22 C
Vitória
quinta-feira, 6 maio 2021

Um diário de viagem teológico sobre o Brasil

Trata-se do Livro “Arame farpado no paraíso”, que é um diário de viagem do pastor e músico português Tiago Cavaco apresenta reflexões e provocações sobre sua experiência como europeu no Brasil

Há muitas razões para conhecer o Brasil e outras tantas para evitá-lo. Independente das razões do leitor, o livro Arame farpado no paraíso: O Brasil visto de fora e um pastor visto de dentro, promete uma leitura instigante, a começar pelo nome!

No livro, lançamento da Mundo cristão, o autor, Tiago Cavaco, escritor,  pastor e músico português, cruza fronteiras geográficas, emocionais e espirituais entre Portugal e Brasil e divide com os leitores uma espécie de diário de viagem teológico no qual narra as vivências de uma visita que fez ao país, mas que ultrapassou a mera agenda de compromissos e passeios turísticos.

Foi em meio à realidade do país sul-americano que ele empreendeu uma jornada ao seu interior, perscrutando realidades de seu coração que também dizem respeito ao nosso.

Argumentação

Como estrangeiro, o Brasil que Tiago visita e tenta entender é o Brasil evangélico do século 21, um espaço tão diverso e heterogêneo que os próprios evangélicos do país não o entendem por completo. Assim, o que ele descreve com bom humor e referências excêntricas nos ajuda a ponderar as contradições — nossas e da sociedade — e a valorizar o papel e a relevância da fé em meio às luzes e sombras do cotidiano.

Pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal, o autor é reconhecido por textos provocantes, que cativam pela profundidade e sutileza, que são gostosos de ler. Arame farpado no paraíso trata-se de um livro paradoxal escrito por um roqueiro e pastor que não é apegado a estereótipos ou rótulos.

É com esse estilo ímpar que Tiago dá uma pequena amostra de que é possível ser comprometido com as dimensões do evangelho sem abrir mão do melhor da cultura, da literatura, da música e da arte.

O livro

É mais do que um choque de cultura e crenças. Com ele, Tiago Cavaco nos emociona ao perscrutar detalhes, alguns aparentemente corriqueiros ou imperceptíveis ao brasileiro, mas que são facilmente notados pelo olhar estrangeiro: o autor se assusta com a tranquilidade que a população demonstra ao relatar histórias de crime e tragédia, mas também se admira com a afetividade calorosa, que parece deixar toda a vida brasileira mais leve, apesar do caos.

O autor

Tiago Cavaco é pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal. É formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Músico, compositor e cantor, fundou, com Samuel Úria, a editora musical FlorCaveira. Escreve regularmente em seu blog Voz do Deserto (vozdodeserto.blogspot.com).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se