22.6 C
Vitória
quarta-feira, 15 julho, 2020

Fazendo a diferença: Diminuindo a solidão dos idosos

Leia também

Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas

Do total, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Saiba mais!

Atividade econômica tem crescimento de 1,31% em maio

Números foram divulgados hoje pelo Banco Central. Saiba mais!

Resultado do Sisu para o 2º semestre de 2020 será divulgado nesta terça-feira

De acordo com o MEC, 424.991 mil estudantes disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais!

Jovens adventistas visitam idosos e diminuem a solidão do isolamento social . Rômulo Luz foi surpreendido por grupo no mesmo dia em que fez um pedido a Deus

Diminuindo a solidão dos idosos! Mais vulneráveis por estarem entre a população de risco para a covid-19, nesse tempo de pandemia, os idosos estão em casa, cumprindo isolamento social. Medida necessária para diminuir os índices de contágio. Muitos estão até deprimidos. Para diminuir a solidão, jovens adventistas estão indo até eles levando uma mensagem de esperança.

Desde o começo da pandemia, Rômulo Alves Luz, 60 anos, está isolado em casa. Ele mora em Barra do Garças, interior do Mato Grosso. No dia em que estava mais reflexivo e triste, foi surpreendido pela visita de um grupo de jovens da Igreja Adventista da cidade. Eles cantaram e oraram pela vida do idoso.

“Algumas horas antes, uma das nossas jovens recebeu uma mensagem de uma amiga falando de um senhor que gostaria de receber visita. Pegamos o contato, ligamos e marcamos para ir”, conta Elias Gonçalves, líder do Ministério Jovem na cidade.

Emoção

Enquanto os jovens cantavam e liam a Bíblia, Rômulo chorava muito. Ele revelou que decidiu jejuar e orar. E pediu a Deus para que alguém da igreja a qual ele e seus filhos já haviam pertencido fosse visitá-lo naquele dia.

“Depois que fomos embora, o pastor João Gusmão continuou conversando com ele, que demonstrou o desejo de ser batizado novamente. Ficamos muito gratos de ver como Deus dirige tudo e nos levou a visitar o Rômulo no sábado”, declara Gonçalves.

idosos_solidão
Jovens levam acalento e alegria para idosos. Foto: Divulgação

Suporte emocional

Além de Rômulo, o grupo visitou outras sete famílias e pretende continuar com a ação. “Nós usamos máscara, não entramos nas casas, fazemos visitas breves e procuramos ficar distantes, principalmente dos idosos”, explica Gonçalves.

De acordo com a psicóloga Emilly Dayane Campos Costa, iniciativas assim podem minimizar os impactos que o isolamento social causa, especialmente em idosos.

“Ainda que o sentimento de solidão seja comum nesta fase da vida, a atual conjuntura social, que impõe medidas de isolamento, intensifica o afastamento da família e dos amigos e limita a realização de atividades rotineiras, contribuindo significativamente para um desequilíbrio emocional”, pontua.

“Ações como a desses jovens podem estimular a produção de pensamentos positivos, atenuar a carência afetiva, aumentar a autoestima e resgatar o senso de valor e pertencimento, tão essenciais para a qualidade de vida e bem estar dos idosos.”

Existem outras formas de oferecer ajuda e suporte emocional para os idosos durante a pandemia. “Palavras de carinho e respeito, conversas de qualidade, atos de serviço, são maneiras de comunicar afeto e cuidado aos idosos, além de fazer com que se sintam compreendidos e valorizados, sem necessariamente ter contato físico. Portanto, não há contraindicação. Use e abuse das ligações, faça as compras, envie uma carta ou escreva até mesmo um bilhetinho, desde que o faça com o merecido cuidado e higienização”, sugere a psicóloga.

“Fique atento: se um idoso relatar dificuldade constante de comer e dormir, dor física e problemas de memória, procure ou recomende a ajuda de um profissional. Lembre-se: ao cuidar do outro estamos cuidando de todos nós”, reforça Emilly.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fred Arrais passa a integrar o time de artistas da Sony Music

Parceiro do Ministério Diante do Trono, Fred Arrais é cantor, compositor e multi instrumentista da música cristã contemporânea. 

Operação Final: a missão por trás do julgamento de um nazista

Baseado em fatos reais, Operação Final tem temática sobre o Holocausto, a perseguição aos judeus arquitetado pelo governo nazista

Reencontro histórico: Davi Sacer e Trazendo a Arca em “O encontro”

Álbum inédito marca o reencontro histórico de Davi Sacer e Trazendo a Arca dez anos depois. São 30 músicas que fizeram sucesso no mercado de música gospel. Confira!

Inédito no Brasil! Bíblia em Libras traduzida por surdos

O primeiro livro traduzida para Língua Brasileira de Sinais pelos próprios surdos a ser lançado em setembro é o do evangelho de João. Saiba mais!