24.2 C
Vitória
quarta-feira, 25 novembro 2020

Dicas para fortalecer os laços familiares

Leia também

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Força Tarefa vai atrás de arquivos de pedofilia na Deepweb

Black Dolphin, em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Casaquistão conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria, e ter um lar mais harmonioso e estável

Como ter a família como o maior tesouro, enxergar as crises como realidades vividas em todas as casas e entender que os conflitos fazem parte da vida. Diante dessas afirmações, surge uma pergunta intrigante: Como podemos juntar, debaixo do mesmo teto, família, crises constantes, conflitos desafiantes e, ainda assim, construirmos a nossa tão desejada família saudável?

Sabemos que não existe família perfeita, da mesma forma que não existe a receita perfeita para isso. Porém, quero apresentar sete dicas que, certamente, vão colaborar para o fortalecimento dos laços familiares e, consequentemente, contribuirão para um lar mais harmonioso e estável.

Resolva os conflitos com paciência, respeito e empatia

Na proximidade e convivência com familiares, é inevitável que haja divergências de ideias e opiniões que, na maioria das vezes, culminará em conflitos. A sabedoria está na forma como a família lidará com eles. Esses momentos podem se tornar ferramentas poderosas para trazer mais conhecimento, amadurecimento, aprendizagem e fortalecimento da estrutura familiar. O segredo é sempre ter autocontrole e tratar as pessoas envolvidas com respeito, paciência e empatia.

Invista no diálogo

Diz o ditado popular que “de uma boa conversa ninguém escapa”. Existe muita verdade nessa simples afirmação. Diante de um conflito ou distanciamento familiar, por exemplo, se quisermos retornar ao estado de calmaria e proximidade, devemos agir com cautela e sabedoria ao falar. Também é importante estar atento para ouvir, num diálogo sem pressa, verdadeiro, objetivo e recheado de tolerância, amor e boa vontade.

Juntos é mais gostoso

Poucas ações criam um senso de pertencimento, tão necessário ao ser humano, como fazer atividades juntos, das mais prazerosas até àquelas que são executadas pelo dever da responsabilidade. Nesse caso, o que fortalece o nosso vínculo não é necessariamente o objetivo alcançado, mas o aprendizado e tempo investidos na caminhada. Lembremos de comemorar as vitórias juntos, pois isso fortalece a parceria e cria intimidade.

Dedique tempo de qualidade

Na correria da vida, parece que o tempo voa e, a todo o momento, temos que decidir a que dedicaremos as poucas horas disponíveis. Ao elegermos algo como prioritário, dedicamos nossa total atenção, demonstrando o valor que atribuímos a esta pessoa ou atividade. Por isso, quando escolhemos investir este precioso tempo com a família, gritamos a eles e ao mundo o quanto os amamos.

Com bom humor tudo fica melhor

Em meio a tantas lutas da vida, desfrutar de um ambiente alegre em família é como ir para um oásis depois de um dia cansativo no deserto. Aprender a rir dos fatos e mazelas da vida, especialmente quando aprendemos a rir de nós mesmos, nos deixa mais leves e o fardo das responsabilidades do cotidiano fica mais suave. O sorriso nos aproxima e nos faz passar por sábios quando nos faltam as palavras.

Momentos particulares criam intimidade

É uma delícia conversarmos com nossos familiares de forma física ou virtual, mas quase sempre neste momento falamos de assuntos gerais, costumeiramente sem grande relevância para a vida. Os laços mais profundos, capazes de realmente fortalecer os vínculos familiares, acontecem em conversas reservadas. Nestes momentos, temos mais liberdade para abrir o coração e a alma, e nos colocarmos em mais fina sintonia.

Culto em família

No culto familiar criamos uma atmosfera diferente. Apresentamos nossa família diante do Senhor! É ali que abrimos o coração ao fazermos nossos pedidos e agradecimentos, expressando as nossas necessidades, problemas e sonhos. Desta forma, produzimos um ambiente de confiança, fortalecendo o vínculo familiar e espiritual.

*Extraído de Notícias Adventistas, adaptado por Comunhão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

De desempregado a milionário: “provisão de Deus”

Horas depois de ficar desempregado, um trabalhador do interior do Paraná ganha 1 milhão em um sorteio. Saiba mais!

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Defender a Bíblia virou motivo para demissão

Após 30 anos como Capelão da Força Aérea dos EUA,  Curt Cizek foi demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão. Saiba mais!

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Saiba mais!

Apoio de amigos ajuda mulher enfrentar violência em casa

Para 49% das pessoas, no entanto, ficou mais difícil para a mulher denunciar a violência doméstica durante o período de pandemia

“Um Pedido”, de Davi Sacer

Canção é a faixa principal do novo EP de Davi Sacer pela Som Livre, que tem o mesmo nome. Música, assim como todas o álbum, tem participação especial da esposa, Verônica Sacer 

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!