back to top
23.9 C
Vitória
sábado, 15 DE novembro DE 2025

Diagnóstico precoce evita complicações da doença

Foto: Reprodução

Infectologista afirma que é fundamental o tratamento adequado para evitar complicações e desfechos mais graves da dengue

Por Patricia Scott

O Ministério da Saúde estima que, neste ano, o número de casos de dengue chegue a cinco milhões, no Brasil. Até o momento já foram registrados 762.545. Nesta época o ano, a incidência fica maior, Isto porque há grande incidência de chuvas e altas temperaturas. Situação típica do verão, que contribuição para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Assim, é preciso adotar medidas de prevenção e controle da dengue para a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, além de tomar a nova vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outra recomendação importante dos especialistas é buscar cuidados médicos imediatos, como também realizar os exames para diagnóstico desde os primeiros sintomas para evitar agravamentos.

- Publicidade -

O infectologista Alexandre Cunha, do Sabin Diagnóstico e Saúde, afirma que a detecção precoce é fundamental para iniciar um tratamento adequado e evitar complicações e desfechos mais graves da doença. Para isso, o médico destaca o teste rápido, que faz esse diagnóstico na fase aguda e ativa da doença. “Especialmente indicado nos primeiros dias de sintomas, o exame tem como diferencial identificar a presença da proteína NS1 (Non-Structural Protein 1) durante os estágios iniciais da infecção”.

Uma das principais vantagens deste teste, de acordo com o infectologista, é a rapidez com que fornece os resultados. “O exame de Dengue NS1 oferece diagnósticos em um tempo significativamente menor, permitindo intervenções médicas mais rápidas e eficazes, importantes devido à urgência do diagnóstico”.

Cunha explica, ainda, que o método permite diagnosticar a dengue independentemente do tipo do vírus que infectou o paciente (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 – todos em circulação atualmente no Brasil). “A sensibilidade do teste NS1 é mais alta no terceiro dia de febre e diminui gradualmente até que se inicie a produção de anticorpos e, com isso, a neutralização do antígeno”.

Outros exames tradicionais de sorologia podem identificar a infecção depois do quinto dia de sintomas até o período de recuperação da doença, diz o médico. Alexandre diz que eles são realizados com base na detecção dos anticorpos IgM e IgG, que só são produzidos pelo organismo contaminado após o 4º ou 5º dia do aparecimento dos primeiros sintomas.

“Quando o NS1 já não está mais presente e há a suspeita da doença persistente ou em pessoas com mais de cinco a sete dias de sintomas, recomenda-se a pesquisa de anticorpos IgM”, esclarece, acrescentando que nos exames tradicionais, os anticorpos IgM não ficam positivos em uma infecção por um segundo sorotipo, que são justamente os casos de maior risco de complicações.

O Espírito Santo recebeu, na última quinta-feira (22), a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11 anos. Para esta etapa da vacinação, os municípios foram escolhidos pelo Ministério da Saúde (MS) devido à elevada incidência de casos. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

6 dicas de prevenção

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado
  • Tirar água dos pratos de plantas
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa
    reservar água
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -