25.3 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Sem discipulado a igreja não sobreviveria no Norte da África

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

O discipulado no Norte da África é oferecido desde 2011 e quase metade das igrejas locais o utilizam. Pastor Kabil coordena um projeto que treina instrutores para cursos de discipulado e conta com cerca de 350 pessoas

Você já imaginou como a igreja cresce? Um dos elementos principais é o discipulado: ensinar a novos cristãos o que significa ser um seguidor de Jesus, não apenas em palavras, mas também pelo exemplo. Isso também é realidade em países no Norte da África. A como a Líbia, que está no Top 10 da Lista Mundial de Perseguição 2020.

“Você deve fazer uma escolha: nós ou Jesus. Você quer sua família ou sua nova fé?” Kabil não precisou pensar muito quando foi confrontado com essa escolha há 10 anos. Ele obedeceu a uma missão dada por Deus: treinar instrutores que discipulam pessoas no Norte da África.

Kabil é um norte-africano que dedica a vida para treinar pessoas. Ele criou uma rede de instrutores que atualmente tem cerca de 350 pessoas. Pouco depois da conversão, Kabil recebeu a função de professor de estudo bíblico na igreja. “Minha vida é totalmente dedicada ao Senhor, especialmente ao treinamento de discipulado”, declara o cristão.

Cristão ex-muçulmano, se converteu em 2004, e sabe da importância de um bom treinamento de discipulado. “Em 2008 e 2009, grandes problemas começaram e eu tive que escolher entre minha família e Jesus. Aquela foi realmente uma decisão difícil. Eu decidi seguir ao Senhor e abrir mão da minha família. Eu ainda não tenho contato com minha mãe e tenho pouco contato com meus irmãos e irmãs”, revela Kabil.

Sobrevivência da Igreja 

Há alguns anos, pessoas que se converteram repentinamente pararam de ir à igreja. A liderança local discutiu a questão e entendeu que faltava treinamento de discipulado. “Percebemos que, depois que a pessoa era batizada, não voltava para a igreja. Com o tempo, alguns cristãos também não estavam estáveis na fé. Queríamos oferecer um serviço de qualidade, por isso precisamos organizar treinamento para fazer com que a igreja sobrevivesse com o tempo”, explicou.

“Após começar a oferecer o curso, percebemos mudanças entre os irmãos. Vimos que permaneciam na igreja e que estavam progredindo bastante em termos de relacionamento uns com os outros. Testemunhamos muitas mudanças positivas no nível espiritual e na prática também”, completou.

“Eu acho que se o discipulado não existisse, a igreja não sobreviveria com o tempo”, conclui o pastor. “Não queremos repetir o mesmo erro da antiga igreja primitiva no Norte da África. Durante os séculos 1 e 2, fomos a fortaleza do evangelho, mas a noção de ensinar a fé e treinar discípulos foi negligenciada. Essa é a missão da igreja, construir pessoas ao invés de prédios”, explica.

Kabil está muito animado com o curso. “Descobri muitas coisas e minha vida mudou. Antes disso, houve momentos em que quis deixar a Cristo por ver problemas na liderança e nas pessoas em geral. Desde que começamos o programa, pessoas mudaram. Deus as transformou e agora elas também são responsáveis. Estou motivado porque vejo o agir de Deus por meio delas”, compartilha.

O Poder do Discipulado 

Pessoas que fizeram o curso, agora são pastores. Pessoas isoladas, tímidas, que eram rejeitadas, agora floresceram. Kabil não apenas ensina, mas também encoraja os cristãos a prosseguir.

O curso de discipulado é oferecido na região desde 2011 e quase metade de todas as igrejas usam o programa. Todas têm seus próprios instrutores, que, atualmente, chegam a 350 na região. O conteúdo do curso é dividido em três partes. O primeiro ensina os princípios básicos de ser discípulo. O segundo é sobre ser discípulo na igreja e o terceiro sobre servir na igreja e sociedade.

Os líderes da igreja local estão no comando das aulas. “Ensinar, comunicar e ver pessoas crescendo na fé é o que me motiva. Estou aqui hoje porque amo fazer isso, amo ajudar pessoas e vê-las florescer”, conta.

No início, Kabil treinava os membros da igreja, depois, passou a focar no treinamento de instrutores. “Eu ia a diversas igrejas e casas e toda vez tinha muitos grupos. Eu não podia suprir todas as necessidades. Deus me mostrou que eu deveria treinar instrutores para cada grupo. Ele me mostrou a quem poderia confiar a missão. Essas pessoas ensinam atualmente e desenvolvem o programa em suas próprias igrejas”, explica.

Kabil espera mudanças que sejam positivas para a igreja. “Eu diria que a sociedade pode mudar a opinião sobre a igreja e que isso depende de nós. Depende de nosso comportamento, habilidade de mudar e qualidade de vida. Isso é capaz de influenciar a sociedade”, afirma.

O Norte da África está mudando desde que a Primavera Árabe se tornou manchete, em 2010. A onda de manifestações e protestos ocorreram no Oriente Médio e Norte da África para comunicar a comunidade internacional sobre as tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados.

*Com informações de Portas Abertas 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Missão Pantanal: Levando a palavra e fazendo discípulos

Em Mato Grosso do Sul, um grupo de jovens missionários lutam para manter uma igreja no ameio do Pantanal, para espalhar o evangelho e discipular pessoas que moram muito distante da civilização. Saiba mais!

Mercado solidário para ajudar famílias no RS

Uma igreja evangélica em Santa Cruz do Sul criou um mercado solidário e coloca doações em prateleiras, em vez de simplesmente repassá-las dentro de caixas.

Edição 277

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Apagão no Amapá; cristãos levam socorro à população

Cristãos da Agência Humanitária Adventista fazem doações à população afetada por apagão no Amapá. Saiba mais!

A igreja no ambiente digital; Saiba mais!

Evento, que conta com especialistas no mercado digital, será online, ano dia 7 de novembro

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!