27.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Diretor-geral diz que Aneel não é a ‘senhora de todos os itens’ sobre AP

Na sessão desta terça, o diretor-geral também se solidarizou com a população e afirmou que o órgão vai apurar com “todo o rigor”

Por Amanda Pupo (AE)

Ao comentar o episódio que deixou praticamente todo o Estado do Amapá sem luz, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou nesta terça-feira, 10, que o trabalho de fiscalização dos pontos de controle preventivos nas linhas de transmissão não é feito apenas pela Aneel. “(A Aneel) Não é a senhora de todos os itens”, disse Pepitone durante sessão ordinária da agência de hoje. Além do trabalho da Aneel, a fiscalização também conta com a colaboração das próprias empresas e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Pepitone observou que há uma “imensidão” de malhas de transmissão, com 155 mil quilômetros e 1.418 linhas. “A Aneel não consegue verificar sozinha a rede do Rio Grande do Sul ao Amazonas, a agência demanda dados sobre a segurança desses sistemas, e esses dados devem lhe ser repassados”, disse o diretor-geral.

Na noite da última terça-feira, 3, um incêndio na subestação Macapá levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, o que deixou 14 dos 16 municípios do Estado do Amapá sem energia.

Na sessão desta terça, o diretor-geral também se solidarizou com a população e afirmou que o órgão vai apurar com “todo o rigor” a responsabilidade dos atores envolvidos no episódio que resultou no apagão. “Diante de um caso grave como o blecaute no Amapá no último dia 3 de novembro, em que as consequências perduram até hoje, é aberta fiscalização específica para apurar os incidentes”, disse Pepitone.

A subestação danificada é operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia. A concessão pertencia à espanhola Isolux, que entrou em recuperação judicial, e hoje se chama Gemini Energy. A Gemini Energy detém 85,04% de participação na linha, e 14,96% são da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), autarquia do governo federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

A Gemini Energy, por sua vez, tem como sócios os fundos de investimento Starboard, com 80%, e a Perfin, com 20%. A participação da Starboard se dá pelo fundo Power Fip, e a da Perfin, pelo fundo Apollo 14 Fip. Já a participação da Sudam se dá pela conversão de seis parcelas de debêntures em ações.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Coragem! A mulher que salvou a vida de 3 crianças e a sua

Para escapar de um incêndio no prédio em que mora, Janete Martin jogou as 3 crianças pela janela e em seguida, se jogou. Saiba mais!

Problema em subestação deixa maior região de Macapá sem luz

o fornecimento para as residências havia sido apenas parcialmente retomado, com alguns dos bairros mais populosos ainda no escuro

INSS autoriza antecipação de cronograma de pagamentos de benefícios

O pagamento aos beneficiários será antecipado para o primeiro dia útil do cronograma de pagamento, a partir da competência de dezembro de 2020

Subestação de Macapá recebe terceiro transformador

As chamas se espalharam atingiram os outros dois transformadores, incluindo o que há quase um ano aguardava manutenção

Transformador reserva é enviado a Macapá

O Ministério de Minas e Energia, revelou que a empresa tem sinalizado que o equipamento pode ser ligado ainda na segunda quinzena deste mês

População foi vítima de ‘apagão de gestão’ no governo, diz juiz

O juiz classificou o ocorrido como "lamentável" e escreveu que uma sucessão de erros está conduzindo o Brasil ao "neocolonialismo"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!

Nani Azevedo continua internado

Em um texto publicado no instagram, o artista está com infecção na garganta e com uma inflamação no miocárdio, causado por complicações da Covid-19. Saiba mais!