Ministro tomou posse nesta quinta (13) e pediu prudência e harmonia entre os poderes.
O ministro Dias Toffoli tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (13), na sede do tribunal, em Brasília (DF). O ministro, que fica no lugar de Cármem Lúcia, ficará no cargo pelos próximos dois anos.
Em seu discurso, o novo presidente pediu “prudência” ao Judiciário e harmonia com o Executivo e o Legislativo.
“A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes da República são mandamentos constitucionais, não somos mais nem menos que os outros Poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos à nação brasileira, por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência”, afirmou Toffoli.
O ministro é conhecido por evitar polêmicas e por ter um tom pacificador em suas decisões. De acordo com os colegas da Corte, o novo presidente fará um trabalho ligado à gestão administrativa do Judiciário, por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também comandará.
Toffoli tem 50 anos e foi nomeado para o STF, em 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de chegar ao Supremo, o ministro foi advogado-geral da União e advogado de campanhas eleitorais do PT. Toffoli comandará as primeiras sessões da Corte a partir da semana que vem.
Leia mais
Dias Tófoli é o novo presidente do STF