Mais de 278 mil cristãos foram forçados a fugir de casa por causa da violência, conforme a LMP 2024, principalmente em três países: Nigéria, Mianmar e Índia
Por Patricia Scott
Mais de 278 mil cristãos foram forçados a fugir de casa por causa da violência, entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023, tornando-se deslocados internos, conforme a Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024. Em comparação ao período anterior, segundo Portas Abertas, houve um aumento de mais de 120%. Há cristãos deslocados internos em 60 países, com os líderes do ranking sendo Nigéria, Mianmar e Índia.
Diante dessa realidade, o tema do Dia da Igreja Perseguida (DIP) 2025, estabelecido pela Missão Portas Abertas, é “Forçados a Fugir: Cristãos Deslocados por Causa da Violência Pedem Socorro”. O maior movimento de oração da América Latina ocorrerá no dia 15 de junho, mobilizando milhares de igrejas em todo o Brasil.
“A necessidade dos cristãos é urgente e apenas a oração e a ação do corpo de Cristo podem mudar a realidade dos deslocados”, destaca a instituição missionária. No DIP 2024, com o tema “Desperta África”, mais de 17 mil igrejas no Brasil e América Latina se uniram no propósito de clamar pelo fim da violência na África Subsaariana, enquanto em 2023 14,5 mil tiveram como foco “Os Países Mais Perigosos para os Cristãos”.
Agora, a meta da Portas Abertas é alcançar pelo menos 20 mil igrejas para o DIP 2025. Para fazer parte dessa grande mobilização de oração é necessário realizar cadastro no site da Portas Abertas. As inscrições já estão abertas.
Para ser um organizador do DIP, é obrigatório a autorização da liderança da igreja local. Depois, realize o cadastro. Para isso, é preciso ter os dados da igreja, como endereço com CEP. Assim que o cadastro for aprovado, o inscrito terá acesso à página exclusiva do organizador, com materiais como PowerPoint de apresentação do tema, sermão, vídeos, cards de oração e conteúdo infantil.
A data do DIP varia de ano a ano, já que acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.
Cristãos deslocados
Os cristãos deslocados são todos aqueles seguidores de Jesus que foram obrigados a abandonar suas comunidades devido à violência e agora vagam dentro de seus próprios países, em busca de um lugar seguro para viver. Há três anos, Abraham vive com sua família, composta por cinco pessoas, em um campo de deslocados na Nigéria.
Nesse campo, aproximadamente três mil cristãos tiveram de fugir de suas casas por causa dos ataques violentos de extremistas islâmicos. Eles enfrentam dificuldades para conseguir comida e água, compartilham apenas 15 banheiros e oram para não adoecerem.
“Tenho lutado para sobreviver. A vida no campo é muito difícil, pois não temos trabalho. Se continuarmos assim, seremos forçados a nos mudar para qualquer lugar que esteja livre de ataques”, relata Abraham.