Raiva busca justiça, a Nojinho (desgosto) não permite que a jovem seja contaminada, tanto fisicamente quanto socialmente, e a Tristeza mostra quando ela precisa de ajuda. A animação agrada adultos e crianças, proporcionando ensinamentos valiosos sobre as emoções.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se