23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

“Tenho Parkinson e estou em paz”

Foto: Reprodução

No Dia Nacional do Parkinsoniano, um exemplo de quem sofre com a doença, mas em meio a tribulação encontra provas do cuidado de Deus: “Ele me sustenta na doença”, disse o pastor Francisco Gonçalves.

Hoje, 4 de abril, é o Dia Nacional do Parkinsoniano, o objetivo da data é conscientizar e alertar a população sobre o Mal de Parkinson, doença que apesar de ser degenerativa e não ter cura, pode ser tratada.

Tremores nas mãos e pernas, rigidez dos músculos, lentidão nos movimentos, desequilíbrio e descoordenação são alguns dos principais sintomas de quem sofre de mal de Parkinson.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 1% da população mundial acima de 65 anos tem o mal de Parkinson. No Brasil, a estimativa é de que ela acometa mais de 200 mil pessoas.

Na maioria dos pacientes, os sintomas começam a aparecer a partir dos 50 anos. Mas a doença está diretamente ligada ao tempo de vida. Quanto mais a pessoa vive, maior a chance de ter, sendo que a maior prevalência é entre idosos com mais de 70 anos.

"Tenho Parkinson e estou em paz"
Foto: Arquivo pessoal

Há 16 anos, o pastor Francisco Gonçalves, 61 anos, sofre da doença. Ele faz todo o acompanhamento médico, tem uma rotina intensa de exercícios, pilates, alimentação saudável e toma os remédios.

“Eu tenho uma vida normal para quem tem a doença. Faço tudo o que os médicos mandam, afinal, Deus deu os recursos para cuidarmos da saúde”, esclareceu.

A doença é degenerativa. Afeta a coordenação motora. E a pessoa fica um pouco debilitada. Pastor Francisco não se deixa abater pelos obstáculos. “Estou em paz com Deus mesmo em meio a enfermidade.

Sou feliz mesmo com a doença, pois Ele me deu condições de sobreviver. Isso é a vida. Deus me sustenta na doença. Cada dia me sinto melhor, na verdade, estou melhor hoje que há 16 anos atrás. Ter a confiança em Jesus é a melhor coisa”, declarou.

Saiba mais


Leia mais

Rede Cuidar: saúde humanizada para todos

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -