24.9 C
Vitória
quarta-feira, 18 maio 2022

Dicas para estudar a Bíblia de forma consistente

Bíblia
Foto: Unsplash

“Todo novo hábito desafia a capacidade humana de adaptação. Uma leitura Bíblica mais consistente é construída à medida que insistimos dia a dia no propósito”

Por Marlon Max

O início de um novo ano traz muitas possibilidades, o que torna o momento perfeito para criar hábitos de leitura da Bíblia. Mas, agendas lotadas, obrigações familiares e prioridades conflitantes podem fazer com que o estudo das Escrituras às vezes pareça um desafio.

Para quem tem sede de buscar uma rotina mais consistente e produtiva na busca por Deus através da leitura Bíblica , existem passos que você pode seguir para ler a Palavra de Deus dentro da sua realidade cotidiana.

Apesar da leitura da Bíblia física em papel ser a preferência da maioria dos Brasileiro, quando se trata de seguir um plano de leitura ou um estudo específico os aplicativos de celulares e tablets se tornam mais eficazes.

Um dos maiores aplicativo para leitura da Palavra de Deus, o YouVersion, que apresenta diversas versões e traduções, fornece algumas soluções para melhorar a leitura e estudo bíblico em 2022.

celular_bíblia
Foto: Reprodução

1. Torne-o permanente

A maneira mais fácil de criar um hábito é vinculá-lo a algo que você já faz consistentemente. Portanto, se a primeira coisa que você fizer de manhã for pegar o telefone, tente refletir sobre o Versículo do Dia selecionado pela equipe app do YouVersion. Quando você combina um novo hábito com um já estabelecido, isso dá ao novo hábito mais “permanência.”

2. Torne-o automático

A melhor maneira de criar um hábito é apenas começar. E ao começar, não se concentre na quantidade de tempo que está lendo ou ouvindo as Escrituras, apenas se concentre em fazê-lo regularmente. Após completar dois dias consecutivos, vá para três. Após completar três dias, tente cinco e continue até construir uma perseverança bíblica.

Se você está começando a desenvolver um hábito bíblico consistente, escolha um horário para estudar que funcione para você e crie lembretes diários para dedicar algum tempo à Palavra de Deus.

3. Fique conectado

É provável que você continue estudando a Bíblia se o fizer ao lado de alguém que se preocupa com o seu crescimento espiritual. Os “Planos com Amigos” oferecem uma maneira simples e fácil de garantir que você continue a desenvolver seu hábito de estudar a Bíblia.

Existem milhares de planos no aplicativo YouVersion, então apenas escolha um plano de seu interesse e comece-o com amigos. No final de cada dia do plano, você terá um espaço para conversar com os amigos sobre o que descobriu.

Você pode fazer um plano com qualquer pessoa! Basta compartilhar um link do plano nas redes sociais ou compartilhar um plano com alguém no aplicativo. Comece escolhendo um plano, e siga as instruções para convidar amigos para acompanhá-lo.

4. Faça com que isso pareça novo

Às vezes, a razão de cairmos na rotina ao ler a Bíblia é porque o que estamos fazendo parece muito familiar. Mude como você se envolve com a Bíblia. Se você costuma ler as Escrituras, tente ouvir uma Bíblia em áudio. Se você tende a estudar as Escrituras em uma versão específica, mude para uma versão diferente por um mês e veja se algo novo se destaca para você. Ou tente ler em uma nova ordem para obter uma nova perspectiva.

Tornar a Bíblia parte de sua vida cotidiana não precisa ser assustador e, felizmente, não precisamos fazer isso sozinhos. Deus ama estar ao nosso lado para nos encorajar e capacitar, renovando e transformando nossas mentes. Ele se revela a quem procura por Ele.

Quanto mais você constrói os hábitos, mais fácil se torna reconhecer a voz de Deus e entender o que a Sua vontade realmente representa. Ao se comprometer a estudar as Escrituras regularmente, lembre-se de que o Deus que te criou também pode capacitá-lo a romper a resistência que te impede, para você poder se envolver consistentemente com Sua viva e ativa Palavra.

Migração para o digital

Vale lembrar que o aplicativo YouVersion é apenas um dos vários apps que são disponibilizados gratuitamente. Quando foi lançado em 2008, o app era um entre os 200 aplicativos gratuitos da App Store do iOS, mas acabou se tornando o aplicativo bíblico mais baixado para o iPhone quando cresceu em popularidade, aproximadamente entre 2007 e 2010, quando o iPad foi lançado.

Life.Church, o criador do YouVersion, disse que houve 64 bilhões de capítulos bíblicos de seu aplicativo que “foram lidos ou ouvidos” apenas em 2021, o que representa um aumento de 21% em relação ao registrado em 2020 e um aumento de 56% em relação ao de 2019. Esse aumento vem dos 500 milhões de dispositivos exclusivos que instalaram o aplicativo YouVersion este ano.

O fundador do YouVersion, Bobby Gruenewald, disse que os números revelam uma declaração poderosa contra alegações de que a Bíblia se tornou “irrelevante hoje” e mostra o poder da Bíblia de transformar vidas que o aplicativo fornece.

“Enquanto algumas pessoas afirmam que a Bíblia é irrelevante e o engajamento das Escrituras está diminuindo, essas 500 milhões de instalações indicam o contrário. A Bíblia continua relevante e tem o poder de transformar vidas. É por isso que estamos animados para celebrar este marco. Não apenas porque é um número grande, mas porque cada instalação representa uma chance para alguém ir mais fundo em sua fé e se aproximar de Deus”, disse Gruenewald.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se