24 C
Vitória
terça-feira, 9 março 2021

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria, e ter um lar mais harmonioso e estável

Como ter a família como o maior tesouro, enxergar as crises como realidades vividas em todas as casas e entender que os conflitos fazem parte da vida. Diante dessas afirmações, surge uma pergunta intrigante: Como podemos juntar, debaixo do mesmo teto, família, crises constantes, conflitos desafiantes e, ainda assim, construirmos a nossa tão desejada família saudável?

Sabemos que não existe família perfeita, da mesma forma que não existe a receita perfeita para isso. Porém, quero apresentar sete dicas que, certamente, vão colaborar para o fortalecimento dos laços familiares e, consequentemente, contribuirão para um lar mais harmonioso e estável.

Resolva os conflitos com paciência, respeito e empatia

Na proximidade e convivência com familiares, é inevitável que haja divergências de ideias e opiniões que, na maioria das vezes, culminará em conflitos. A sabedoria está na forma como a família lidará com eles. Esses momentos podem se tornar ferramentas poderosas para trazer mais conhecimento, amadurecimento, aprendizagem e fortalecimento da estrutura familiar. O segredo é sempre ter autocontrole e tratar as pessoas envolvidas com respeito, paciência e empatia.

Invista no diálogo

Diz o ditado popular que “de uma boa conversa ninguém escapa”. Existe muita verdade nessa simples afirmação. Diante de um conflito ou distanciamento familiar, por exemplo, se quisermos retornar ao estado de calmaria e proximidade, devemos agir com cautela e sabedoria ao falar. Também é importante estar atento para ouvir, num diálogo sem pressa, verdadeiro, objetivo e recheado de tolerância, amor e boa vontade.

Juntos é mais gostoso

Poucas ações criam um senso de pertencimento, tão necessário ao ser humano, como fazer atividades juntos, das mais prazerosas até àquelas que são executadas pelo dever da responsabilidade. Nesse caso, o que fortalece o nosso vínculo não é necessariamente o objetivo alcançado, mas o aprendizado e tempo investidos na caminhada. Lembremos de comemorar as vitórias juntos, pois isso fortalece a parceria e cria intimidade.

Dedique tempo de qualidade

Na correria da vida, parece que o tempo voa e, a todo o momento, temos que decidir a que dedicaremos as poucas horas disponíveis. Ao elegermos algo como prioritário, dedicamos nossa total atenção, demonstrando o valor que atribuímos a esta pessoa ou atividade. Por isso, quando escolhemos investir este precioso tempo com a família, gritamos a eles e ao mundo o quanto os amamos.

Com bom humor tudo fica melhor

Em meio a tantas lutas da vida, desfrutar de um ambiente alegre em família é como ir para um oásis depois de um dia cansativo no deserto. Aprender a rir dos fatos e mazelas da vida, especialmente quando aprendemos a rir de nós mesmos, nos deixa mais leves e o fardo das responsabilidades do cotidiano fica mais suave. O sorriso nos aproxima e nos faz passar por sábios quando nos faltam as palavras.

Momentos particulares criam intimidade

É uma delícia conversarmos com nossos familiares de forma física ou virtual, mas quase sempre neste momento falamos de assuntos gerais, costumeiramente sem grande relevância para a vida. Os laços mais profundos, capazes de realmente fortalecer os vínculos familiares, acontecem em conversas reservadas. Nestes momentos, temos mais liberdade para abrir o coração e a alma, e nos colocarmos em mais fina sintonia.

Culto em família

No culto familiar criamos uma atmosfera diferente. Apresentamos nossa família diante do Senhor! É ali que abrimos o coração ao fazermos nossos pedidos e agradecimentos, expressando as nossas necessidades, problemas e sonhos. Desta forma, produzimos um ambiente de confiança, fortalecendo o vínculo familiar e espiritual.

*Extraído de Notícias Adventistas, adaptado por Comunhão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Amor não causa medo – combate a violência contra a mulher

Lançado neste domingo, 7, campanha do Governo Federal e Conselho Nacional de Justiça combate à violência contra a mulher. Saiba mais!

Elas tem a força! As mulheres mais ricas do Brasil

Elas também comandam o mercado financeiro no Brasil! Segundo a Forbes, dentre os 238 bilionários brasileiros, 46 são mulheres. Saiba mais!

A missionária que transformou a vida de 6 mil jovens no Rio

Tia Ilma, como a missionária é conhecida na comunidade Costa Barros, zona norte do Rio criou o projeto Recriando Raízes para transformar a vida de jovens

Homenagem as mulheres: “Menina”, com Leidy Murilho e Duo Franco

De composição da dupla Duo Franco, "Menina" traz uma mensagem positiva de autoestima para a mulher

A conquista mais importante para o Dia da Mulher em 2021

O dia 8 de março foi oficializado pela ONU como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas ainda há muito por que lutar Por Lídice...

Elas pelo mundo: protagonismo das mulheres em missões

Projeto da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira traz um despertamento e mobiliza as mulheres das igrejas na obra missionária.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record