Dermatose é confundida com a acne por causa das tradicionais espinhas que aparecem na região do rosto
Por Júnior Batista (AE)
Comum em mulheres entre 30 e 40 anos, a rosácea costuma surgir com mais frequência com as temperaturas mais frias. Às vezes essa dermatose é confundida com a acne por causa das tradicionais espinhas que aparecem na região do rosto. Entretanto, são diferentes e, por isso, possuem tratamentos distintos.
Os médicos ainda não sabem exatamente o que desencadeia o aparecimento da rosácea. Apesar disso, algumas ações ajudam a prevenir e amenizar. Para não piorara a situação, o indicado é evitar soluções caseiras e procurar um profissional para o diagnóstico e a indicação do melhor tratamento.
Orientação
Além das espinhas, a rosácea tem como característica os pequenos vasos sanguíneos aparentes, inchaço da região e a vermelhidão. Em alguns casos, a inflamação na região próxima ao nariz deixa a pele mais grossa.
Para evitar o surgimento do problema ou amenizar os sintomas é muito importante manter um estilo de vida saudável. Acredita-se que até mesmo o estresse é capaz de desencadear a rosácea.
Por isso, manter um estilo de vida saudável é importante. Mantenha uma dieta equilibrada. Evite também o excesso de condimentos na preparação das refeições. A bebida alcoólica também pode piorar os sintomas. Caso os sintomas apareçam, procure um médico. O tratamento consiste na aplicação de fórmulas sobre a região afetada.