back to top
22.1 C
Vitória
segunda-feira, 14 DE outubro DE 2024

Diminui o número de jovens evangélicos que apoiam Israel

Foto: FreePik

Ao longo de três anos, o Jerusalem Post observou que o apoio a Israel entre os jovens evangélicos caiu mais de 50% 

Por Patricia Scott 

Nos EUA, o número de jovens evangélicos que apoiam Israel e o consideram fundamental para os eventos do fim dos tempos está diminuindo. Isso ocorre, porque cada vez mais eles estão voltados para a escatologia amilenista e pós-milenista, segundo um estudo relatado no livro “Christian Zionism in the Twenty-First Century: American Evangelical Opinion on Israel” [“Sionismo Cristão no Século XXI: Opinião Evangélica Americana sobre Israel”, em tradução livre].

Conforme dados apresentados no Centro para o Estudo dos Estados Unidos (CSUS) da Universidade de Tel Aviv em fevereiro, 33,6% dos jovens evangélicos com menos de 30 anos expressaram apoio a Israel no final de 2021, comparado a 67,9% em 2018. Em 2021, 24,3% dos jovens evangélicos afirmaram apoiar os palestinos, em contraste com apenas 5% em 2018.

No início deste ano, o Jerusalem Post observou que o apoio a Israel entre os jovens evangélicos caiu mais de 50% ao longo de três anos. Segundo Kirill Bumin, Ph.D., reitor associado do Metropolitan College da Universidade de Boston e um dos autores do livro, os jovens evangélicos com menos de 30 anos estão “pensando cada vez menos sobre o papel de Israel e do povo judeu no Fim dos Tempos como catalisadores para a Segunda Vinda e a salvação”.

- Continua após a publicidade -

Sendo assim, de acordo com Kririll, “sem uma relevância escatológica explícita, o apoio ao povo judeu e a Israel no conflito israel-palestino torna-se uma questão secundária”. Ele destacou que o pós-milenismo atrai especialmente os mais jovens devido à ênfase na justiça social e na melhoria da condição humana por meio do ativismo social.

Bumin sustentou que o pós-milenismo “ressoa entre os jovens e se alinha com uma visão pró-Palestina, ao invés de pró-Israel, no atual ambiente político nos Estados Unidos.”

Influência marxista

Richard Land, editor-executivo do The Christian Post e presidente emérito do Southern Evangelical Seminary em Charlotte, Carolina do Norte, atribuiu parcialmente o declínio do apoio dos jovens evangélicos a Israel à influência do marxismo cultural nas faculdades e universidades dos EUA.

“Os jovens evangélicos frequentaram a universidade nos últimos 20 anos, e as universidades, em grande medida, foram subvertidas pelo dinheiro do petróleo árabe”, pontuou Land, acrescentando ainda que muitas escolas foram infiltradas por uma forma de marxismo cultural que retrata Israel como um “estado opressor”.

De acordo com Richard, “algumas formas de marxismo cultural veem os judeus, em particular, como uma classe opressora branca, o que gera antissemitismo”. Ele afirmou que o que tem acontecido, recentemente, não pode ser tão disseminado sem ideias por trás. “Ideias têm consequências. E, nos últimos 20 anos ou mais, a geração mais jovem de americanos tem sido envenenada por essa filosofia de lavagem cerebral.”

Land também observou que os filhos de muitos pré-milenistas pré-tribulacionistas estão mudando cada vez mais seus pontos de vista para o pré-milenismo pós-tribulacional. Essa tendência, ele admitiu não poder explicar facilmente.

“Não sei exatamente por que, mas o resultado é que eles estão muito menos focados em Israel. Existe uma relação de causa e efeito: à medida que o ‘pré-tribulacionalismo’ diminui e o ‘pós-tribubulacionismo’ aumenta, a intensidade do apoio a Israel enfraquece”, analisou.

Sendo assim, Land disse que “à medida que foram influenciados pelo marxismo cultural e passaram a ver os israelenses como opressores, alguns deles se tornaram amilenistas. Claro, se você é amilenista, não acredita que Deus tenha algo a ver com Israel”.

Land também acredita que Israel, em geral, tem estado “adormecido ao volante” em relação à solicitação de apoio dos evangélicos americanos. Isso significa assumir erroneamente que eles sempre teriam o seu apoio. Com informações Christian Post 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -