24.3 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Dicas para fortalecer os laços familiares

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria, e ter um lar mais harmonioso e estável.

Como ter a família como o maior tesouro, enxergar as crises como realidades vividas em todas as casas e entender que os conflitos fazem parte da vida. Diante dessas afirmações, surge uma pergunta intrigante: Como podemos juntar, debaixo do mesmo teto, família, crises constantes, conflitos desafiantes e, ainda assim, construirmos a nossa tão desejada família saudável?

Sabemos que não existe família perfeita, da mesma forma que não existe a receita perfeita para isso. Porém, quero apresentar sete dicas que, certamente, vão colaborar para o fortalecimento dos laços familiares e, consequentemente, contribuirão para um lar mais harmonioso e estável.

Resolva os conflitos com paciência, respeito e empatia

Na proximidade e convivência com familiares, é inevitável que haja divergências de ideias e opiniões que, na maioria das vezes, culminará em conflitos. A sabedoria está na forma como a família lidará com eles. Esses momentos podem se tornar ferramentas poderosas para trazer mais conhecimento, amadurecimento, aprendizagem e fortalecimento da estrutura familiar. O segredo é sempre ter autocontrole e tratar as pessoas envolvidas com respeito, paciência e empatia.

Invista no diálogo

Diz o ditado popular que “de uma boa conversa ninguém escapa”. Existe muita verdade nessa simples afirmação. Diante de um conflito ou distanciamento familiar, por exemplo, se quisermos retornar ao estado de calmaria e proximidade, devemos agir com cautela e sabedoria ao falar. Também é importante estar atento para ouvir, num diálogo sem pressa, verdadeiro, objetivo e recheado de tolerância, amor e boa vontade.

Juntos é mais gostoso

Poucas ações criam um senso de pertencimento, tão necessário ao ser humano, como fazer atividades juntos, das mais prazerosas até àquelas que são executadas pelo dever da responsabilidade. Nesse caso, o que fortalece o nosso vínculo não é necessariamente o objetivo alcançado, mas o aprendizado e tempo investidos na caminhada. Lembremos de comemorar as vitórias juntos, pois isso fortalece a parceria e cria intimidade.

Dedique tempo de qualidade

Na correria da vida, parece que o tempo voa e, a todo o momento, temos que decidir a que dedicaremos as poucas horas disponíveis. Ao elegermos algo como prioritário, dedicamos nossa total atenção, demonstrando o valor que atribuímos a esta pessoa ou atividade. Por isso, quando escolhemos investir este precioso tempo com a família, gritamos a eles e ao mundo o quanto os amamos.

Com bom humor tudo fica melhor

Em meio a tantas lutas da vida, desfrutar de um ambiente alegre em família é como ir para um oásis depois de um dia cansativo no deserto. Aprender a rir dos fatos e mazelas da vida, especialmente quando aprendemos a rir de nós mesmos, nos deixa mais leves e o fardo das responsabilidades do cotidiano fica mais suave. O sorriso nos aproxima e nos faz passar por sábios quando nos faltam as palavras.

Momentos particulares criam intimidade

É uma delícia conversarmos com nossos familiares de forma física ou virtual, mas quase sempre neste momento falamos de assuntos gerais, costumeiramente sem grande relevância para a vida. Os laços mais profundos, capazes de realmente fortalecer os vínculos familiares, acontecem em conversas reservadas. Nestes momentos, temos mais liberdade para abrir o coração e a alma, e nos colocarmos em mais fina sintonia.

Culto em família

No culto familiar criamos uma atmosfera diferente. Apresentamos nossa família diante do Senhor! É ali que abrimos o coração ao fazermos nossos pedidos e agradecimentos, expressando as nossas necessidades, problemas e sonhos. Desta forma, produzimos um ambiente de confiança, fortalecendo o vínculo familiar e espiritual.

*Extraído de Notícias Adventistas, adaptado por Comunhão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

Beirute! Igrejas ajudam na reconstrução da cidade

O chefe da ONG cristã Together For The Family, Izdihar Isaac, disse as igrejas tem feito a diferença para reconstruir Beirute após a explosão. Saiba mais!

Um outro evangelho

O Apóstolo Paulo escrevendo sua primeira carta às igrejas da Galácia, logo após a saudação inicial, inicia com uma afirmação inquietante de que os...

O Sexo que Deus criou

À luz da Bíblia, conclui-se que a imagem deturpada da sexualidade ou do sexo tem sido uma estratégia de Satanás desde a queda do homem, por causa do pecado.

Michelle Giarola: músicas e histórias do poder de Deus

Em um testemunho de fé, milagre e superação, Michele Giarola lançou seu primeiro álbum musical autoral, “A glória da segunda casa”

O fim dos tempos, com pastor Antônio Júnior

Em uma pregação realizada no Allianz Parque, em São Paulo pastor Antônio Júnior afirmou: "Precisamos nos preparar para a volta de Jesus" Em um evento...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!