17.4 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Dicas para fortalecer os laços familiares

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

O que você acha do limite de barulho nos templos religiosos?

O Senado Federal está fazendo uma consulta pública sobre limites para emissão sonora das atividades em templos religioso.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria, e ter um lar mais harmonioso e estável.

Como ter a família como o maior tesouro, enxergar as crises como realidades vividas em todas as casas e entender que os conflitos fazem parte da vida. Diante dessas afirmações, surge uma pergunta intrigante: Como podemos juntar, debaixo do mesmo teto, família, crises constantes, conflitos desafiantes e, ainda assim, construirmos a nossa tão desejada família saudável?

Sabemos que não existe família perfeita, da mesma forma que não existe a receita perfeita para isso. Porém, quero apresentar sete dicas que, certamente, vão colaborar para o fortalecimento dos laços familiares e, consequentemente, contribuirão para um lar mais harmonioso e estável.

Resolva os conflitos com paciência, respeito e empatia

Na proximidade e convivência com familiares, é inevitável que haja divergências de ideias e opiniões que, na maioria das vezes, culminará em conflitos. A sabedoria está na forma como a família lidará com eles. Esses momentos podem se tornar ferramentas poderosas para trazer mais conhecimento, amadurecimento, aprendizagem e fortalecimento da estrutura familiar. O segredo é sempre ter autocontrole e tratar as pessoas envolvidas com respeito, paciência e empatia.

Invista no diálogo

Diz o ditado popular que “de uma boa conversa ninguém escapa”. Existe muita verdade nessa simples afirmação. Diante de um conflito ou distanciamento familiar, por exemplo, se quisermos retornar ao estado de calmaria e proximidade, devemos agir com cautela e sabedoria ao falar. Também é importante estar atento para ouvir, num diálogo sem pressa, verdadeiro, objetivo e recheado de tolerância, amor e boa vontade.

Juntos é mais gostoso

Poucas ações criam um senso de pertencimento, tão necessário ao ser humano, como fazer atividades juntos, das mais prazerosas até àquelas que são executadas pelo dever da responsabilidade. Nesse caso, o que fortalece o nosso vínculo não é necessariamente o objetivo alcançado, mas o aprendizado e tempo investidos na caminhada. Lembremos de comemorar as vitórias juntos, pois isso fortalece a parceria e cria intimidade.

Dedique tempo de qualidade

Na correria da vida, parece que o tempo voa e, a todo o momento, temos que decidir a que dedicaremos as poucas horas disponíveis. Ao elegermos algo como prioritário, dedicamos nossa total atenção, demonstrando o valor que atribuímos a esta pessoa ou atividade. Por isso, quando escolhemos investir este precioso tempo com a família, gritamos a eles e ao mundo o quanto os amamos.

Com bom humor tudo fica melhor

Em meio a tantas lutas da vida, desfrutar de um ambiente alegre em família é como ir para um oásis depois de um dia cansativo no deserto. Aprender a rir dos fatos e mazelas da vida, especialmente quando aprendemos a rir de nós mesmos, nos deixa mais leves e o fardo das responsabilidades do cotidiano fica mais suave. O sorriso nos aproxima e nos faz passar por sábios quando nos faltam as palavras.

Momentos particulares criam intimidade

É uma delícia conversarmos com nossos familiares de forma física ou virtual, mas quase sempre neste momento falamos de assuntos gerais, costumeiramente sem grande relevância para a vida. Os laços mais profundos, capazes de realmente fortalecer os vínculos familiares, acontecem em conversas reservadas. Nestes momentos, temos mais liberdade para abrir o coração e a alma, e nos colocarmos em mais fina sintonia.

Culto em família

No culto familiar criamos uma atmosfera diferente. Apresentamos nossa família diante do Senhor! É ali que abrimos o coração ao fazermos nossos pedidos e agradecimentos, expressando as nossas necessidades, problemas e sonhos. Desta forma, produzimos um ambiente de confiança, fortalecendo o vínculo familiar e espiritual.

*Extraído de Notícias Adventistas, adaptado por Comunhão

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Varejo de livros acumula perda de 13% em 2020

Efeitos da pandemia ainda se fazem sentir no setor, que teve resultado 33% menor do que em maio de 2019

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição