24.8 C
Vitória
sábado, 10 abril 2021

Igreja conectada: como liderar o culto on-line?

Confira oito dicas para administrar a tecnologia da igreja em um momento de distanciamento social. Saiba mais! 

Os serviço para muitas igrejas foi radicalmente interrompido devido ao coronavírus. Enquanto alguns fazem transmissão ao vivo e mensagens de texto durante um sermão, outros ficam sobrecarregados com essa mudança para adoração mais dependente da tecnologia.

A lista de dicas a seguir oferece ajuda prática aos pastores e líderes de louvor que desejam prestar assistência litúrgica e pastoral às suas congregações durante esses tempos de isolamento.

EXPERIÊNCIA DINÂMICA 

Se leciono por 40 minutos na sala de aula, não devo gravar um vídeo-aula de 40 minutos e esperar que meus alunos experimentem o conteúdo da mesma maneira. Especialistas no campo da educação on-line, dizem que se trata de uma transposição do material.

Por exemplo: Em termos musicais, como podemos transpor o que normalmente fazemos no culto corporativo para a nova “chave”da tecnologia? Isso poderia torná-lo uma experiência mais dinâmica.

Se você está acostumado a ouvir sua congregação gritar “Amém” ou “Sim, Senhor” a algo que você disse, considere convidar seu povo a enviar mensagens de texto ou usar a função de bate-papo em tempo real. Se você normalmente lidera a congregação em oração, convide seu povo a enviar seus pedidos de oração com antecedência. Isso, para que você possa incluir as preocupações atualizadas e talvez orar pelas pessoas pelo nome.

Você também pode gravar seu sermão com antecedência e pedir à sua congregação para ouvi-lo antes do culto de domingo. Dessa forma, você pode passar um tempo em uma sessão de transmissão ao vivo respondendo às perguntas que possam ter sobre ele.

Culto sendo gravado (Foto: Reprodução)

TORNE PESSOAL 

Somos confrontados com circunstâncias abaixo do ideal. Isso, com a família ou amigos assistindo o streaming juntos. Ou seja, por uma função de bate-papo on-line ou por mensagem de texto e com uma série de perguntas relacionadas ao seu sermão. Como podemos encorajar a adoração pessoal quando boa parte dela é mediada por uma tela?

Você também pode providenciar para que certas pessoas da sua comunidade gravem previamente um testemunho da fidelidade de Deus no meio desses tempos difíceis e o compartilhem durante o serviço. Você também pode criar hashtags para as pessoas usarem quando compartilham uma história no Instagram, Facebook ou Twitter.

DEIXE SEU MINISTÉRIO SER AMBULATORIAL 

Se for possível e seguro, considere fazer visitas domiciliares, cumprimentar as pessoas no quintal da frente ou abençoá-las pelas janelas. Charles Spurgeon, enquanto pastoreava sua congregação em meio a um grande surto de cólera em Londres de 1854, comentou : “Durante todo o dia, e às vezes a noite toda, eu andava de casa em casa … e, oh, como eles estavam felizes em ver meu rosto!”

Em 15 de março, a Christ Church Anglican em Austin, Texas, realizou um culto em parques públicos por toda a cidade. Isso permitiu o distanciamento social apropriado e pequenos números para se reunir em louvor e oração. E permitiu que o culto fosse verdadeiramente público.

MANTENHA A ALEGRIA

Se ficar estranho em um determinado momento, tudo bem. Compartilhe momentos de alegria através de vídeos engraçados ou crie seus próprios memes alegres para compartilhar através da mídia social. Tente coisas novas sem visar a perfeição. Se você estragar a filamgem, não tente escondê-la.

MOVA-SE

Como podemos combater o modo de espectador que, diante de uma tela, pode gerar em nós? Portanto, se você cantar durante um culto transmitido ao vivo, convide as pessoas a ficar em casa e cantar junto. Convide as pessoas a darem as mãos ou colocarem as mãos umas nas outras em casa. Se sua igreja se ajoelhar durante a confissão em um culto típico, incentive as pessoas a fazerem o mesmo em casa.

Se as pessoas estiverem se sentindo loucas em casa, convide-as a fazer caminhadas de oração em seus bairros e a cuidar da beleza da criação de Deus. E convide-os a olhar pela janela os pequenos detalhes da natureza como testemunho do cuidado soberano de Deus.

ESTEJA PRESENTE

Convide os artistas da sua comunidade a fazer músicas, poemas, pinturas, vídeos ou histórias. Dessa forma, compartilhar com a comunidade essas informações poderão proporcionar uma sensação de conforto em tempos de medo, escassez e egoísmo.

Considere o uso do FaceTime para conectar-se ao aplicativo para enviar e receber mensagens de vídeo em tempo real. Peça às pessoas que postem essas fotos ou vídeos de suas vidas domésticas e os compartilhem em mídia social da sua igreja para permanecerem presentes uns com os outros.

LEMBRE-SE DOS PEQUENINOS

Você pode gravar seu sermão e enviá-lo cedo, para que as pessoas possam ouvi-lo durante o curso de sua semana. Depois, durante o tempo normal de adoração no domingo, faça algo diferente, como pregar um sermão voltado para as crianças. Com o cancelamento das aulas, os pais podem estar desesperados.

IGREJA GLOBAL 

Jesus nos oferece a chance de nos conectarmos mais intencionalmente aos membros da igreja global e de atender também às suas alegrias e tristezas. Ele nos oferece a oportunidade de entender o que significa ser uma igreja no exílio, onde nossas experiências de fraqueza se tornam uma ocasião para a graça de Deus brilhar intensamente.

É importante lembrar que a tecnologia é feita para humanos. Não existe uma abordagem única para todos. Não há problema em errar e tentar novamente. E aprendemos e dependemos um do outro de uma maneira que nossa vida, muitas vezes confortável, pode impedir de outra maneira.

*Da Redação, com informações do Christianity Today 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se